Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação a IUE, assinale a opção correta.
Em casos de insucesso com o TVT (tension free vaginal tape), uma segunda colocação da faixa deve ser evitada, pois os índices de complicação são muito elevados.
Pacientes com pressões de perda (VLPP) menores que 60 cmH2O e mobilidade uretral mínima não devem ser submetidas a slings compressivos devido o risco de retenção urinária.
As mulheres que apresentam IUE encontram na videourodinâmica o exame mais adequado para avaliar as causas de suas perdas urinárias.
O parto cesareano eletivo não reduz os índices de IUE em comparação ao parto normal.
Atualmente, se aceita que a porção proximal da uretra feminina, sustentada pelos ligamentos pubouretrais, seja a mais importante no mecanismo da continência urinária.
As fístulas urogenitais são condições graves, com impacto negativo importante para as mulheres. Assinale a opção correta com relação a essas patologias.
As fístulas vesicovaginais pós-cirúrgicas estão associadas a lesões ureterais ou fístulas ureterovaginais em cerca de 1% dos casos.
A causa mais comum das fístulas ureterovaginais é a lesão em cirurgias ginecológicas, sobretudos as histerectomias oncológicas complexas, tecnicamente desafiadoras.
As fístulas vesicovaginais tardias pós-radioterapia decorrem de isquemia tecidual, não se devendo considerar a hipótese de recidivas tumorais.
A correção via vaginal das fístulas vesicovaginais é indicada em fístulas grandes e fístulas pós-radioterapia.
A fístula vesicovaginal é a fístula mais comum entre os sistemas urinário e ginecológico, nos países industrializados sua etiologia decorre de cirurgias ginecológicas, urológicas e pélvicas.
O tratamento não cirúrgico da IUE pode ser indicado em casos selecionados. Acerca dessa abordagem, assinale a opção correta.
Estudos randomizados e revisões sistemáticas da literatura demonstram que a perda de peso melhora a IUE.
O uso de estrógenos orais em mulheres menopausadas pode melhorar a IUE.
Não há evidências de que o treinamento vesical seja uma terapia útil nas incontinências urinárias de urgência e mista.
Reduzir a ingestão de cafeína, parar de fumar, praticar exercícios físicos e tratar a constipação intestinal, comprovadamente, melhora a IUE.
Há evidências de que a eletroestimulação, como monoterapia, melhora a IUE.
A incontinência urinária aos esforços (IUE) é uma patologia que causa forte impacto negativo na qualidade de vida da mulher. Assinale a opção correta em relação a essa doença.
Os slings sintéticos são indicados nas neuropatias descentralizadas, perdas teciduais e fístulas uretrais.
Os mini-slings (slings por incisão única) apresentam eficácia de curto e de médio prazo semelhante aos slings padrão de uretra média.
Os slings transobturatórios, para o tratamento da deficiência uretral intrínseca, têm taxas de sucesso semelhantes aos dos slings pubovaginais no longo prazo.
Há uma leve queda da eficiência dos slings ao longo do tempo, com pequena vantagem do material sintético em relação ao autólogo.
A Associação Americana de Urologia considera a técnica de Burch como procedimento eficaz de longo prazo para o tratamento da IUE.
O estudo urodinâmico é um exame complementar importante no manejo de alterações do trato urinário. Acerca desse exame, assinale a opção correta.
Os gráficos de urofluxometria em pacientes portadores de HPB e estenose uretral são muito semelhantes.
As pesquisas de Griffiths-Schäfer estabeleceram que a contração detrusora é uma resposta ao fluxo urinário e não o contrário.
A obstrução infravesical em mulheres deve ser diagnosticada pela associação de dados clínicos, radiológicos, endoscópicos e urodinâmicos, ocorrendo sempre baixo fluxo e elevada pressão detrusora.
A Sociedade Internacional de Continência (ICS) recomenda definir a etiologia da incontinência urinária de esforço hipermobilidade uretral ou insuficiência esfincteriana com base na pressão de perda sob manobra de Valsalva (VLPP).
Pacientes com bexiga hiperativa sempre apresentam alterações ao estudo urodinâmico.
Com referências às alterações da função do trato urinário inferior, assinale a opção correta.
O adequado esvaziamento vesical por compressão suprapúbica ou por acentuado esforço abdominal deve ser estimulado nos casos de elevado resíduo pós-miccional.
Uma pequena parcela dos pacientes com neuropatia diabética desenvolverá disfunção neurogênica do trato urinário inferior.
Pacientes com lesões medulares acima de T5 e T6 podem evoluir com disreflexia autonômica durante a fase de enchimento no estudo urodinâmico.
Disfunções uretrovesicais são incomuns em pacientes portadores de mielomeningocele.
Há evidências consistentes da eficácia da terapia medicamentosa para a hipocontratilidade detrusora.
Pacientes com distúrbios miccionais constituem um desafio terapêutico. Acerca da bexiga hiperativa (BH), assinale a opção correta.
A neuromodulação sacral invasiva é um método ainda sem comprovação de sua eficácia para o tratamento da bexiga hiperativa refratária.
A bexiga hiperativa é caracterizada por urgência miccional frequentemente associada à polaciúria e noctúria, acompanhada ou não de incontinência urinária.
Os sintomas de BH e a confirmação de hiperatividade detrusora ao estudo urodinâmico contraindicam a realização de slings em pacientes com incontinência urinária aos esforços.
A conversão de uma BH de alta pressão em um reservatório de baixa pressão não deve ser estimulada, pois isso resultaria em elevado resíduo pós-miccional.
A toxina botulínica do tipo A pode ser empregada no tratamento da BH e sua ação faz-se por aumento da liberação da acetilcolina vesical.
Pacientes com sorologia positiva para o vírus da imunodeficiência humana (HIV) podem evoluir com diversas patologias no sistema genitourinário. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A circuncisão não causa impacto negativo sobre a infecção pelo HIV.
Raramente observam-se alterações miccionais em pacientes portadores de infecções avançadas pelo HIV.
Apesar da baixa solubilidade do indinavir e de sua alta excreção urinária, poucos pacientes HIV positivos apresentam cálculos de indinavir.
Pacientes HIV positivos têm a mesma incidência de câncer de testículo que a população masculina não infectada.
Há uma glomerulopatia associada à infecção pelo HIV capaz de causar falência renal conhecida como nefropatia associada ao HIV HIVAN.
Com relação à infertilidade masculina, assinale a opção correta.
A concentração de leucócitos no espermograma acima de 500.000/mL impõe a pesquisa de infecções no trato genital masculino.
A porcentagem de pacientes vasectomizados que recorrem às técnicas de reversão aproxima-se de 20%.
Os resultados de permeabilidade e gravidez após uma vasovasoanastomose são baixos para os casos de obstrução de até três anos.
A idade da parceira apresenta impacto negativo sobre os resultados da gravidez após vaso-vasoanastomose superior ao do tempo de vasectomia.
A vaso-vasoanastomose apresenta custo-efetividade inferior ao das técnicas de reprodução assistida.
O atendimento a casais com dificuldades em conseguirem uma gestação tem sido cada vez mais comum nos consultórios médicos. A respeito da infertilidade masculina, assinale a opção correta.
A não identificação de uma causa para a infertilidade masculina ocorre em casos raros.
A alteração cromossômica mais prevalente em homens inférteis é a síndrome de Klinefelter.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade é a incapacidade de um casal com vida sexual ativa obter uma gestação espontânea em seis meses.
O fator masculino representa 10% das causas de infertilidade conjugal.
As alterações hormonais são a causa primária da infertilidade em 30% dos homens.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...