Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 27 e 28.
Casal traz seu filho de 9 anos ao consultório do psiquiatra. Relatam que ele tem apresentado dificuldade escolar, não tendo até agora se alfabetizado. Não consegue prestar atenção às aulas e tem sido ridicularizado pelo restante da classe por fazer sons estranhos com a boca. Durante a consulta, a criança franze a testa repetidas vezes e não quer conversar com o psiquiatra, parecendo envergonhada. Foi feito um teste de QI que resultou no valor de 75. O casal confirma que desde os 7 anos de idade seu filho faz movimentos bruscos com o tronco.Assinale a alternativa que apresenta a droga indicada no tratamento da condição psiquiátrica da criança.
Haloperidol.
Biperideno.
Amitriptilina.
Fluoxetina.
Metilfenidato.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 27 e 28.
Casal traz seu filho de 9 anos ao consultório do psiquiatra. Relatam que ele tem apresentado dificuldade escolar, não tendo até agora se alfabetizado. Não consegue prestar atenção às aulas e tem sido ridicularizado pelo restante da classe por fazer sons estranhos com a boca. Durante a consulta, a criança franze a testa repetidas vezes e não quer conversar com o psiquiatra, parecendo envergonhada. Foi feito um teste de QI que resultou no valor de 75. O casal confirma que desde os 7 anos de idade seu filho faz movimentos bruscos com o tronco.Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico da criança.
Síndrome de Tourette com retardo mental leve.
Autismo infantil com retardo mental leve.
Síndrome de Tourette sem retardo mental.
Autismo infantil sem retardo mental.
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
É comum que doenças neurológicas cursem com sintomas mentais. Assinale a alternativa em que não há correlação entre a manifestação mental e o diagnóstico neurológico citado.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 24 e 25.
Paciente de 22 anos, em uso de haloperidol há duas semanas para controle de quadro psicótico. Há um dia começou a apresentar rigidez muscular, tremor fino, marcha em bloco e hipomimia. Ao exame físico, apresenta sinal da roda denteada positivo.Para controle das alterações motoras, o psiquiatra decidiu trocar haloperidol por um antipsicótico de segunda geração. Assinale a alternativa que apresenta o medicamento que tem maior probabilidade de levar aos mesmos sinais e sintomas motores, principalmente quando prescrito em dose superior a 10mg por dia.
Olanzapina.
Quetiapina.
Ziprasidona.
Aripiprazol.
Risperidona.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 24 e 25.
Paciente de 22 anos, em uso de haloperidol há duas semanas para controle de quadro psicótico. Há um dia começou a apresentar rigidez muscular, tremor fino, marcha em bloco e hipomimia. Ao exame físico, apresenta sinal da roda denteada positivo.As alterações motoras descritas estão relacionadas à ação da droga em receptores de
acetilcolina.
noradrenalina.
serotonina.
dopamina.
GABA (ácido gama-amino butírico).
Assinale a alternativa em que não é habitual ocorrer sinais de síndrome de abstinência clinicamente relevantes, após a interrupção do uso.
Maconha.
Heroína.
Álcool.
Nicotina.
Benzodiazepínico.
Considere os seguintes quadros psiquiátricos:
I. transtorno mental orgânico. II. transtorno psicótico. III. transtorno de estresse pós-traumático. Os usuários de crack que se reuniam na região conhecida como cracolândia estão mais predispostos a desenvolver o que está contido emI, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões de 18 a 20.
Paciente do sexo masculino, 27 anos de idade. Nunca teve histórico de doença mental ou de tratamento psiquiátrico. Há três semanas começou a ficar com insônia, agitado, eufórico e hipersexualizado. Ontem, agrediu sua mãe com um soco, porque ela não queria deixá-lo sair de casa. Chega ao hospital trazido pelos familiares porque teria tentado pular pela janela, achando que era capaz de voar. O psiquiatra avalia que a retaguarda familiar é deficiente.Assinale a alternativa que apresenta, se há ou não, indicação de internação psiquiátrica nesse caso.
Sim, pois há risco de suicídio, ainda que não intencional.
Não, pois a internação acarreta mais danos ao psiquismo do paciente.
Sim, pois o paciente sofre de transtorno bipolar, diagnóstico que sempre requer tratamento hospitalar.
Não, pois o risco de suicídio é baixo, já que o paciente não manifesta intenção de matar-se.
Sim, mas a internação só poderá ser feita depois de discussão em equipe multidisciplinar.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões de 18 a 20.
Paciente do sexo masculino, 27 anos de idade. Nunca teve histórico de doença mental ou de tratamento psiquiátrico. Há três semanas começou a ficar com insônia, agitado, eufórico e hipersexualizado. Ontem, agrediu sua mãe com um soco, porque ela não queria deixá-lo sair de casa. Chega ao hospital trazido pelos familiares porque teria tentado pular pela janela, achando que era capaz de voar. O psiquiatra avalia que a retaguarda familiar é deficiente.Em relação ao caso clínico, assinale a alternativa na qual o exame não tem utilidade na avaliação diagnóstica desse paciente.
Tomografia de crânio.
Dosagem de hormônios tireoidianos.
Sorologia para sífilis.
Sorologia para HIV.
Litemia.
Paciente do sexo masculino, 75 anos de idade. Nunca teve histórico de doença mental. Há um mês começou a ficar isolado e agressivo. Há três dias, passou a dormir durante o dia, a ficar acordado à noite e a dizer que ouviu um chamado de Deus. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de transtorno mental que deve ser inicialmente investigado.
Esquizofrenia.
Transtorno mental orgânico.
Transtorno afetivo bipolar.
Transtorno de ajustamento.
Transtorno dissociativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...