Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um escolar de sete anos de idade, com peso aferido, havia um mês, de 23 kg, foi levado por sua mãe à emergência hospitalar, pois, segundo ela, a urina do garoto estava escassa e com aspecto escuro. O menino se queixava de dor de cabeça e de vista turva. A mãe relatou, ainda, que, havia duas semanas, a criança apresentara vesículas pustulosas nas pernas, que foram tratadas com antibiótico tópico. Ao exame, o médico observou edema de face e pressão arterial, medida com manguito adequado, de 150 mmHg × 100 mmHg.
Com relação a esse quadro clínico, assinale a opção correta.No primeiro dia de tratamento, essa criança deve ingerir o volume de 1.000 mL de líquidos.
O médico deve administrar hidralazina como anti-hipertensivo de primeira escolha, pois a criança apresenta sintomas neurológicos.
Na dieta dessa criança, o médico pode administrar até quatro gramas de sódio por dia.
Essa criança deve ser mantida em repouso absoluto até que a hematúria desapareça.
Essa criança não necessitava de tratamento com antibiótico, visto estar assintomática do ponto de vista das lesões de pele.
Em consulta pediátrica, a mãe de um menino de quatro anos de idade relatou que o joelho direito de seu filho estava muito inchado, sem ter havido qualquer traumatismo prévio. A criança estava afebril, apresentava bom estado geral e só se queixava de dor no local. O médico puncionou a articulação, com a saída de sangue, e relatou o quadro como hemartrose. Nessa situação, o diagnóstico etiológico mais provável é
osteossarcoma.
hemofilia.
doença de Legg-Calvé-Perthes.
artrite séptica.
púrpura de Henoch-Schönlein.
Um estudante de treze anos de idade apresentou, havia uma semana, febre baixa, mal-estar, adinamia e dores musculares. O histórico vacinal mostrava esquema básico completo, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Ao exame físico, o pediatra observou micropoliadenopatia generalizada, pequena hepatoesplenomegalia, hiperemia de orofaringe e discreto exantema centrípeto. O hemograma completo evidenciou número de leucócitos normais e discreta linfocitose com atipia linfocitária.
Na situação acima apresentada, a hipótese diagnóstica mais provável éestreptococcia.
infecção pelo herpes vírus tipo 2.
parvovirose.
toxoplasmose febril aguda.
rubéola.
Um adolescente de dezoito anos de idade, portador de doença reumática com insuficiência tricúspide, será submetido a procedimento dentário (tratamento do canal) devido à presença de uma cárie.
Nesse caso, a conduta em relação à profilaxia de endocardite bacteriana consiste emadministrar sulfametoxazol-trimetropim por via endovenosa.
administrar ceftriaxona por via intramuscular.
não administrar nenhum antibiótico.
administrar amoxicilina por via oral.
administrar aminoglicosídeo por via intramuscular.
Uma adolescente de catorze anos de idade, branca, procurou seu pediatra, queixando-se de anorexia, astenia e sonolência. Segundo sua mãe, ela menstrua regularmente. Ao exame físico, o pediatra observou estagiamento puberal M5P5, segundo Tanner, e palidez cutâneo-mucosa 3+/4.
Nessa situação, o diagnóstico mais provável éanemia Blackfan-Diamond.
anemia ferropriva.
anemia megaloblástica.
anemia falciforme.
anemia falciforme.
Um escolar queixou-se que, havia um dia, apresentava episódios de tosse seca, sibilância e falta de ar, que, contudo, não limitavam sua atividade física. Ele relatou, ainda, que sofrera episódio semelhante havia seis meses. Ao exame físico, o paciente mostrou-se afebril, responsivo, orientado no tempo e no espaço, com frequência respiratória de 40 irm, frequência cardíaca de 80 bpm e saturação de oxigênio de 96%. Além disso, o médico observou sibilos expiratórios e retrações intercostais leves.
Com base no quadro clínico acima, é correto afirmar que o tratamento mais indicado é o uso debeta-2 agonista de ação curta por via inalatória.
aminofilina por via intravenosa.
corticosteroide por via intravenosa.
oxigênio inalatório.
corticosteroide por via oral.
Um escolar de dez anos de idade apresentava, havia dois meses, episódios de sibilância e dispneia diários, que limitavam sua atividade física. Sua mãe afirmou que ele não conseguia dormir regularmente à noite e que necessitava diariamente de beta-2 agonista para aliviar os sintomas. Uma espirometria apresentou volume expiratório forçado no primeiro segundo de 40% do predito e pico de fluxo expiratório de 50%.
Nessa situação, o paciente em telatem asma grave.
tem asma persistente moderada.
tem asma leve.
tem asma intermitente.
não tem asma.
Um recém-nascido com quatro dias de vida foi levado à emergência pediátrica, porque, até então, não evacuara e apresentava vômitos escuros. Ele nasceu em domicílio, de parto vaginal, com trinta e nove semanas de idade gestacional. Ao exame físico, o médico observou que o recém-nascido estava desidratado e apresentava distensão abdominal. Uma radiografia do abdome mostrou dilatação e espessamento de alça ileal, com níveis hidroaéreos. O paciente foi operado, tendo o cirurgião notado obstrução do segmento ileal por grande quantidade de mecônio espesso e pegajoso.
Nesse caso, a etiologia desse quadro clínico émucoviscidose.
rotação intestinal incompleta.
doença de Hischprung.
atresia em casca de maçã.
pâncreas anular.
Um lactente de oito meses de idade foi levado a um centro médico por sua mãe, pois, segundo ela, havia três meses, a criança apresentava, ao acordar, choro intenso e incessante, dispneia, cianose intensa e perda dos sentidos que melhoravam com a colocação da criança em posição genopeitoral. Durante o exame, o médico escutou um sopro paraesternal esquerdo alto e observou cianose perioral. A radiografia do tórax mostrou o segundo arco côncavo e aspecto em bota do coração.
Nessa situação, é correto afirmar que o diagnóstico mais provável écomunicação interventricular isolada.
transposição dos grandes vasos da base.
ventrículo único.
retorno venoso pulmonar anômalo.
tetralogia de Fallot.
Um adolescente de quinze anos de idade procurou atendimento médico, queixando-se de febre, anorexia, dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia e cefaleia. Segundo ele, após um banho de lagoa, apresentou dermatite urticariforme (eritema, edema, prurido e erupção papular), que persistia havia três semanas, nos membros inferiores. No exame físico, o médico observou hepatomegalia.
Nesse caso, o diagnóstico mais provável éendocardite bacteriana.
calazar.
blastomicose sul-americana.
forma aguda de doença de Chagas.
forma aguda de esquistossomose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...