Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ar comprimido pode ser agente etiológico ou fator de risco para doença ocupacional. Sendo assim, assinale a alternativa abaixo que não apresenta uma doença de ouvido relacionada com o ar comprimido.
Otite média não-supurativa.
Perfuração da membrana do tímpano.
Labirintite.
Perda da audição provocada pelo ruído.
Síndrome devida ao deslocamento de uma explosão.
Paciente apresenta parestesias e dor irradiada para os membros superiores na distribuição do nervo ulnar, fraqueza, esfriamento, fenômeno de Raynard, entorpecimento, claudicação, hipoestesia, fraqueza ou atrofia muscular, ombro caído, ruído supraclavicular, edema e hipotonia. O diagnóstico mais provável é de
contratura de Dupuytren.
síndrome do desfiladeiro torácico.
síndrome do túnel do carpo.
síndrome cervicobraquial.
síndrome do pronador redondo.
Paciente apresenta dor na região proximal do antebraço e nos três primeiros dedos, um enfraquecimento da oponência do polegar e dos flexores dos três primeiros dedos, além de dor quando se prona o antebraço com o punho firmemente cerrado e contra resistência. O paciente se queixa que o quadro surgiu quando fez movimentos repetitivos e de força para pronossupinação. O diagnóstico mais provável é de
contratura de Dupuytren.
síndrome do desfiladeiro torácico.
síndrome do túnel do carpo.
síndrome cervicobraqueal.
síndrome do pronador redondo.
Doença pulmonar ocupacional que ocorre de duas formas: simples e complicada (fibrose grave massiva). A forma simples geralmente é assintomática, entretanto indivíduos em estágios mais avançados dessa doença (complicada) apresentam tosse e dificuldades respiratórias. No Brasil tem maior incidência nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde estão concentradas as maiores bacias carboníferas do país. Trata-se de
pneumonicose.
doença pulmonar obstrutiva crônica.
pneumonite por hipersensibilidade.
asma ocupacional.
febre por inalação de fumos, esporos e gases.
Um médico, ao examinar um paciente com suspeita de DORT, deve distinguir e separar doença ortopédica de DORT, considerando os seguintes pontos críticos para o processo:
I. o diagnóstico ortopédico convencional bem feito, incluindo a avaliação crítica de exames complementares. II. o uso de instrumentos de diagnóstico que permitam aferir componentes senso-perceptivos, cognitivos e afetivos da dor crônica apresentados pelo paciente, no momento do exame; quando o exame é feito no ambulatório da empresa, a revisão do prontuário médico do examinado faz parte da anamnese. III. o uso de instrumentos adequados para identificação de fatores de risco pessoais e fatores ambientais para o desenvolvimento de quadros de desadaptação ao trabalho e dor muscoloesquelética crônica (ortopedia ocupacional). É correto o que está contido emI e II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
Um médico, ao emitir o Atestado de Saúde Ocupacional, preencheu-o da seguinte forma:
I. com o nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade e sua função.
II. com a indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados.
III. com a definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu.
IV. seu nome e endereço ou forma de contato.
V. a data, sua assinatura e carimbo contendo seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina.
De acordo com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, é correto o que está contido em
I, II e III, apenas.
III, IV e V, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Sobre as juntas médicas, assinale a alternativa incorreta.
A junta médica oficial poderá ser designada pela autoridade administrativa do órgão a que estiver vinculada a pessoa a ser periciada, o que ocorre na Administração Pública, ou pode ser nomeada pelo juiz, quando entender que o parecer médico-pericial subsidiará seu julgamento. Outrossim, esse recurso pode ser utilizado para atender diligências do Ministério Público, entre outros de ocorrência menos frequente.
A junta médica oficial recebe missão específica, visando a definir o nexo de causalidade objeto do julgamento, em nível judicial ou administrativo.
A junta deve reunir-se formalmente, em local, data e horário previamente estabelecidos, realizar o exame com a presença de todos os seus integrantes, inclusive dos assistentes técnicos (médicos ou não), quando indicados pelas partes.
O laudo ou relatório médico e a conclusão médico-pericial devem ser datados e assinados pela junta e pelos assistentes técnicos. Quando houver divergência na conclusão, os pareceres discordantes serão apresentados em separado.
A junta médica poderá recorrer a exames subsidiários, pareceres de outros especialistas, informações contidas em prontuário médico, sempre buscando melhor consistência em sua conclusão.
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. As atividades de saúde são de relevância pública, e sua organização obedecerá aos seguintes princípios e diretrizes, entre outros
I. acesso universal e igualitário. II. provimento das ações e serviços mediante rede regionalizada e hierarquizada, integrados em sistema único. III. descentralização, com direção única em cada esfera de governo. IV. atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas. É correto o que está contido emI e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
De acordo com o Código de Ética Médica, é vedado ao médico
I. assinar laudos periciais, auditoriais ou de verificação médico-legal quando não tenha realizado pessoalmente o exame.
II. ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado.
III. intervir, quando em função de auditor, assistente técnico ou perito, nos atos profissionais de outro médico, ou fazer qualquer apreciação em presença do examinado, reservando suas observações para o relatório.
IV. autorizar, vetar, bem como modificar, quando na função de auditor ou de perito, procedimentos propedêuticos ou terapêuticos instituídos, incluindo situações de urgência, emergência ou iminente perigo de morte do paciente, comunicando, por escrito, o fato ao médico assistente.
É correto o que está contido em
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
São afecções dermatológicas nas quais frequentemente ocorrem aumento acentuado da imunoglobina lgE. Podem estar associadas com asma, rinite e conjuntivite alérgica. Trata-se de indivíduo hiper-reativo no qual fatores ambientais podem desencadear eczema, rinite, asma ou conjuntivite. Trata-se de
psoríase.
desidrose.
dermatite atópica.
dermatite artefacta.
dermatite de contato não ocupacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...