Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O critério semiquantitativo de Moore e Garg se propõe a
estabelecer um índice de sobrecarga biomecânica para extremidade distal de membros superiores.
avaliar simplificadamente o fator biomecânico no risco para distúrbios musculoesqueléticos de membros superiores.
avaliar o risco de lombalgia em trabalhadores que executam atividades de carregamento de peso.
traduzir o balanço entre a exigência do trabalho e os mecanismos de regulação.
avaliar o risco de se desenvolver lesão musculoesquelética a partir da avaliação da postura.
O limite de peso estabelecido pelo NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health), em 1991, que o trabalhador é capaz de levantar em atividades que envolvam levantamento manual de cargas é de
18 kg
25 kg
23 kg
32 kg
28 kg
A1; B3; C2; D4; E5
A5; B1; C4; D3; E2
A3; B5; C1; D2; E4
A4; B2; C5; D1; E3
A3; B4; C1; D2; E5
Em relação às Diretrizes e Parâmetros Mínimos para Avaliação e Acompanhamento da Audição em Trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados, é correto afirmar que
o exame audiométrico poderá ser realizado por técnico habilitado de nível médio, desde que supervisionado por um médico ou fonoaudiólogo.
o exame audiométrico será realizado, no exame admissional, anualmente, no periódico e no demissional.
a perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevada é uma perda condutiva e indica inaptidão para o trabalho.
o exame audiométrico será realizado no trabalhador depois de um repouso auditivo por um período mínimo de 14 horas até o momento de realização do exame.
o exame audiométrico será realizado, sempre, pela via óssea, nas frequências de 1.000, 2.000, 3.000, 4.000 e 6.000 Hz.
Em relação às radiações ionizantes, é correto afirmar:
Na contaminação radiológica, o indivíduo mantém contato físico direto com o material radioativo, podendo se contaminar externa ou internamente.
Indivíduo irradiado é aquele que recebe uma dose de radiação, estando em contato físico direto com o material radioativo da fonte que o está irradiando.
A síndrome aguda da radiação é um efeito biológico do tipo probabilístico ou estocástico, só se produzindo quando o corpo inteiro é irradiado acima de um determinado limiar de dose.
A principal via de contaminação radiológica interna ocupacional se dá pela via cutânea.
A exposição a baixas doses de radiação refere-se à indução de efeitos biológicos determinísticos ou não estocásticos.
O tipo de risco químico em comum a que estão expostos trabalhadores de mineração a céu aberto, indústria cerâmica, fundição, corte de pedras e lapidação de pedras semipreciosas é o de
gases.
vapores.
poeiras.
fumos.
névoas.
Trabalhadores de galvânica têm o risco de adquirir câncer de pulmão, queimaduras químicas e perfuração do septo nasal devido a exposição ao
mangânes.
chumbo.
mercúrio.
cádmio.
cromo hexavalente.
A2; B3; C1; D4; E5
A1; B2; C4; D5; E3
A5; B4; C2; D3; E1
A3; B2; C1; D5; E4
A4; B1; C3; D2; E5
O principal risco de agravo à saúde para trabalhadores expostos ao cádmio é a
hepatotoxicidade.
nefrotoxicidade.
mielotoxicidade.
neurotoxicidade.
cardiotoxicidade.
Em relação a Norma Regulamentadora 17, é correto afirmar:
Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam adaptação do trabalhador às condições de trabalho existentes, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, o nível de ruído recomendado é o nível de ação de 80 dB(A).
Nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da análise ergonômica do trabalho, quando do retorno do trabalho, após qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 15 dias, a exigência de produção deverá permitir um retorno gradativo aos níveis de produção vigentes na época anterior ao afastamento.
Referem-se às condições de trabalho os aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário e aos equipamentos, sendo que as condições ambientais do posto de trabalho se referem a questões de insalubridade tratadas em outra Norma Regulamentadora.
Uma vez que há um limite máximo de carregamento de peso, quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser igual aquele admitido para os homens.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...