Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões de 31 a 33
Um homem com cinquenta e cinco anos de idade, procedente do estado do Tocantins, onde trabalhava como agricultor, relatou dispneia progressiva, iniciada havia cinco meses, associada à tosse pouco produtiva, com escarro amarelado, cerca de 50 ml ao dia. O paciente relatou tabagismo de 35 maços/ano. Além da dispneia, o exame físico evidenciou emagrecimento, leve cianose, crepitações bilaterais e sibilância discreta, sem outros achados. A radiografia do tórax mostrou opacidades peri-hilares bilaterais com certa simetria, tipo retículo-nodular, que ocupavam campos pulmonares médios e inferiores, além de uma pequena lesão cavitária. A biópsia revelou inflamação e fibrose, formação de granulomas e elementos ovalados tipo Mickey Mouse.Ainda com relação ao quadro clínico apresentado, é correto afirmar que a conduta mais adequada a esse caso é
administrar rifampicina, etambutol, isoniazida e pirazinamida.
administrar itraconazol 100 mg, duas vezes ao dia, por, no mínimo, seis meses.
coletar lavado bronco-alveolar para culturas de micobactérias e fungos.
repetir a biópsia, separando-se fragmento para culturas.
iniciar a corticoterapia imediatamente com prednisona 60 mg, associada à profilaxia com isoniazida.
Texto para as questões de 31 a 33
Um homem com cinquenta e cinco anos de idade, procedente do estado do Tocantins, onde trabalhava como agricultor, relatou dispneia progressiva, iniciada havia cinco meses, associada à tosse pouco produtiva, com escarro amarelado, cerca de 50 ml ao dia. O paciente relatou tabagismo de 35 maços/ano. Além da dispneia, o exame físico evidenciou emagrecimento, leve cianose, crepitações bilaterais e sibilância discreta, sem outros achados. A radiografia do tórax mostrou opacidades peri-hilares bilaterais com certa simetria, tipo retículo-nodular, que ocupavam campos pulmonares médios e inferiores, além de uma pequena lesão cavitária. A biópsia revelou inflamação e fibrose, formação de granulomas e elementos ovalados tipo Mickey Mouse.De acordo com o caso clínico acima apresentado, assinale a opção correta.
Há micobacteriose atípica apenas em pacientes infectados pelo HIV.
A presença de fibrose, no exame histopatológico, afasta o diagnóstico de infecção bacteriana ou fúngica.
A presença de lavado bronco-alveolar negativo para BAAR afasta o diagnóstico de tuberculose.
A sorologia para paracoccidioidomicose apresenta baixa especificidade.
O isolamento de Histoplasma sp em lavado bronco-alveolar é critério suficiente para histoplasmose.
Texto para as questões de 31 a 33
Um homem com cinquenta e cinco anos de idade, procedente do estado do Tocantins, onde trabalhava como agricultor, relatou dispneia progressiva, iniciada havia cinco meses, associada à tosse pouco produtiva, com escarro amarelado, cerca de 50 ml ao dia. O paciente relatou tabagismo de 35 maços/ano. Além da dispneia, o exame físico evidenciou emagrecimento, leve cianose, crepitações bilaterais e sibilância discreta, sem outros achados. A radiografia do tórax mostrou opacidades peri-hilares bilaterais com certa simetria, tipo retículo-nodular, que ocupavam campos pulmonares médios e inferiores, além de uma pequena lesão cavitária. A biópsia revelou inflamação e fibrose, formação de granulomas e elementos ovalados tipo Mickey Mouse.Diante do caso clínico acima apresentado, o provável diagnóstico desse paciente é de
pneumonia de hipersensibilidade crônica.
tuberculose pulmonar.
micobacteriose atípica.
paracoccidioidomicose.
histoplasmose.
No que se refere às competências dos médicos que prestam assistência médica ao trabalhador, independentemente de especialidade ou local em que atuem, julgue os itens de 117 a 120. Cabe à empresa informar no perfil profissiográfico previdenciário (PPP) o diagnóstico, conforme Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), do exame alterado, pois trata-se de notificação compulsória que deve constar na comunicação de acidente do trabalho (CAT), situação para a qual a medicina do trabalho não pode se opor sob quaisquer argumentos, até porque a enfermagem do trabalho poderá fazê-lo também.
No que se refere às competências dos médicos que prestam assistência médica ao trabalhador, independentemente de especialidade ou local em que atuem, julgue os itens de 117 a 120. Cabe ao médico do trabalho fornecer atestados, em conformidade com as normas de recursos humanos da empresa que o tenha contratado, bem como pareceres para o afastamento do trabalho sempre que necessário, dado que o repouso, o acesso à terapia e o afastamento de determinados agentes agressivos fazem parte do tratamento.
No que se refere às competências dos médicos que prestam assistência médica ao trabalhador, independentemente de especialidade ou local em que atuem, julgue os itens de 117 a 120. Deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo iminente, podendo fazê-lo, é crime, assim, qualquer pessoa, principalmente o médico, que deixe de prestar ou providenciar ajuda à vítima, comete crime de omissão de socorro, desde que esteja direta ou indiretamente relacionada à causa do evento.
No que se refere às competências dos médicos que prestam assistência médica ao trabalhador, independentemente de especialidade ou local em que atuem, julgue os itens de 117 a 120. Compete ao médico assistir o trabalhador, elaborar seu prontuário médico e fazer todos os encaminhamentos devidos, incluindo aqueles necessários à gestão e definidos pela empresa no tocante ao perfil nosológico laboral ante aos controles administrativos de absenteísmos, definidos pela empresa.
Com base nos dados das tabelas acima, julgue os itens subsecutivos.
Trabalhar no setor de limpeza e conservação constitui fator de proteção aos níveis anormais de colesterol LDL.
Com base nos dados das tabelas acima, julgue os itens subsecutivos.
A fração atribuível ao setor de segurança, também chamada fração etiológica, é a proporção entre os casos desse setor (10 a cada 100 servidores) com todos os casos de colesterol LDL anormal (20 a cada 100 servidores), o que resulta em 50%.
Com base nos dados das tabelas acima, julgue os itens subsecutivos.
A moda dos resultados dos exames é 130 mg/dL.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...