Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
A vacinação em viajantes deve ser iniciada pelo menos de ____________ dias antes da viagem, tempo necessário para gerar resposta imunológica. Deve-se observar, ainda, que a vacinação em esquema de mais de uma dose quase sempre requer intervalo superior a ______ dias para a conclusão. Portanto, sempre que possível, estes programas devem ser iniciados de forma que se complete o esquema de vacinação antes da viagem. A possibilidade de esquemas acelerados deve ser avaliada quanto à eficácia e necessidade de doses extras.10 a 15/ 30,60
5 a 10/ 20, 40
7 a 10/ 30, 40
20 a 30/ 50, 60
12 a 24/ 40, 60
Em relação à vacinação de soropositivos, analise as assertivas abaixo.
I. Quando o soropositivo estiver com a imunidade muito baixa, ele não deve receber vacinas compostas por bactérias ou vírus vivos. II. Vacina contra hepatite B: deve ser tomada somente quando indicada pelo médico. III. Vacina contra a bactéria causadora da meningite (Haemophilus influenzae tipo b): a resposta é pouco eficiente nos estádios precoces da infecção pelo HIV. IV. Vacina contra a gripe A H1N1 (gripe suína): deve ser tomada somente quando indicada pelo médico. É correto o que se afirma emII e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
A raiva é uma virose quase sempre letal ao homem. A transmissão da doença acontece quando o vírus, presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo, através da pele ou mucosas. Isso pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados. A respeito desta doença, analise as assertivas abaixo.
I. Deve-se vacinar animais domésticos e capturar os animais de rua, pois estes podem portar a doença. II. O soro antirrábico é utilizado no tratamento pós-exposição à doença. III. Deve-se aplicar a vacina antirrábica em animais sadios a partir do terceiro mês de vida, ou em filhotes de mães vacinadas a partir dos seis meses. A dose tem que ser repetida anualmente. É correto o que se afirma emI, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
O Programa Nacional de Imunização (PNI) completa 40 anos em 2013. O Programa implantou a vacinação de adultos, principalmente mulheres em idade fértil, e a de idosos a partir de 60 anos. Sobre o PNI, é incorreto afirmar que
idosos são vacinados contra gripe, tétano e difteria.
idosos hospitalizados e residentes em asilos e casas geriátricas são vacinados contra pneumonia.
a vacina contra a hepatite B é oferecida a menores de 15 anos na Amazônia Legal e a menores de dois anos no resto do País.
mulheres em idade fértil, entre 12 e 49 anos, são vacinadas contra tétano e difteria.
ao nascer, a pessoa deve receber a vacina meningocócica e a tetravalente.
Para serem caracterizadas como hospitalares, as infecções
devem ser associadas à complicação ou extensão de infecção já presentes na internação.
em recém-nascidos com nascimento domiciliar devem apresentar evidência clínica de infecção na admissão ou até 48h de hospitalização.
relacionadas à assistência à saúde (IRAS) devem se manifestar em até 48h de internação, no caso de recém-nascidos procedentes de outra instituição.
em recém-nascidos reinternados na mesma instituição devem apresentar evidência clínica de infecção cujo período de incubação ultrapasse 1 ano.
devem estar ausentes ou em incubação por ocasião da admissão. Caso já estejam em incubação à admissão, devem estar relacionadas à prévia hospitalização na mesma instituição.
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. A respeito deste sistema, assinale a alternativa correta.
Embora seja um instrumento de grande relevância para planejamento e intervenções na saúde, seu uso é centralizado e restrito, permite apenas aos médicos e secretarias o acesso às informações contidas no sistema.
A Ficha Individual de Notificação (FIN) deve ser preenchida pelas unidades assistenciais uma vez por ano para cada paciente quando da suspeita da ocorrência de problema de saúde de notificação compulsória.
A comunicação entre as Secretarias Estaduais de Saúde e a Secretaria de Vigilância em Saúde deve ser realizada anualmente.
Caso não ocorra nenhuma suspeita de doença, as unidades não precisam preencher o FIN, evitando, assim, a subnotificação.
Caso os municípios não alimentem o banco de dados do SINAN, por dois meses consecutivos, são suspensos os recursos do Piso de Assistência Básica.
Em relação à vigilância epidemiológica das infecções hospitalares, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar deverá escolher o método de vigilância epidemiológica mais adequado às características do hospital, à estrutura de pessoal e à natureza do risco da assistência, com base em critérios de magnitude, gravidade, redutibilidade das taxas ou custo. ( ) São recomendados os métodos prospectivos e transversais para determinar taxas de inciência ou prevalência. ( ) São recomendados os métodos de busca transversais de coleta de dados para vigilância epidemiológica das infecções hospitalares.F/ F/ V
V/ V/ F
F/ V/ V
V/ V/ V
V/ F/ F
Em 1990, foi implantado pelo Ministério da Saúde o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), com o objetivo de
I. reunir informações epidemiológicas referentes aos nascimentos informados em todo território nacional. II. propiciar ações de atenção à gestante e ao recém-nascido, subsidiando as intervenções relacionadas à saúde da mulher e da criança para todos os níveis do SUS. III. permitir a identificação de prioridades de intervenção por meio do acompanhamento da evolução das séries históricas do SINASC. IV. atuar no controle da taxa de natalidade do País, com políticas públicas rígidas. É correto o que está contido emIII e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
De acordo com a Portaria n° 104/11 do Ministério da Saúde, são doenças, agravos e eventos da saúde pública constantes na Lista de Notificação Compulsória Imediata, exceto
Febre Amarela.
Febre do Nilo Ocidental.
Hantavirose.
Tétano.
Tularemia.
De acordo com a Portaria n° 104/11 do Ministério da Saúde, são doenças, agravos e eventos da saúde pública constantes na Lista de Notificação Compulsória, exceto:
Dengue.
Esquistossomose.
Toxoplasmose.
Leptospirose.
Poliomielite.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...