Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) têm se constituído em grande problema da saúde pública em muitos países industrializados. Sobre o assunto, é incorreto afirmar que
as LER/DORT são síndromes relacionadas ao trabalho, causando tenossinovites, sinovites, entre outros.
a tenossinovite é uma doença do trabalho, resultante de movimentos articulares intensos e reiterados.
a variabilidade da tarefa implica monotonia fisiológica e/ou psicológica, sendo um dos fatores que influenciam a carga osteomuscular.
algumas situações podem causar ou agravar sintomas do sistema musculoesquelético e do sistema nervoso periférico, como trauma, doenças do colágeno, artrites, diabetes mellitus, hipotireoidismo, anemia megaloblástica.
pacientes com LER/DORT apresentam quadro caracterizado por dor contínua, espontânea, atingindo segmentos extensos, com crises álgicas de duração variável e existência de comprometimento importante das atividades da vida diária.
1/ 3/ 2
3/ 2/ 1
1/ 2/ 3
3/ 1/ 2
2/ 3/ 1
O ambiente de trabalho deve proporcionar à pessoa salubridade e também conforto. Para isso, três aspectos são essenciais: temperatura, ruído e iluminação do ambiente de trabalho. Sobre este assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa correta.
( ) A temperatura ideal no escritório deve ficar entre 20 e 23ºC. Os ambientes muito quentes provocam sonolência e cansaço, e aqueles muito frios, com temperaturas abaixo de 15ºC, diminuem a concentração das pessoas. ( ) Em escritórios onde se realizam trabalhos intelectuais, cálculos e outras atividades que necessitam de concentração, o nível de ruído não deve ser maior do que 65 decibéis. ( ) A iluminação solar em ambiente de trabalho deve ser aproveitada ao máximo, e cortinas ou venezianas devem ser usadas para que a luz solar não incida diretamente sobre as mesas de trabalho ou monitores.V/ F/ V
F/ V/ V
F/ F/ F
F/ F/ V
V/ V/ V
O ruído pode ser visto como o risco de agravo à saúde que atinge maior número de trabalhadores. Ele foi considerado a terceira maior causa de poluição ambiental. Em relação à perda auditiva induzida por ruído (PAIR), assinale a alternativa incorreta.
Pessoas continuamente expostas a ruídos intensos, em média 85dB(A) durante oito horas por dia, sofrem alterações na audição, entre elas a PAIR.
A PAIR foi muito estudada na década de 70 e descobriu-se que ela é causada por lesão da cóclea.
Em portadores de PAIR, recomenda-se o uso de AASI (aparelho de amplificação sonora individual), visando a proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente.
A PAIR é caracterizada por alterações neurossensoriais nos limiares auditivos e manifestação aguda, porém reversível.
As emissões otoacústicas são um exame importante no diagnóstico de P.A.I.R., pois indicam lesões das células ciliadas externas antes mesmo de alterar limiares auditivos no audiograma.
Licença para tratamento de saúde é o afastamento do servidor do exercício de seu cargo ou função, por motivo de doença ou de acidente do trabalho. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.
Fica assegurado ao servidor afastado para tratamento de saúde, o recebimento de seus vencimentos habituais, à exceção do Auxílio refeição e do Passe transporte, desde que o afastamento não ultrapasse 25 (vinte e cinco) dias corridos.
Na hipótese de o afastamento ser superior ao prazo de 25 dias, o servidor será submetido a perícia médica oficial e, a partir do 26º (vigésimo sexto) dia receberá seus vencimentos pelo Instituto de Previdência dos Municipiários de Campinas - IPMC, na forma da lei.
O afastamento em virtude de licença para tratamento de saúde não decorrente de acidente em serviço, de doença profissional ou de moléstias enumeradas no artigo 110 (tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, lepra, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avançados de Paget), será considerado tão somente para efeito de aposentadoria, não se configurando como de efetivo exercício para qualquer outro efeito legal, inclusive para efeito de aposentadoria especial em funções de magistério.
Ao funcionário acometido de tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, lepra, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avançados de Paget (osteíte deformante), será concedida aposentadoria imediata em todos os casos.
Para fins da licença por doença da família o servidor deverá comprovar, perante o serviço médico oficial, a necessidade de permanência ininterrupta junto à pessoa da família que estiver doente.
São grupos de fatores de risco das LER, exceto
a carga osteomuscular.
a dimensão do posto de trabalho, que pode forçar os indivíduos a adotarem posturas ou métodos de trabalho que causam ou agravam as lesões osteomusculares.
o frio, as vibrações e as pressões locais sobre os tecidos.
a predisposição genética à osteoporose, artrite e artrose.
as posturas inadequadas.
Um funcionário estava de licença médica por dores na coluna, contudo, ainda no período de licença médica, sentiu-se melhor e decidiu que estava apto a voltar ao trabalho. De acordo com a Lei nº 1.399/55 (Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais de Campinas), o funcionário
deverá esperar o prazo estipulado da licença médica, salvo em hipóteses especiais. Não poderá voltar ao exercício até o final do prazo estabelecido.
poderá requerer inspeção médica antecipada, mas só poderá voltar ao exercício ao final do prazo estipulado anteriormente.
poderá requerer inspeção médica, que deverá ser feita por médicos oficiais, admitindo-se, também, atestado passado por médico particular com firma reconhecida.
poderá requerer inspeção médica, e, em caso de dispensa, será obrigado a reassumir o exercício do cargo, sendo considerados comjustificadas os dias em que deixou de comparecer ao serviço por esse motivo, ficando, no caso, caracterizada a responsabilidade do médico atestante.
poderá requerer inspeção médica e encurtar a licença caso o médico o considere apto ao retorno do exercício.
De acordo com o artigo 399, da seção V da Consolidação das Leis do Trabalho, o Ministro do Trabalho, Indústria e Comercio conferirá diploma de benemerência
às empresas que mantiverem proporcionalidade de 2/3 (dois terços) de empregados brasileiros, podendo, entretanto, ser fixada proporcionalidade inferior, em atenção às circunstâncias especiais de cada atividade, mediante ato do Poder Executivo, e depois de devidamente apurada pelo Departamento Nacional do Trabalho e pelo Serviço de Estatística de Previdência e Trabalho a insuficiência do número de brasileiros na atividade de que se tratar.
aos empregadores que se distinguirem pela organização e manutenção de creches e de instituições de proteção aos menores em idade pré-escolar, desde que tais serviços se recomendem por sua generosidade e pela eficiência das respectivas instalações.
à empresa que conceda abono de férias de que trata o artigo 143, bem como o concedido em virtude de cláusula do contrato de trabalho, do regulamento da empresa, de convenção ou acordo coletivo, desde que não excedente de vinte dias do salário, não integrarão a remuneração do empregado para os efeitos da legislação do trabalho.
à empresa que ofereça locais destinados à guarda dos filhos das operárias durante o período da amamentação que possuam, no mínimo, um berçário, uma saleta de amamentação, uma cozinha dietética e uma instalação sanitária.
às empresas com mais de cem empregados, de ambos os sexos, que mantenham programas especiais de incentivos e aperfeiçoamento profissional da mão de obra.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, Decreto-Lei nº 5.452, assinale a alternativa incorreta acerca das edificações.
As edificações deverão obedecer aos requisitos técnicos que garantam perfeita segurança aos que nelas trabalhem.
Os pisos dos locais de trabalho não deverão apresentar saliências nem depressões que prejudiquem a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais.
As aberturas nos pisos e paredes serão protegidas de forma que impeçam a queda de pessoas ou de objetos.
As paredes, escadas, rampas de acesso, passarelas, pisos, corredores, coberturas e passagens dos locais de trabalho deverão obedecer às condições de segurança e de higiene do trabalho estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e manter-se em perfeito estado de conservação e limpeza.
Os locais de trabalho deverão ter, no mínimo, 2 (dois) metros de pé-direito, assim considerada a altura livre do piso ao teto.
Não são consideradas como doença do trabalho
I. a doença degenerativa. II. a doença inerente a grupo etário. III. a doença que não produz incapacidade laborativa. IV. a doença endêmica adquirida por segurados habitantes de região onde ela se desenvolva, salvo se comprovado que resultou de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho. É correto o que está contido emI, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...