Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de vinte e oito anos de idade foi internada, em cinco ocasiões, em diferentes hospitais, em razão de sintomas clínicos que, aparentemente, não tinham correlação com o decurso da doença física diagnosticada. Observou-se, nessas internações, que sempre que havia redução na medicação ou na atenção prestada a paciente, ela apresentava piora das queixas somáticas e acentuada agitação. Após analisar o histórico da paciente, a equipe médica levantou a hipótese de que o quadro apresentado se tratava de transtorno factício.
Considerando o caso clínico acima apresentado, assinale a opção correta com base na classificação do DSM-IV-TR.Abordagens não confrontacionais, que utilizam interpretações inexatas, são as mais adequadas para o tratamento do transtorno factício.
Diante de evidências inquestionáveis, a maioria dos pacientes admite a natureza factícia de seu transtorno.
A síndrome de Munchausen, variante do transtorno relatado, é a mais comum e acomete, principalmente, pacientes mulheres.
A variante não Munchausen de transtorno factício acomete, geralmente, homens socialmente isolados e desempregados, com traços antissociais.
Assim como os pacientes que se fingem de doentes, os que apresentam transtorno factício também não suportam perdas secundárias advindas de procedimentos médicos invasivos.
Com relação a uma criança de seis anos de idade, familiares relataram agitação, queixume e dificuldades de socialização na escola. Há dois anos, a criança vem apresentando hábitos motores e manias vocais frequentes e ininterruptos. A criança foi diagnosticada com transtorno de Tourette, medicada com clonidina e houve indicação para tratamento psicológico.
A respeito desse caso clínico, assinale opção correta.Não existem evidências consistentes de eficácia da clonidina no tratamento do transtorno de Tourette.
De acordo com o diagnóstico do DSM-IV-TR para o referido transtorno, é necessário que estejam presentes, simultaneamente, ao menos, um tique vocal e um tique motor.
Segundo os critérios do DSM-IV-TR para diagnóstico do transtorno de Tourette, os tiques devem estar presentes por, no mínimo, dois anos.
Crianças diagnosticadas com transtorno de Tourette que mantêm relacionamento social satisfatório, bom rendimento acadêmico e autoestima adequada devem ter o diagnóstico revisto.
O diagnóstico do DSM-IV-TR para o transtorno em questão cita que os sintomas devem ter início antes dos dezoito anos de idade, sem relação com os efeitos de substâncias ou outra condição médica adjacente.
Após o primeiro dia de exercícios físicos na academia, Frederico apresentou, por cerca de trinta minutos, sensação de morte iminente, com taquicardia, palpitação, dispneia, sudorese e gagueira. No entanto, ao chegar ao hospital, os sintomas haviam desaparecido. A partir daí, ele passou a exibir medo de ter um novo ataque, saindo de casa somente acompanhado por familiares. Transcorrido um mês, recusava-se, terminantemente, a sair de casa. Procurou auxílio de um psiquiatra após seis meses de crises recorrentes.
Com referência ao caso clínico hipotético acima apresentado e ao transtorno do pânico, assinale a opção correta.O uso de venlafaxina é eficaz no transtorno de síndrome do pânico, mesmo não sendo considerado tratamento de primeira linha.
Os sintomas depressivos, frequentemente, estão presentes em transtorno de pânico, entretanto o risco de suicídio entre esses pacientes não aumenta, se comparado com o risco em pessoas sem transtorno mental.
Ataques de pânico ligados a situações específicas, em geral, indicam uma condição diversa, como fobia social ou específica, pois, no transtorno de pânico, os ataques de pânico inesperados são característicos.
O diagnóstico diferencial de um paciente com transtorno de pânico inclui muitos transtornos mentais e raros transtornos médicos.
Em pacientes com síndrome do pânico, os tratamentos mais efetivos são a farmacoterapia e a terapia cognitivo comportamental, contudo esses mesmos tratamentos não funcionam em pacientes com agorafobia, cuja sintomatologia é incapacitante crônica.
Desatenção, hiperatividade e impulsividade é a tríade sintomatológica característica do TDAH, cujo tratamento é multimodal, ou seja, combina o uso de psicofármacos com as intervenções psicossociais. Acerca desse transtorno, assinale a opção correta.
Nos casos em que as crianças apresentam docilidade, sonolência e falta de energia, o diagnóstico de TDAH deve ser excluído.
Os psicoestimulantes são os medicamentos de primeira escolha no tratamento do TDAH em crianças e adolescentes, mas nunca em adultos.
Os ISRSs são os psicofármacos mais eficazes no tratamento da tríade sintomatológica do TDAH.
A maioria das crianças que apresenta TDAH exibe amplas lesões estruturais ou doença em seu sistema nervoso central.
A distratibilidade, em geral, é o último sintoma a apresentar remissão, enquanto a hiperatividade, comumente, é o primeiro.
Com relação a transtorno obsessivo compulsivo (TOC), assinale a opção correta.
No caso de submissão de paciente a ensaio clínico com drogas de primeira escolha, cujo resultado não seja satisfatório, confirma-se o diagnóstico de TOC refratário.
A terapia cognitiva comportamental de exposição e prevenção de rituais, a farmacoterapia com ISRSs e a clomipramina são considerados elementos de tratamento de primeira linha, pois, mesmo nos casos de comorbidade, a eficácia dos antiobsessivos não fica comprometida.
A nortriptilina e a desipramina não são considerados fármacos eficazes para o tratamento de TOC.
O TOC possui padrão sintomático, logo os sintomas que evidenciam o transtorno em um paciente não se sobrepõem ou mudam com o decorrer do tempo.
As obsessões e as compulsões não têm aspectos comuns entre si.
Vítima de violência urbana, José passou a apresentar recordações vívidas do evento traumático, sensações físicas e emocionais semelhantes àquelas apresentadas durante o episódio de violência, além de insônia e dificuldade de concentração.
Com base no caso clínico acima apresentado, assinale a opção correta.Entre as características clínicas principais do transtorno, encontra-se um padrão de esquiva e anestesiamento emocional.
O estressor é o fator primário no desenvolvimento do transtorno; assim, todos os indivíduos apresentariam esse mesmo transtorno diante do mesmo evento traumático.
De acordo com DSM-IV, a duração mínima dos sintomas do transtorno apresentado é de dois meses.
O modelo comportamental considera que as pessoas afetadas são incapazes de processar ou racionalizar o trauma que precipitou o transtorno.
Os sintomas do transtorno de José podem variar ao longo do tempo e sua intensidade independe de períodos de estresse que José possa vir a sofrer.
A respeito de curso e prognóstico dos transtornos do humor, assinale a opção correta.
Os pacientes com transtorno bipolar I possuem prognóstico melhor do que os pacientes com transtorno depressivo maior.
No transtorno depressivo maior, o primeiro episódio depressivo ocorre antes dos quarenta anos de idade em 50% dos pacientes.
O transtorno bipolar I inicia-se, frequentemente, pelo episódio maníaco.
Um episódio depressivo não tratado pode durar de doze a dezoito meses, contudo a maioria dos episódios tratados perdura por cerca de um mês.
No transtorno bipolar I, o episódio maníaco pode durar cerca de seis meses sem tratamento, portanto a medicação não deve ser retirada antes do fim desse período.
Com relação a documentos médicos legais, assinale a opção correta.
A finalidade do laudo médico legal é oferecer à autoridade julgadora elementos de convicção; se for ditado, diretamente, ao escrivão e diante de testemunhas é chamado de auto.
O parecer médico legal é constituído de todas as partes do relatório, com exceção da discussão.
Os casos de viciados em substâncias capazes de determinar dependência física ou psíquica, os acidentes de trabalho e a morte encefálica ocorrida em instituição de saúde pública ou privada têm de ser notificados de forma compulsória.
O atestado ou certificado médico é um documento particular, elaborado com compromisso prévio, independente de compromisso legal e fornecido por qualquer médico.
O atestado médico falso é documento de caráter culposo, emitido por médico ciente de seu uso indevido e criminoso.
A respeito da responsabilidade penal e da capacidade civil, assinale a opção correta.
A constatação da incapacidade laborativa temporária de um funcionário deve ser feita pelo médico da empresa, enquanto a constatação de sua incapacidade definitiva deve ser feita pelo perito do INSS.
Um cônjuge pode pedir separação judicial caso o outro seja acometido de doença mental grave após o casamento, desde que a enfermidade tenha sido reconhecida como de cura improvável após um ano da constatação da doença.
A avaliação post mortem de testamento é uma perícia direta, isto é, retrospectiva.
De acordo com o Código Penal, caso um indivíduo cometa um crime sob o estado de completa embriaguez alcoólica, ele será considerado inimputável mesmo que, antes de embriagar-se, tivesse a ciência de que ficaria embriagado e de que poderia cometer um crime.
Considere que uma pessoa tenha cometido um delito sob o estado de abstinência alcoólica e que o delito tenha sido praticado em razão dessa abstinência, assim como em nexo de causalidade. Considere, ainda, que, em virtude do estado de abstinência, as capacidades de entendimento e de determinação dessa pessoa tenham sido cessadas. Em face dessa situação hipotética, é correto afirmar que se trata de uma pessoa com doença mental.
A clozapina
não é eficaz no tratamento de crianças esquizofrênicas.
apresenta atividade colinérgica e adrenérgica.
desencadeia crises convulsivas (dose-dependente) e hiperglicemia.
é eficaz para o tratamento de psicose e discinesia em pacientes com doença de Parkinson, conforme evidenciado por diversas pesquisas.
utilizada em doses superiores a 1.500 mg é letal aos seres humanos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...