Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da eletroconvulsoterapia, assinale a opção correta.
A morte por eletroconvulsoterapia dificilmente decorre de complicações cardiovasculares.
A maior parte dos pacientes que apresentam prejuízo da memória durante o curso do tratamento mediante eletroconvulsoterapia readquire suas capacidades cognitivas básicas após seis meses do término do tratamento.
O uso de curare não é eficaz para a prevenção de dores musculares causadas pela atividade motora convulsiva desencadeada pelo tratamento com eletroconvulsoterapia.
A gravidez não é uma contraindicação ao uso da eletroconvulsoterapia, desde que seja feito o monitoramento fetal em todas as seções desse procedimento.
Confusão e delirium logo depois da convulsão são efeitos colaterais pouco associados à realização de eletroconvulsoterapia.
Com relação aos transtornos alimentares, assinale a opção correta.
O transtorno alimentar que apresenta melhor prognóstico é a anorexia nervosa.
Paciente que apresenta comportamentos de compulsão periódica e purgação exclusivamente durante episódio de anorexia nervosa deve ser diagnosticado como portador de bulimia nervosa.
No diagnóstico diferencial de transtorno depressivo e anorexia nervosa, deve-se observar que todos os pacientes com transtorno depressivo apresentam diminuição do apetite, ao passo que apenas os pacientes com anorexia em estágios leves apresentam diminuição do apetite.
Os pacientes com bulimia nervosa tendem a ser menos ambiciosos do que os pacientes com anorexia nervosa e a não responder às mesmas pressões sociais para a magreza.
As complicações médicas causadas por transtornos alimentares incluem lanugem, leucopenia, intervalo QT prolongado, intolerância ao frio e erosão do esmalte dentário, particularmente nos dentes frontais.
Assinale a opção correta acerca dos transtornos do sono.
A síndrome de apneia do sono e a síndrome de hipoventilação alveolar podem desencadear hipersonia e insônia em seus portadores.
A insônia, cuja causa principal é a síndrome de Kleine-Levin, caracteriza-se pela dificuldade de iniciar ou de manter o sono, podendo ser temporária ou persistente.
Indivíduos que necessitam de nove a dez horas de sono por noite são considerados portadores de hipersonia.
A parassonia é um fenômeno incomum que ocorre geralmente nos estágios 2 e 3 do sono.
A narcolepsia consiste em um transtorno cujos sintomas aparecem, na maioria dos pacientes, antes dos trinta anos de idade, progredindo rapidamente.
Sabendo que a síndrome de Down, a síndrome do X frágil e a fenilcetonúria são os mais comuns transtornos cromossômicos e metabólicos associados ao retardo mental, assinale a opção correta.
Portadores das síndromes de Turner e de Klinefelter apresentam, necessariamente, retardo mental.
Crianças com síndrome do miado de gato são levemente retardadas e não possuem parte do sexto cromossomo.
O diagnóstico da síndrome de Down é relativamente fácil em crianças maiores, mas em recém-nascidos é frequentemente difícil, sendo a maioria dos pacientes diagnosticados com síndrome de Down portadores de retardo mental moderado ou severo.
A maioria dos pacientes com fenilcetonúria transmitida como um traço mendeliano autossômico recessivo simples apresenta inteligência borderline ou retardo mental leve.
Todos os portadores da síndrome do X frágil, a segunda causa isolada mais comum de retardo mental, apresentam retardo mental severo.
Um medo irracional que leva o indivíduo a esquivar-se conscientemente de uma situação específica, de uma atividade ou de um objeto denomina-se fobia. Com relação a esse transtorno, assinale a opção correta.
As opções de tratamento do transtorno de ansiedade social diferenciam-se das opções de tratamento do transtorno de pânico.
A modelagem é um mecanismo de associação entre o objeto e as emoções fóbicas.
A hipocondria relaciona-se ao medo de contrair uma doença, enquanto a fobia específica do tipo doença relaciona-se ao medo de ser portador de uma doença.
O comportamento de esquiva social dos pacientes com transtorno de personalidade esquizoide é provocado pelo medo de socialização.
Entre as fobias, a agorafobia é a menos incapacitante, pois a mente humana utiliza diversos mecanismos de defesa inconscientes contra essa fobia.
As psicoterapias, denominadas originalmente de cura pela fala, originaram-se da medicina antiga, da crença de cura pela fé e do hipnotismo. A respeito dessa modalidade de tratamento, assinale a opção correta.
A técnica de exposição, muito utilizada na terapia comportamental, consiste na demonstração de um comportamento desejável pelo terapeuta.
Em uma psicoterapia psicodinâmica suportiva breve, a ênfase etiológica incide nos eventos ambientais e nas influências interpessoais sobre um self fragilizado.
A terapia cognitiva, ao contrário da terapia comportamental, não tem caráter psicoeducativo.
A técnica da psicoterapia de orientação analítica não se compõe de técnicas comportamentais.
As terapias psicodinâmicas são empregadas exclusivamente para reorganizar a estrutura de caráter de pacientes com transtornos leves de personalidade.
Sabendo que as alterações qualitativas da sensopercepção referemse às ilusões, às alucinações, à alucinose e à pseudoalucinação, assinale a opção correta.
Pacientes com pseudoalucinação podem visualizar aspectos vivos e corpóreos de uma imagem perceptiva real.
As alucinações hipnagógicas e hipnopômpicas não ocorrem em pacientes com narcolepsia.
O rebaixamento do nível de consciência torna a percepção imprecisa, o que gera as ilusões catatímicas.
Indivíduos sem transtornos mentais podem ter alucinações auditivas ou visuais.
Alucinose é o fenômeno sofrido por pessoas que consideram a alucinação como parte integrante de sua vida.
Considerando que, nas emergências psiquiátricas, é comum a presença de pacientes com síndromes e transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas, assinale a opção correta.
A fim de prevenir a ocorrência de complicações neurológicas, o paciente com síndrome de abstinência do álcool deve ser medicado com 300 mg de tiamina intramuscular durante quatro dias.
Em mais de 90% dos casos, as convulsões relacionadas à abstinência alcoólica ocorrem entre 7 e 48 horas após a ingestão da última dose, com pico após 24 horas, sendo a ocorrência de convulsão um indicativo de que os sintomas de abstinência serão graves.
A fissura de pacientes com síndrome de abstinência da cocaína permanece por até três semanas, com períodos de intensidades flutuantes, até sua completa remissão, sendo a ingestão do fármaco lamotrigina uma das formas de diminuir esse sintoma.
Pacientes com transtornos psicóticos causados pelo consumo de maconha são refratários à ação da risperidona, devendo ser tratados apenas com ansiolíticos.
O tempo de protrombina não é abrangido entre os exames laboratoriais de rotina realizados para a investigação de abstinência de álcool.
A respeito das doenças e dos medicamentos que podem causar depressão e mania, assinale a opção correta.
A síndrome de Cushing e o hipertireoidismo podem causar depressão.
O carcinoma de pâncreas e os meningiomas podem causar depressão e mania.
O traumatismo craniano pode causar depressão.
A esclerose múltipla e a hemorragia subaracnoide podem causar depressão e mania.
A cinarizina e a cimetidina podem causar depressão e mania.
Com relação aos sinais e sintomas característicos de delirium e demência, assinale a opção correta.
A atenção de pacientes com demência de Alzheimer é preservada nos estados iniciais dessa doença, ao passo que a atenção de pacientes com demência frontotemporal é comprometida desde o aparecimento dos primeiros sintomas dessa doença.
Em relação ao humor, pacientes com demência frontotemporal apresentam apatia ou euforia, e pacientes com demência vascular apresentam incontinência emocional.
A procura de reafirmação e a ansiedade de um bom desempenho são características de pacientes com delirium.
Os déficits cognitivos são generalizados tanto em pacientes com demência de Alzheimer como em pacientes com demência vascular.
O curso dos sintomas de pacientes com demência vascular tem períodos de flutuação e de deterioração progressiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...