Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à Síndrome de Heerfordt, assinale a alternativa correta.
Está associada a HLA − DR2.
O acometimento das parótidas não é frequentemente observado.
A presença de úlceras corneanas por exposição está ligada à lesão do nervo óptico.
O tratamento agudo da uveíte é feito através de imunomoduladores.
O glaucoma não está associado à Síndrome de Heerfordt.
Em relação à opacificação capsular pós-cirurgia de catarata:
deve-se à migração de células endoteliais residuais do cristalino sobre a lente implantada.
o descolamento de retina e o aumento da pressão intraocular estão entre os principais riscos associados ao procedimento de Nd: yag laser.
representa uma complicação imediata mais comum da cirurgia de catarata.
a fibrose capsular aparece mais comumente que as pérolas de Elschnig.
a ocorrência de retração vítrea é muito comum após a descarga energética por parte do Nd: yag laser.
Em um paciente portador de homocistinúria, a ectopia lentis é mais frequentemente encontrada
para a câmara anterior.
para a região nasal superior.
para o vítreo.
para baixo.
não há deslocamento do cristalino.
O primeiro sinal clínico na retinopatia diabética aparece em
microaneurismas.
hemorragias intra-retinianas.
exsudatos duros.
exsudatos moles.
edemas retinianos.
O estrabismo é um obstáculo ao normal desenvolvimento das funções visuais porque, enquanto um olho está dirigido para o ponto de interesse de fixação (chamado olho fixador), o outro está voltado para diferente ponto do espaço (chamado olho desviado). A(s) principal(is) consequência(s) funcional(is) do estrabismo não tratado na criança é(são)
I. ambliopia;
II. anisometropia;
III.perda de estereopsia.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
A retinopatia é das complicações mais comuns e está presente tanto no diabetes tipo 1 quanto no tipo 2, especialmente em pacientes com longo tempo de doença e mau controle glicêmico. Sobre a retinopatia diabética, marque a alternativa INCORRETA.
A síndrome de Stevens-Johnson pode ser definida como uma afecção inflamatória aguda, febril e autolimitada, com duração aproximada de duas a quatro semanas, que afeta a pele e a membrana mucosa. A síndrome inicia-se geralmente após o uso de medicações ou ocorrência de infecções e, provavelmente, apresenta etiopatogenia autoimune. Na síndrome de Stevens-Johnson, a estrutura ocular mais comprometida é
A síndrome da rubéola congênita é uma importante complicação da infecção pelo vírus da rubéola durante a gestação, principalmente no primeiro trimestre, podendo comprometer o desenvolvimento do feto e causar aborto, morte fetal e anomalias congênitas. As manifestações clínicas da síndrome da rubéola congênita podem ser transitórias, permanentes ou tardias. É(São) manifestação(ões) que faz(em) parte da síndrome da rubéola congênita
I. surdez;
II. catarata;
III.cardiopatia;
IV.retardo mental.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
Os sinais e os sintomas do retinoblastoma dependem do seu tamanho e localização, sendo o mais comum a leucocoria, também chamada de reflexo do olho do gato. Outras manifestações incluem estrabismo, hiperemia conjuntival, cegueira e glaucoma. Quando o tumor se torna extraocular, apresenta-se frequentemente como uma massa orbitária com proptose e, quando há metástase para o sistema nervoso central, pode cursar com, EXCETO:
No que se refere à doença ocular não infecciosa relacionada ao HIV, assinale a opção correta.
O carcinoma de células escamosas em pacientes HIV positivos ocorre, geralmente, em idade muito mais precoce do que nos pacientes HIV negativos e costuma ser particularmente mais agressivo.
Geralmente, o sarcoma de Kaposi apresenta-se como um nódulo vermelho ou púrpura, ricamente vascularizado, localizado na órbita e raramente nas pálpebras ou carúncula.
O envolvimento intraocular pelo sarcoma de Kaposi, raro no paciente imunocompetente, é comum no paciente infectado pelo HIV.
Em pacientes infectados pelo HIV, o carcinoma de células escamosas conjuntival ocorre mais comumente na conjuntiva tarsal.
O envolvimento ocular ocorre na maioria dos pacientes com linfomas primários do sistema nervoso central de células B, neoplasia considerada oportunista que pode complicar o curso da AIDS.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...