Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São causas potencialmente reversíveis de demência, exceto
corpúsculos de Lewy.
distúrbios nutricionais.
hidrocefalia de pressão normal.
distúrbios metabólicos.
hematoma subdural crônico.
Assinale a alternativa que apresenta em qual quadro há maior possibilidade de prevenção primária, através de medidas de saúde pública, como o oferecimento universal de atendimento médico e hospitalar de qualidade.
Esquizofrenia.
Transtorno afetivo bipolar.
Transtorno de personalidade borderline.
Retardo mental.
Transtorno obsessivo-compulsivo.
Leia o caso clínico abaixo para às questões de 45 a 47.
Paciente de 16 anos, sexo feminino, trazida pelos pais ao psiquiatra porque tem apresentado obsessão com peso há cerca de um ano. Estes relatam que ela tem frequentado a academia todos os dias, onde faz exercícios durante aproximadamente duas horas. Na semana anterior à consulta, chegou a desmaiar enquanto fazia uma aula de bicicleta porque estava em jejum. Durante a entrevista, a paciente admite, envergonhada, que tem crises frequentes em que come tudo o que estiver em sua frente, preferencialmente doces. Nessas crises, que ocorrem quase todos os dias, chega a ingerir 5000 calorias em pouco mais de uma hora. Refere também indução regular de vômitos, mas nega uso de laxantes e diuréticos. Ao exame físico, não apresenta alterações dignas de nota. Tem 1,68m de altura e pesa 55kg.Assinale a alternativa que apresenta o tipo de transtorno de personalidade que está mais associado ao quadro desta paciente.
Obsessiva.
Antissocial.
Borderline.
Esquizoide.
Dependente.
Leia o caso clínico abaixo para às questões de 45 a 47.
Paciente de 16 anos, sexo feminino, trazida pelos pais ao psiquiatra porque tem apresentado obsessão com peso há cerca de um ano. Estes relatam que ela tem frequentado a academia todos os dias, onde faz exercícios durante aproximadamente duas horas. Na semana anterior à consulta, chegou a desmaiar enquanto fazia uma aula de bicicleta porque estava em jejum. Durante a entrevista, a paciente admite, envergonhada, que tem crises frequentes em que come tudo o que estiver em sua frente, preferencialmente doces. Nessas crises, que ocorrem quase todos os dias, chega a ingerir 5000 calorias em pouco mais de uma hora. Refere também indução regular de vômitos, mas nega uso de laxantes e diuréticos. Ao exame físico, não apresenta alterações dignas de nota. Tem 1,68m de altura e pesa 55kg.Assinale a alternativa que apresenta a medicação indicada no tratamento da paciente.
Diazepam.
Carbamazepina.
Carbonato de lítio.
Olanzapina.
Fluoxetina.
Leia o caso clínico abaixo para às questões de 45 a 47.
Paciente de 16 anos, sexo feminino, trazida pelos pais ao psiquiatra porque tem apresentado obsessão com peso há cerca de um ano. Estes relatam que ela tem frequentado a academia todos os dias, onde faz exercícios durante aproximadamente duas horas. Na semana anterior à consulta, chegou a desmaiar enquanto fazia uma aula de bicicleta porque estava em jejum. Durante a entrevista, a paciente admite, envergonhada, que tem crises frequentes em que come tudo o que estiver em sua frente, preferencialmente doces. Nessas crises, que ocorrem quase todos os dias, chega a ingerir 5000 calorias em pouco mais de uma hora. Refere também indução regular de vômitos, mas nega uso de laxantes e diuréticos. Ao exame físico, não apresenta alterações dignas de nota. Tem 1,68m de altura e pesa 55kg.Assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica para o caso.
Anorexia nervosa tipo compulsão periódica.
Anorexia nervosa tipo restritivo.
Bulimia nervosa tipo purgativo.
Bulimia nervosa tipo não purgativo.
Não é possível estabelecer diagnóstico de transtorno alimentar.
Paciente de 32 anos, sexo feminino, sem antecedentes psiquiátricos, até que há um mês começou a ficar extremamente desanimada, sem vontade de sair do quarto e sem querer comer. Desde então, emagreceu três quilos. Seu psiquiatra decide, então, prescrever-lhe fluoxetina 40mg ao dia, que a paciente usa durante três semanas. No retorno, mostra-se muito irritada. Passou a dormir apenas três horas por noite e seus familiares notaram mudanças importantes em seu comportamento, que passou a ser impulsivo e agressivo, além de passar a exibir hipersexualidade. Com relação ao caso, assinale a alternativa correta.
O diagnóstico deve ser revisto para transtorno de personalidade.
A reação ao tratamento é esperada, devendo o psiquiatra aguardar que o quadro remita espontaneamente.
O psiquiatra deve considerar a introdução de um estabilizador de humor.
A prescrição de benzodiazepínicos deverá resolver a sintomatologia hipomaníaca.
Apenas a eletroconvulsoterapia poderá trazer a paciente de volta ao seu estado normal.
Quanto aos fatores associados ao risco de suicídio, assinale a alternativa correta.
Indivíduos ricos têm níveis consideravelmente mais altos de suicídio que indivíduos pobres, entre os quais o problema praticamente não existe.
Indivíduos de áreas urbanas têm risco menor que os de áreas rurais.
O estado civil da pessoa não guarda relação com o risco de suicídio.
Homens cometem mais suicídio que mulheres.
Comorbidades psiquiátricas não estão relacionadas ao aumento do risco de suicídio.
Paciente de 72 anos de idade, sexo masculino, é portador de hiperplasia prostática benigna. Vem encaminhado do ambulatório de urologia para tratamento de depressão. O medicamento que deve ser evitado é
amitriptilina.
mirtazapina.
sertralina.
venlafaxina.
escitalopram.
No tratamento dos transtornos de ansiedade, duas classes de medicamentos que podem ser empregados são os antidepressivos e os benzodiazepínicos. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Os antidepressivos inibidores seletivos da recaptura de serotonia (ISRS) causam tanta dependência quanto os benzodiazepínicos.
Os ISRS são quase sempre eficazes no rápido controle dos sintomas ansiosos (poucas horas após o início do uso), dispensando o uso de outras medicações em associação.
A vantagem dos benzodiazepínicos está em sua rápida ação, sendo medicações indicadas no tratamento da fase aguda dos transtornos de ansiedade.
Benzodiazepínicos devem ser evitados mesmo no tratamento da fase aguda dos transtornos ansiosos, pois ainda que usados por poucos dias, a chance de desenvolvimento de dependência é muito alta.
Benzodiazepínicos e antidepressivos podem ser usados sem distinção, já que têm propriedades ansiolíticas parecidas.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 39 e 40.
Paciente de 29 anos, sexo masculino, portador de transtorno afetivo bipolar, é trazido ao pronto-socorro. Há duas semanas começou a fazer uso de haloperidol para controlar quadro de agitação psicomotora. Há um dia começou a apresentar rigidez muscular e confusão mental. Ao exame físico, está febril (T = 38,6°C), frequência cardíaca (FC) de 132 batimentos por minuto e sudoreico.A conduta para o caso deve ser
administrar apenas biperideno intramuscular e manter o paciente no pronto-socorro.
promover apenas controle da febre com antitérmicos e observar a evolução do quadro.
administrar tiamina endovenosa, promover o controle da febre e hidratação e encaminhar o paciente para a Unidade de Terapia Intensiva.
administrar prometazina intramuscular, promover o controle da febre e hidratação e encaminhar o paciente para a Unidade de Terapia Intensiva.
adminstrar bromocriptina via oral, promover o controle da febre, hidratação e transferir o paciente para a Unidade de Terapia Intensiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...