Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à progressão e ao sistema de estadiamento da insuficiência cardíaca (IC), julgue os itens a seguir.
Um paciente com histórico prévio de hipertensão arterial sistêmica que não apresenta lesão estrutural cardíaca é classificado no estágio A da IC.
Com base nas informações acima, julgue o próximo item.
A análise do gráfico de meta-análise permite concluir que os indivíduos com hipertensão arterial mascarada não apresentam maior risco de apresentar eventos cardiovasculares, quando comparados com indivíduos normotensos e(ou) indivíduos com hipertensão arterial tratados e(ou) indivíduos com hipertensão arterial não tratados.
Com relação à hipertensão arterial mascarada, julgue o item a seguir.
A hipertensão arterial mascarada é diagnosticada quando se verificam valores anormais na medida da pressão arterial no consultório (iguais ou acima de 140 mmHg x 90 mmHg) e valores normais de pressão arterial por meio da monitorização ambulatorial da pressão arterial durante o período de vigília (iguais ou abaixo de 135 mmHg x 85 mHg) ou pela monitorização residencial da pressão arterial com valores iguais ou abaixo de 135 mmHg x 85 mm Hg.
A figura a seguir representa uma tira de ritmo eletrocardiográfico registrada na derivação D2, velocidade do papel igual a 25 mm/s e calibração de 1 cm = 1 mV.
Com base na figura acima, julgue os itens seguintes.
O uso de quinidina, disopiramida, sotalol, haloperidol, eritromicina, diltiazem e verapamil pode induzir a ocorrência da arritmia evidenciada na tira de ritmo eletrocardiográfico.
A figura a seguir representa uma tira de ritmo eletrocardiográfico registrada na derivação D2, velocidade do papel igual a 25 mm/s e calibração de 1 cm = 1 mV.
Com base na figura acima, julgue os itens seguintes.
A arritmia apresentada no traçado está associada à ocorrência da síndrome do QT longo, congênita ou adquirida.
Julgue os itens que se seguem, relativos às miocardites.
A ressonância magnética nuclear cardiovascular vem sendo utilizada como ferramenta diagnóstica não invasiva útil na avaliação de pacientes com suspeita clínica de miocardite, pois permite visibilizar a localização, o grau de atividade e a extensão do processo inflamatório e fibrótico do miocárdio.
Julgue os itens que se seguem, relativos às miocardites.
Em pacientes com diagnóstico de miocardite aguda, a arritmia cardíaca mais frequente é o flutter atrial, com condução atrioventricular variável.
Com relação a anomalia de Ebstein, julgue os itens subsecutivos.
Alguns pacientes com essa doença cardíaca apresentam eletrocardiograma com padrão de Wolff-Parkinson-White, frequentemente do tipo B, com ondas delta negativas nas derivações precordiais direitas.
Com relação a anomalia de Ebstein, julgue os itens subsecutivos.
Nessa cardiopatia, considerando as fases iniciais da vida, as manifestações clínicas mais frequentes são a insuficiência cardíaca e as arritmias cardíacas.
Uma jovem de vinte e seis anos de idade foi atendida no ambulatório de cardiologia, relatando que, havia cinco meses, apresentava dispneia aos esforços e, mais recentemente, acordava com intensa falta de ar, necessitando ficar sentada na cama para conseguir conciliar o sono. Informou que, nas quatro últimas semanas, passou a apresentar desconforto na região do hipocôndrio direito, sensação de empachamento pós-prandial e início de rouquidão, além de edema de membros inferiores, mais acentuado no final da tarde. Ao exame clínico, foi observado que a paciente apresentava dispneia, tolerando pouco o decúbito dorsal, estava afebril, acianótica, consciente, pressão arterial de 100 mmHg x 68 mmHg (no membro superior direito, na posição sentada), com frequência cardíaca de 68 bpm. Seu exame cardiovascular mostrou precórdio calmo, ictus cordis visível e palpável no 5.o espaço intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular esquerda, normoimpulsivo, discreta impulsão sistólica na região paraesternal esquerda baixa e na região epigástrica. À ausculta, percebeu-se ritmo cardíaco regular em dois tempos, hiperfonese da segunda bulha em foco pulmonar, primeira bulha hiperfonética em focos de ponta, presença de estalido de abertura da mitral, sopro diastólico (grau III de Levine) protomesodiastólico, em ruflar, com reforço présistólico, mais bem audíveis em foco mitral, presença de sopro sistólico, holossistólico, suave, mais bem audível em foco tricúspide, intensificado pela manobra de Müller, sem irradiação, pulsos periféricos palpáveis e simétricos, presença de turgência jugular à direita (com cabeceira do leito a 30º), com onda V gigante e presença de refluxo pedojugular. O exame respiratório não mostrou anormalidades. O exame do abdome evidenciou dor à palpação do hipocôndrio direito, com fígado palpável, 3 cm abaixo da borda costal direita, liso, borda romba, doloroso, com pulso hepático. Verificou-se a presença de edema, com sinal de Godet, nos membros inferio
Na projeção PA do radiograma de tórax, as linhas B de Kerley são imagens lineares retilíneas, densas, curtas, horizontais, frequentemente visibilizadas nas regiões inferiores dos campos pulmonares, que decorrem de espessamento dos septos interlobulares dos pulmões e expressam edema pulmonar intersticial associado ao incremento da pressão capilar pulmonar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...