Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente adulto jovem, ao reagir a um assalto, recebe um tiro em região torácica anterior e evolui para óbito. Analisando o caso apresentado, assinale a alternativa que apresenta a sequência a ser preenchida na Declaração de óbito, respectivamente, da primeira à ultima linha da parte I.
Choque Hemorrágico Agudo/ Perfuração cardíaca/ Projétil de arma de fogo.
Projétil de arma de fogo/ Perfuração cardíaca/ Choque hemorrágico agudo.
Parada cardiorrespiratória/ projétil de arma de fogo/ choque hemorrágico.
Perfuração cardíaca/ parada cardiorrespiratória/ choque hemorrágico agudo.
Choque hipovolêmico/ parada cardiorrespiratória/ perfuração por projétil de arma de fogo.
Assinale a alternativa que não apresenta doenças de notificação compulsória às autoridades sanitárias.
Botulismo, hanseníase e cólera.
Leptospirose, cancro mole e linfogranuloma venero.
Rubéola, coqueluche e sarampo.
Varíola, sífilis congênita e tularemia.
Febre amarela, poliomielite e doença de Creutzfeldt-Jacob.
Uma trabalhadora de 30 anos, gestante de 20 semanas, residente em São Paulo, fará uma viagem de trabalho por 5 dias para uma região endêmica de febre amarela. Ela recebeu uma dose de vacina contra essa doença quando tinha 15 anos de idade.
De acordo com o Calendário de Vacinação do Adulto e do Idoso, do Ministério da Saúde, a recomendação quanto à necessidade de vacinação contra a febre amarela, nesse caso, é a seguinte:
A Portaria no 1.461/GM/MS, de 22/12/1999, estabelece a Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória.
No caso de um surto de doença dentro de uma empresa, esse documento estabelece que todo surto deve ser notificado
Paciente, ao final de sua jornada de trabalho, busca atendimento médico aparentando grande ansiedade e com queixa de dor lombar. Durante o exame, nota-se que a queixa de dor é desproporcional às alterações encontradas, não há definição clara do movimento que provoca a dor, e a intensidade da dor diminui quando a atenção do paciente é desviada.
Esse quadro é compatível com qual etiologia para a dor lombar?
Provas de função pulmonar são importantes para a avaliação diagnóstica do paciente em investigação de doença ocupacional respiratória. Podem ser divididas entre as que avaliam a função ventilatória e as que avaliam as trocas gasosas.
Esses dois tipos de testes, isoladamente, são válidos para realizar diagnósticos?
Schilling, em 1984, classificou doenças, segundo sua relação com o trabalho, em três categorias. Algumas doenças podem inclusive ser incluídas em mais de uma categoria, dependendo do caso. Nesse contexto, considere uma conjuntivite ocupacional desencadeada por exposição a irritantes, em trabalhador sem história prévia da doença, e outra causada por alérgenos ambientais em trabalhador portador de conjuntivite alérgica.
Esses dois casos se enquadram, respectivamente, nos seguintes grupos da Classificação de Schilling:
Conforme disposto no artigo 4º da Resolução implantada pelo Decreto nº 3.048/99, a Previdência Social rege-se pelos seguintes princípios e objetivos, EXCETO:
Universalidade de participação nos planos previdenciários.
Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas com atividade formal.
Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios.
Irredutibilidade do valor dos benefícios, de forma a preservar-lhe o poder aquisitivo.
Moderna doença profissional, já bastante conhecida dos especialistas e que provoca o esgotamento profissional, doença esta que já vem sendo pesquisada desde os anos 70 nos Estados Unidos. O seu quadro clínico é caracterizado por fadiga, ansiedade e depressão, que acomete trabalhadores, levando-os à incapacitação total. E, por ser irreversível, tornando-se inapto o trabalhador para a continuidade do exercício de sua atividade laboral, acaba sendo a aposentadoria o único caminho, suportado pela Previdência Social.
O histórico acima trata de:Síndrome de Alzheimer.
Síndrome de Parkinson.
Síndrome de Burnout.
Síndrome de Guillain-Barré.
São responsáveis por mais de 65% dos casos reconhecidos pela Previdência Social. São transtornos que acometem a coluna cervical, vasos, ossos, nervos, tendões e articulações, principalmente os membros superiores. Decorrente das péssimas condições do ambiente de trabalho, o processo inflamatório pode ser desencadeado por traumatismos, produzidos por diversos agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, elétricos e mecânicos. As afirmativas acima tratam de:
LER/DORT.
Espondiliti Anquilosante.
Fibromialgia.
Mialgia
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...