Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Existe uma clara associação entre infecção por H. pylori e alguns tipos de câncer do trato digestório, tais como:
linfoma gástrico e câncer de via biliar.
adenocarcinoma gástrico e câncer colorretal.
adenocarcinoma e linfoma gástricos.
adenocarcinoma de esôfago e de duodeno.
adenocarcinoma gástrico e linfoma de duodeno.
A síndrome hepatorrenal, uma complicação da cirrose hepática avançada, tem como características os achados abaixo, EXCETO:
proteinúria em niveis nefróticos.
sedimento urinário geralmente inocente.
excreção urinária de sódio muito baixa.
volume urinário reduzido.
elevação progressiva da creatinina plasmática.
Uma mulher de 56 anos procura atenção médica com história de dores articulares crônicas. Ao exame apresenta nódulos de 0,3 a 0,5 cm de diâmetro, com consistência óssea em algumas articulações interfalangeanas distais, bilateralmente. O diagnóstico mais provável é de
hiperuricemia crônica.
doença de Paget.
espondilite anquilosante.
osteoartrose.
artrite reumatoide.
A utilidade do fator reumatoide no diagnóstico de artrite reumatoide é limitada pelos dados abaixo, EXCETO:
tem baixa sensibilidade.
é positivo em virtualmente todos pacientes com crioglobulinemia mista.
pode ser positivo em pessoas normais.
é positivo em 20 a 30% dos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico.
a prevalência de positividade aumenta em idosos normais.
Segundo o calendário de vacinação do adulto e do idoso, do Ministério da Saúde, a vacina da hepatite B deve ser oferecida a grupos vulneráveis, tais como os abaixo, EXCETO:
comunicantes sexuais de pessoas portadoras do vírus da hepatite B.
caminhoneiros.
populações de assentamentos e acampamentos.
lésbicas.
gestantes no primeiro trimestre.
A anafilaxia é uma grave reação alérgica, de início e evolução rápidos. A respeito do tratamento dessa emergência médica, julgue o item abaixo.
A principal medicação para terapia dessa emergência é a adrenalina. Os anti-histamínicos (para receptores H1 e H2), os broncodilatadores (beta-2 agonistas) e os glicocorticoides são agentes auxiliares no seu tratamento.
Acerca da tenossinovite estenosamente flexora, também conhecida como dedo em gatilho, julgue o item a seguir.
Essa doença decorre da constrição da bainha sinovial comum dos tendões abdutor longo e extensor curto do polegar (ambos localizados na tabaqueira anatômica), o que provoca dor nessa região, que pode irradiar-se para todo o membro superior, até o ombro.
Com relação ao tratamento de paciente com diagnóstico de estado de mal epiléptico, julgue o item subsequente.
Esse estado é uma emergência médica grave, cuja abordagem inicial deve ser agressiva e rápida, por meio da administração de propofol.
Um jovem de vinte e dois anos de idade procurou atendimento médico, relatando que, 12 horas antes do atendimento, começou a sentir dor abdominal, inicialmente na região periumbilical, que migrou para o quadrante inferior direito do abdome; apresentou, ainda, anorexia, náuseas e um episódio de vômito. O exame clínico mostrou paciente ansioso, com pressão arterial de 120 mmHg × 80 mmHg, FC de 85 bpm e temperatura axilar de 37,9 ºC. Seu abdome estava levemente distendido, doloroso à palpação do quadrante inferior direito, com presença dos sinais de McBurney e de Rovsing. Sem outras alterações no exame segmentar. Seu hemograma evidenciou 18.000 leucócitos/mm3, com neutrofilia e desvio à esquerda. O paciente foi submetido a tomografia computadorizada do abdome, com contraste intravenoso, que revelou apêndice com diâmetro de 8 mm, com parede espessa de 3 mm e apendicolito.
Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue o seguinte item.
A principal hipótese diagnóstica, nesse caso, é de apendicite aguda.
Paciente de cinquenta anos de idade, com diagnóstico prévio de hipertensão arterial, procurou assistência em pronto-socorro, queixando-se de dor torácica súbita e intensa. Ao ser atendido, o paciente apresentava pulsos arteriais nos membros superiores assimétricos e pressão arterial de 200 mmHg × 120 mmHg. Após a investigação inicial, ele recebeu o diagnóstico de dissecção aguda da aorta, do tipo B (classificação de Stanford).
Com base no caso clínico apresentado, julgue o próximo item.
Na abordagem inicial dessa emergência hipertensiva, recomenda-se prescrever, inicialmente, um betabloqueador intravenoso, como propranolol ou labetalol, buscando-se, com a administração desse medicamento, reduzir a pressão arterial sistólica para 100 mmHg a 120 mmHg (ou o menor nível tolerado), a frequência cardíaca para valores abaixo de 60 bpm e, consequentemente, a tensão de cisalhamento na parede da aorta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...