Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre as dermatoses ocupacionais, assinale a alternativa correta.
Muitas afecções dermatológicas são encaminhadas com o diagnóstico primário de dermatose ocupacional, sendo que muitas vezes não existe o nexo causal, ou, quando muito, pode existir no ambiente de trabalho tais agentes irritantes, porém não serem a causa da dermatose.
Têm como fator predisponente a raça (em negros aparecem com maior frequência).
Têm como fatores predisponentes distúrbios da sudorese e dermatoses preexistentes e a idade (nos jovens aparece com menor frequência).
Dermatoses não ocupacionais não apresentam características comuns às de origem ocupacional.
As dermatoses ocupacionais são lesões de pele causadas pelo contato ou não com agentes existentes no ambiente de trabalho.
Paciente, após inalar gases e fumaças tóxicas, adquiriu lesão no epitélio respiratório. Trata-se da afecção pulmonar de caráter ocupacional conhecida como
asma tardia.
bissinose.
pneumoconiose.
pneumonite química.
alveolite alérgica extrínseca.
Sobre a PAIR (Perda Auditiva Induzida pelo Ruído), assinale a alternativa correta.
As alterações dessas lesões se localizam no órgão de Corti (cóclea), sendo unilateral.
Os padrões audiológico das PAIR mostram uma perda auditiva sensorial unilateral, cuja configuração da curva audiométrica é geralmente descendente com perda maior na região de frequências altas do que nas regiões de frequências mais baixas e médias.
Para o diagnóstico das alterações auditivas decorrentes de exposição a ruído, é necessário considerar os dados de história laboral, dados da anamnese clínica e principalmente a presença de ruído no local de trabalho.
As diversas configurações da audiometria por via aérea e óssea podem apresentar vários resultados, como prebiacusia: o audiograma mostra limiares auditivos até 25fB nas vias ósseas, ou seja, 25dB é considerado como limite máximo da normalidade indivíduos jovens e normais podem ter limiares de -2 a 2dB.
A perda auditiva é a patologia em si.
O exame clínico do requerente é um procedimento médico-pericial que envolve uma série de ações que devem estar voltadas para fins de diagnóstico e prognóstico. É a parte da medicina denominada semiologia, compreendendo as seguintes partes:
I. anamnese: história clínica com interrogatório relativo ao objeto da perícia. II. exame físico: pesquisa de sinais e sintomas relativos à doença em questão. III. exames especializados: em determinadas patologias pode-se solicitar pareceres de especialistas nas diversas áreas para complementação de nosso laudo, reforçando sua conclusão. Exemplo: psiquiatras, neurologistas, ortopedistas, oftalmologistas e otorrinolaringologistas. IV. exames complementares: instrumento laboratorial e de imagem de auxílio para o diagnóstico. É correto o que está contido emII, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.
De acordo com a Lei nº 8.219/94, sobre a licença saúde, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Licença para tratamento de saúde é o afastamento do servidor do exercício de seu cargo ou função, por motivo de doença ou de acidente do trabalho.
( ) Fica assegurado ao servidor afastado para tratamento de saúde, o recebimento de seus vencimentos habituais, à exceção do Auxílio refeição e do Passe transporte, desde que o afastamento não ultrapasse 15 (quinze) dias corridos.
( ) Na hipótese de o afastamento ser superior ao prazo fixado no artigo anterior, o servidor será submetido a perícia médica oficial e, a partir do 16º (décimo sexto) dia receberá seus vencimentos pelo Instituto de Previdência dos Municipiários de Campinas - IPMC, na forma da lei.
( ) O afastamento em virtude de licença para tratamento de saúde não decorrente de acidente em serviço, de doença profissional ou de moléstias enumeradas, será considerado para efeito de aposentadoria, configurando-se também como de efetivo exercício para qualquer outro efeito legal, inclusive para efeito de aposentadoria especial em funções de magistério.
V/ F/ V/ F
F/ V/ F/ V
V/ F/ V/ V
V/ V/ F/ F
V/ V/ V/ F
De acordo com a Lei Complementar nº 10/04, em relação ao auxílio maternidade, assinale a alternativa correta.
À participante que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança, devidamente comprovada através da apresentação do termo judicial de guarda à adotante ou guardiã, será concedido auxílio-maternidade pelo período de 120 (cento e vinte) dias, se a criança tiver até 1 (um) ano de idade, de 90 (noventa) dias, se a criança tiver entre 1 (um) e 4 (quatro) anos de idade, e de 30 (trinta) dias, se a criança tiver de 4 (quatro) a 8 (oito) anos de idade.
Em casos excepcionais, os períodos de repouso anterior e posterior ao parto podem ser aumentados de mais duas semanas, mediante atestado fornecido pelo CAMPREV.
Para fins de concessão de auxílio-maternidade, considera-se parto o evento ocorrido a partir da 24ª semana (7º mês) de gestação, inclusive em caso de natimorto.
Em caso de aborto não criminoso, comprovado mediante atestado médico, a participante terá direito ao salário maternidade correspondente a 3 (três) semanas.
Será devido, juntamente com a última parcela paga em cada exercício, o abono dozeno correspondente ao auxílio-maternidade, proporcional ao período de duração do benefício.
De acordo com a CLT, toda empresa é obrigada a
I. prover os estabelecimentos de medidas concernentes à higienização dos métodos e locais de trabalho, tais como ventilação e iluminação e outros que se fizerem necessários à segurança e ao conforto das mulheres, a critério da autoridade competente. II. instalar bebedouros, lavatórios, aparelhos sanitários; dispor de cadeiras ou bancos, em número suficiente, que permitam às mulheres trabalhar sem grande esgotamento físico. III. instalar vestiários com armários individuais privativos das mulheres, inclusive os estabelecimentos comerciais, escritórios, bancos e atividades afins. IV. fornecer, gratuitamente, a juízo da autoridade competente, os recursos de proteção individual, tais como óculos, máscaras, luvas e roupas especiais, para a defesa dos olhos, do aparelho respiratório e da pele, de acordo com a natureza do trabalho. É correto o que está contido emI e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
D. O., 28 anos, sexo masculino, apresenta dor localizada ao nível da apófise estiloide do rádio, acompanhada de fenômenos inflamatórios que se irradia para o polegar e acentua-se com os movimentos deste. De acordo com o paciente, a dor foi de aparecimento insidioso, com impotência funcional do polegar e do punho, acompanhando-se, algumas vezes, de crepitação dos movimentos daquele. Trata-se de um quadro de
epicondilite.
tenossinovite dos extensores dos dedos.
tenossinovite de De Quervain.
tendinite bicipital.
cisto sinovial.
Assinale a alternativa que apresenta a doença que não é causada pelo agente etiológico amianto.
Neoplasia maligna da laringe.
Placas epicárdicas ou pericárdicas.
Encefalopatia tóxica crônica.
Derrame pleural.
Mesotelioma do peritônio.
De acordo com a Lei nº 8.219/94, que dá continuidade à consolidação das normas pertinentes ao regime jurídico dos servidores públicos municipais e dá outras providências, assinale a alternativa correta.
Readaptação é o exercício do cargo ou função com atribuições e responsabilidades compatíveis com limitações da capacidade física ou mental do servidor, devidamente verificada em inspeção médica, acarretando aumento e decesso de vencimentos ou remuneração do servidor.
Em se tratando de limitação temporária e reversível, o servidor retornará ao exercício integral das atribuições de seu cargo ou função, sem necessariamente perícia médica do servidor.
Quando a limitação for permanente ou irreversível apenas para determinadas atribuições de seu cargo ou função, o servidor será readaptado em outro cargo ou função compatível com a sua habilitação e capacidade física e mental, asseguradas a respectiva jornada de trabalho e a correspondente remuneração, integrada pelas parcelas incorporadas.
Quando a limitação for permanente e abranger as atribuições essenciais do seu cargo ou função, o servidor poderá nele permanecer, exercendo somente aquelas autorizadas pela perícia médica oficial.
Na hipótese de a limitação ser permanente e irreversível para o exercício de qualquer cargo ou função, o servidor será aposentado com base em laudo médico oficial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...