Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda com relação ao transtorno depressivo, cada um dos próximos itens apresenta uma situação clínica, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Uma paciente com depressão grave foi atendida em ambulatório sem acompanhamento familiar, e o médico que a atendeu prescreveu-lhe tricíclicos para uso contínuo por três meses, ao longo dos quais a paciente suicidou-se. Nessa situação, o médico não poderá ser indiciado por prescrição negligente, já que a família não acompanhou a paciente à consulta médica.
Ainda com relação ao transtorno depressivo, cada um dos próximos itens apresenta uma situação clínica, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Uma paciente portadora de depressão psicótica pós-parto cometeu infanticídio. Nessa situação, do ponto de vista legal, a paciente será considerada alienada mental, visto que a depressão consiste no motivo que a levou à prática desse crime.
Ainda com relação ao transtorno depressivo, cada um dos próximos itens apresenta uma situação clínica, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Em perícia médica, um paciente apresentou atestado médico comprovando ser portador de transtorno depressivo maior, em uso de antidepressivos e antipsicóticos atípicos. Nessa situação, apenas a apresentação do atestado médico não é suficiente para que o paciente seja considerado portador de incapacidade laborativa.
Com relação ao transtorno depressivo, julgue os itens a seguir.
Nos casos graves de transtorno depressivo, a taxa de remissão obtida por tratamento com eletroconvulsoterapia que varia entre 50% e 80% é inferior à atingida no tratamento com psicofármacos.
Com relação ao transtorno depressivo, julgue os itens a seguir.
Os estudos de neuroimagem possibilitaram conhecer o papel do lobo frontal no desencadeamento de déficits cognitivos associados.
Sobre a Farmacoterapia na infância e na adolescência, assinale a alternativa incorreta:
No Transtorno autista, é importante que as estereotipias sejam tratadas.
O FDA aprova o uso de metilfenidato à partir de 6 anos de idade e as dextroanfetaminas à partir de 3 anos de idade.
Os Tricíclicos não são recomendados para o tratamento da depressão na infância e adolescência, devido à falta de eficácia comprovada e ao risco potencial de arritmia cardíaca.
O Metilfenidato usado no paciente Autista, pode piorar os sintomas de agitação e irritabilidade.
Assinale a alternativa correta sobre a Idade mínima para iniciar o uso dos ISRS na infância:
sertralina-mínimo 3 anos e fluoxetina-mínimo 5 anos
fluoxetina-mínimo 3 anos e sertralina-mínimo 5 anos
fluoxetina-mínimo 6 anos e sertralina-mínimo 6 anos
sertralina-mínimo 6 anos e fluoxetina-mínimo 7 anos.
Medicações indicadas pelo FDA para tratamento de transtornos de ansiedade na infância, exceto:
Clomipramina.
fluvoxamina.
paroxetina.
sertralina.
São efeitos colaterais típicos dos ISRS em crianças, exceto:
insônia.
agitação e fadiga.
diarréia e agitação.
tremor e náuseas.
Sobre o Transtorno Bipolar de início precoce, assinale a alternativa incorreta:
o ácido valpróico é a primeira escolha no tratamento do Transtorno Bipolar na infância.
geralmente crianças com transtorno bipolar apresentam extrema variabilidade do humor e comportamento agressivo intermitente.
distraibilidade e baixa duração da atenção são freqüentes , com flutuações destes quadros, e parecem menos responsivos aos estabilizadores de humor.
é frequente em crianças com história de déficit de atenção e hiperatividade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...