Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
ansiedade
infarto agudo do miocárdio
miocardite
pericardite constrictiva
crise de hipertensão arterial
Texto para as questões 26 e 27
Uma paciente de cinquenta e cinco anos de idade procurou o serviço de saúde com queixa de apresentar, havia dois meses, dor na região mamária esquerda em aperto, com irradiação para membro superior esquerdo, associada a dispneia desencadeada com a tarefa de varrer a casa, que melhoram quando adota a posição de repouso. Associa sudorese profusa, náusea e palpitações. Faz tratamento para hipertensão arterial e diabetes melito, ambas controladas, segundo anotações na carteirinha do posto de saúde. O exame físico mostra índice de massa corporal de 35 kg/m², sem outras alterações.Com referência ao caso clínico apresentado, assinale a opção correspondente ao tratamento não farmacológico indicado.
orientar para não beber líquidos às refeições
prescrever dieta hipograxa e rica em fibras
treinar para realizar respirações mais superficiais
impedir a realização de atividades físicas
encaminhar para programa de educação postural
Texto para as questões 26 e 27
Uma paciente de cinquenta e cinco anos de idade procurou o serviço de saúde com queixa de apresentar, havia dois meses, dor na região mamária esquerda em aperto, com irradiação para membro superior esquerdo, associada a dispneia desencadeada com a tarefa de varrer a casa, que melhoram quando adota a posição de repouso. Associa sudorese profusa, náusea e palpitações. Faz tratamento para hipertensão arterial e diabetes melito, ambas controladas, segundo anotações na carteirinha do posto de saúde. O exame físico mostra índice de massa corporal de 35 kg/m², sem outras alterações.Assinale a opção correspondente ao diagnóstico que melhor explica os sintomas da paciente.
refluxo gastroesofágico
angina
dor osteomuscular
dor psicogênica
pleurite
Assinale a opção correspondente ao grupo farmacológico antihipertensivo que age reduzindo o débito cardíaco e inibe a síntese de renina pelo aparelho justaglomerular.
betabloqueadores
vasodilatadores de ação direta
inibidores da enzima conversora da angiotensina
bloqueadores de canais de cálcio
diuréticos tiazídicos
A maioria dos casos de hipertensão arterial é de causa desconhecida. Ainda assim, é importante estar atento ao diagnóstico de doenças que se tratadas podem até representar a cura do quadro hipertensivo, entidade denominada de hipertensão arterial secundária. No que concerne a esse assunto, assinale a opção correta.
A identificação de hipertensão arterial associada a palpitações, sudorese e cefaleia em crises demanda o estudo do cortisol basal.
A associação de hipertensão arterial com hipocalemia requer a necessidade do estudo da relação aldosterona/renina.
A hipertensão arterial secundária deve ser pensada quando o início da hipertensão arterial se dá a partir dos 40 anos de idade.
A presença de hematúria ou de proteinúria leva à necessidade de se solicitar o teste de tolerância à glicose.
A presença de sopro diastólico abdominal indica a possibilidade do diagnóstico de coartação de aorta.
A hipertensão arterial é um importante fator de risco para a ocorrência de doença cardiovascular. A iniciativa mais simples para se diagnosticar a hipertensão arterial é a medida da pressão arterial pelo método indireto, com técnica auscultatória e o uso do esfigmomanômetro. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Uma única medida que mostre aumento da pressão arterial é suficiente para o diagnóstico de hipertensão arterial.
A mensuração da pressão arterial deve ser feita com manguitos adequados ao comprimento e largura do braço.
A avaliação da pressão arterial em posição supina e ortostática se presta a avaliar a presença da síndrome da hipertensão do avental branco.
Evidências atestam que o consumo de café, mesmo se ingerido minutos antes da consulta, pouco influencia no resultado da aferição da pressão arterial.
Diferença superior a 20 mmHg na pressão sistólica em ambos os membros superiores indica a possibilidade da existência de arritmia cardíaca.
A identificação de distúrbio hidroeletrolítico demanda o uso adequado das técnicas de hidratação. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Paciente edemaciado e sem sintomas neurológicos deve ser submetido à hidratação venosa diária de 2.000 mL de soro glicosado e 500 mL de soro fisiológico associado ao uso de furosemida.
Nos pacientes que apresentem a síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético, recomenda-se o uso de solução salina hipotônica como forma de se evitar lesões ao sistema nervoso central.
A hipotensão da cetoacidose diabética deve ser corrigida prescrevendo-se hidratação com soro fisiológico a 0,45% de modo a se evitar a hipernatremia.
A hipernatremia deve ser corrigida rapidamente, de forma a reduzir o risco do estabelecimento de edema cerebral.
Pacientes com sinais de desidratação devem receber infusão de soro fisiológico até atingir uma boa perfusão periférica e renal.
Faz parte da consulta médica aconselhar o paciente a adotar hábitos de vida saudável. A respeito da prevenção da aterosclerose e das doenças neoplásicas, assinale a opção correta.
Os sintomas de abstinência à nicotina, em geral, duram de 2 a 3 semanas e, quando os pacientes são informados, aumenta a chance de sucesso do tratamento para interromper o vício tabágico.
A abordagem ao tabagista, com base no método cognitivocomportamental, deve ser feita a partir do período conhecido como fase de preparação.
A dieta do paciente que apresente dislipidemia deve ser pobre em proteínas e carboidratos.
A dislipidemia deve ser rastreada mais precocemente na mulher, preferencialmente a partir dos 35 anos de idade.
A gravidade da dependência da nicotina é mais expressiva se a pessoa fuma mais frequentemente à noite.
Sobre lesões traumáticas de intestino delgado e cólon, é CORRETO afirmar que:
todos os hematomas de mesentário devem ser explorados.
quando o tratamento da lesão for realizado em 4 horas, com fezes na cavidade, é indicado o reparo primário apenas.
no trauma de intestino delgado, o pneumoperitônio é achado frequente.
as lesões de cólon com 2 horas de evolução e sem choque devem ser tratadas com reparo primário e colostomia.
quando a lesão de cólon for do lado esquerdo deve ser realizada colostomia e quando do lado direito está indicado o reparo primário.
Sobre o trauma abdominal com lesão pancreática, é CORRETO afirmar que:
a probabilidade de fístula pancreática em lesões extensas da cabeça do pâncreas é de 10%.
a complicação mais frequentemente associada ao trauma pancreático é a pancreatite.
a melhor conduta em lesões extensas da cabeça pancreática é o reparo da lesão e a ampla drenagem.
a transecção distal do pâncreas é classificada como lesão grau IV.
a mortalidade nas lesões traumáticas do pâncreas é determinada em sua maioria pela fístula pancreática.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...