Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que relaciona corretamente o fármaco com suas indicações.
amantadina: sintomas extrapiramidais, transtornos ansiosos e tratamento da infecção por influenza
biperideno: sintomas extrapiramidais, acatisia e insônia
bupropiona: transtornos fóbicos, cessação do tabagismo e depressão maior
clonidina: TDAH, transtorno de estresse pós-traumático e depressão maior
propanolol: tremor induzido por lítio, comportamento agressivo e acatisia
Maria é uma paciente de quarenta e cinco anos de idade que desenvolveu um episódio depressivo no contexto de sua separação conjugal. Após o divórcio, ela passou a evitar atividades antes prazerosas e a interpretar eventos de sua vida diária de um ponto de vista negativo. Em seu tratamento psicoterápico, têm sido utilizados formulários de registro de pensamentos, exame das evidências, programação de atividades e psicoeducação.
Com relação ao caso clínico apresentado, assinale a opção que indica a psicoterápica a que Maria está sendo submetida.terapia do tipo Gestalt
terapia cognitivo-comportamental
terapia interpessoal
terapia psicodinâmica
terapia holística
Assinale a opção que indica fator de predição de boa resposta ao lítio no transtorno afetivo bipolar.
mania eufórica ou pura
abuso de substâncias
depressão seguida de mania
traços de personalidade borderline
ciclagem rápida
Com relação as características de personalidade, assinale a opção que apresenta aquelas classicamente associadas à epilepsia ou síndrome de Geschwind.
formação de vínculos afetivos intensos e pobreza de discurso
hipergrafia e circunstancialidade
hiporreligiosidade e hipersexualidade
inibição social e pensamento vago
placidez e embotamento
A respeito das alterações da linguagem, assinale a opção correta.
A alexia é a perda da capacidade de escrita.
Glossolalia é a repetição automática e estereotipada pelo paciente da última ou das últimas palavras que ele próprio emitiu em seu discurso.
A disfemia é a alteração da linguagem falada sem qualquer lesão ou disfunção orgânica, determinada por conflitos e fatores psicogênicos.
A afasia ocorre principalmente por fatores psicogênicos.
A agrafia é a perda da capacidade de leitura.
Acerca da psicopatologia da afetividade, assinale a opção correta.
As emoções são estados afetivos extremamente intensos, que dominam a atividade psíquica como um todo, captando e dirigindo a atenção e o interesse do indivíduo.
O nojo é um sentimento da esfera da tristeza.
O humor está associado a conteúdos intelectuais, valores, representações e, em geral, não implica concomitantes somáticos.
O afeto é definido como a qualidade e o tônus emocional que acompanha uma ideia ou representação mental.
Os sentimentos podem ser definidos como reações afetivas agudas, momentâneas, desencadeadas por estímulos significativos.
Texto para as questões 31 e 32
Um homem com sessenta e cinco anos de idade possui histórico de três episódios depressivos nos últimos 10 anos. Ele obteve remissão de todos os episódios com uso de farmacoterapia por cerca de um ano. Todos os episódios foram graves, acompanhados de risco de suicídio, e se desenvolveram em um contexto de importante estressor psicossocial. Durante acompanhamento ambulatorial foi identificado um novo episódio depressivo grave com presença de pensamentos ocasionais de suicídio, sem plano específico. O paciente tem bom suporte familiar e a internação não foi considerada necessária naquele momento. Diferentemente dos episódios anteriores, no atual a família não identifica fatores estressores que podem ter funcionado como gatilho. Sua história médica é positiva para hipertensão arterial sistêmica de difícil controle e arritmia atrial.Ainda com relação à situação hipotética descrita, assinale a opção correta.
A idade do paciente é um fator protetor quanto ao risco de suicídio.
O tratamento psicoterápico associado à farmacoterapia tem se mostrado ineficaz nos casos de depressão recorrente.
Um estabilizador de humor deve ser associado ao antidepressivo, pois se trata, provavelmente, de um quadro de transtorno bipolar não diagnosticado.
Caso um ISRS tenha sido escolhido, deve ser usado por 12 meses e retirado gradualmente ao longo de várias semanas.
Caso tenha boa resposta com farmacoterapia, deve fazer uso da medicação por vários anos ou indefinidamente.
Texto para as questões 31 e 32
Um homem com sessenta e cinco anos de idade possui histórico de três episódios depressivos nos últimos 10 anos. Ele obteve remissão de todos os episódios com uso de farmacoterapia por cerca de um ano. Todos os episódios foram graves, acompanhados de risco de suicídio, e se desenvolveram em um contexto de importante estressor psicossocial. Durante acompanhamento ambulatorial foi identificado um novo episódio depressivo grave com presença de pensamentos ocasionais de suicídio, sem plano específico. O paciente tem bom suporte familiar e a internação não foi considerada necessária naquele momento. Diferentemente dos episódios anteriores, no atual a família não identifica fatores estressores que podem ter funcionado como gatilho. Sua história médica é positiva para hipertensão arterial sistêmica de difícil controle e arritmia atrial.Com base no caso clínico relatado acima, assinale a opção correta.
Venlafaxina e bupropiona também estão indicados como primeira escolha.
O tratamento de escolha envolve o uso de um ISRS com dose escalonada progressivamente a depender dos efeitos colaterais.
Deve-se prescrever um ISRS associado a carbonato de lítio, para que o risco de suicídio seja reduzido.
É obrigatório o tratamento com terapia de base analítica, para que conflitos psíquicos inconscientes sejam abordados e resolvidos, pois estes são provavelmente a causa das recaídas frequentes.
Tendo em vista a gravidade do quadro depressivo, a primeira escolha deve ser um antidepressivo tricíclico em alta dose.
No que se refere às doenças mentais que ocorrem no puerpério, infância e adolescência e o retardo mental, julgue os itens subsequentes.
Pica é um transtorno de comportamento alimentar que pode ocorrer em crianças e adolescentes e consiste em consumo de substâncias não nutritivas por, pelo menos, um mês.
No que se refere às doenças mentais que ocorrem no puerpério, infância e adolescência e o retardo mental, julgue os itens subsequentes.
Um exame complementar útil para avaliação da inteligência de crianças é o teste de QI. Segundo o DSM IV, podem-se classificar os níveis de retardo mental de acordo com a pontuação obtida nesse teste. Para o diagnóstico de retardo mental severo, o QI deve variar entre 25-30 e 40-45.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...