Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para responder às questões 39 e 40.
Paciente de 63 anos de idade, sexo feminino, procurou atendimento médico com queixas de fadiga, cefaleia temporal à esquerda e alterações visuais há 3 semanas. Relatou que a cefaleia é contínua e não responsiva ao uso de analgésicos e que havia sensibilidade à palpação do couro cabeludo. As alterações visuais relatadas foram diplopia e amaurose fugaz. Notou ainda claudicação mandibular ao mastigar carnes e outros alimentos sólidos e dor em ombros com rigidez matinal. Os resultados dos exames complementares mostraram VHS de 80 mm na 1.ª hora. Assinale a alternativa que apresenta a droga de escolha para o tratamento nesse caso.Texto para responder às questões 39 e 40.
Paciente de 63 anos de idade, sexo feminino, procurou atendimento médico com queixas de fadiga, cefaleia temporal à esquerda e alterações visuais há 3 semanas. Relatou que a cefaleia é contínua e não responsiva ao uso de analgésicos e que havia sensibilidade à palpação do couro cabeludo. As alterações visuais relatadas foram diplopia e amaurose fugaz. Notou ainda claudicação mandibular ao mastigar carnes e outros alimentos sólidos e dor em ombros com rigidez matinal. Os resultados dos exames complementares mostraram VHS de 80 mm na 1.ª hora. Com base nessas informações, é correto afirmar que o diagnóstico da paciente éTexto para responder às questões de 36 a 38.
Paciente de 28 anos de idade, negro, do sexo masculino, procura assistência médica com quadro de edema periorbitário e de extremidades há 2 semanas. Negou qualquer doença de base, uso de medicamentos, drogas injetáveis, transfusões sanguíneas, passado de doenças sexualmente transmissíveis ou quadros infecciosos recentes. O exame físico revelou frequência cardíaca de 72 bpm, frequência respiratória de 18 irpm e pressão arterial de 110 x 70 mmHg. O edema periorbitário dificultava a abertura ocular. Havia ainda edema 3+/4+ cacifo positivo nos membros inferiores. O exame urinário mostrou a presença de proteínas (4+) e de algumas hemácias; a proteinúria foi de 3,6 g/24 h. Os resultados dos exames sanguíneos foram: albumina = 1,3 g/dL; colesterol total = 320 mg/dL; e creatinina de 0,8 mg/dL. A complicação da doença do paciente que está especialmente relacionada à glomerulonefrite membranosa idiopática é aTexto para responder às questões de 36 a 38.
Paciente de 28 anos de idade, negro, do sexo masculino, procura assistência médica com quadro de edema periorbitário e de extremidades há 2 semanas. Negou qualquer doença de base, uso de medicamentos, drogas injetáveis, transfusões sanguíneas, passado de doenças sexualmente transmissíveis ou quadros infecciosos recentes. O exame físico revelou frequência cardíaca de 72 bpm, frequência respiratória de 18 irpm e pressão arterial de 110 x 70 mmHg. O edema periorbitário dificultava a abertura ocular. Havia ainda edema 3+/4+ cacifo positivo nos membros inferiores. O exame urinário mostrou a presença de proteínas (4+) e de algumas hemácias; a proteinúria foi de 3,6 g/24 h. Os resultados dos exames sanguíneos foram: albumina = 1,3 g/dL; colesterol total = 320 mg/dL; e creatinina de 0,8 mg/dL. A causa secundária mais comum da doença desse paciente éTexto para responder às questões de 36 a 38.
Paciente de 28 anos de idade, negro, do sexo masculino, procura assistência médica com quadro de edema periorbitário e de extremidades há 2 semanas. Negou qualquer doença de base, uso de medicamentos, drogas injetáveis, transfusões sanguíneas, passado de doenças sexualmente transmissíveis ou quadros infecciosos recentes. O exame físico revelou frequência cardíaca de 72 bpm, frequência respiratória de 18 irpm e pressão arterial de 110 x 70 mmHg. O edema periorbitário dificultava a abertura ocular. Havia ainda edema 3+/4+ cacifo positivo nos membros inferiores. O exame urinário mostrou a presença de proteínas (4+) e de algumas hemácias; a proteinúria foi de 3,6 g/24 h. Os resultados dos exames sanguíneos foram: albumina = 1,3 g/dL; colesterol total = 320 mg/dL; e creatinina de 0,8 mg/dL. A causa mais comum das formas idiopáticas da doença desse paciente é(são) a(s)Na ressuscitação cardiopulmonar com um socorrista, a relação compressão-ventilação em adultos até a colocação da via aérea avançada deve ser
Texto para responder às questões 33 e 34.
Paciente de 35 anos de idade, sexo masculino, assintomático, procurou atendimento médico para exames de rotina. Negou tabagismo ou uso de medicamentos. Referiu 2 episódios de gota há 3 anos, tratados com anti-inflamatório não esteroidal. O exame físico não mostrou anormalidades, exceto valor da pressão arterial de 160 x 90 mmHg (mesmo valor de três aferições anteriores). Os exames laboratoriais mostraram níveis séricos elevados de ácido úrico. O medicamento anti-hipertensivo que deve ser evitado para esse paciente é oTexto para responder às questões 33 e 34.
Paciente de 35 anos de idade, sexo masculino, assintomático, procurou atendimento médico para exames de rotina. Negou tabagismo ou uso de medicamentos. Referiu 2 episódios de gota há 3 anos, tratados com anti-inflamatório não esteroidal. O exame físico não mostrou anormalidades, exceto valor da pressão arterial de 160 x 90 mmHg (mesmo valor de três aferições anteriores). Os exames laboratoriais mostraram níveis séricos elevados de ácido úrico. Segundo as VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, a pressão arterial desse paciente classifica-se comoDe acordo com as novas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar, a sequência de procedimentos de suporte básico de vida em adultos é a seguinte:
Texto para responder às questões 30 e 31.
Paciente de 37 anos de idade, sexo feminino, sem história familiar de doenças, procura assistência médica para tratamento de hipertensão arterial sistêmica de difícil controle há 5 anos. Relatou que nunca havia conseguido utilizar diuréticos porque desenvolvia cãibras nos membros inferiores e hipocalemia severa. A paciente não era obesa, não tinha edema de extremidades e, na ausculta cardíaca, apenas identificou-se B4. Os resultados dos exames laboratoriais mais recentes mostraram hipocalemia, hipernatremia, hipomagnesemia e alcalose metabólica. O exame indicado para essa investigação é{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...