Lista completa de Questões de Medicina do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sob a denominação doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), uma das afecções mais frequentemente registradas na prática médica, são agrupadas distintas apresentações clínicas. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens. A maioria dos pacientes com predomínio de manifestações atípicas da DRGE apresenta esofagite endoscópica.
Com base nessas informações e na figura apresentada acima, que mostra o resultado do eletrocardiograma (com calibração padrão) desse paciente, julgue os itens subsecutivos.
O diagnóstico provável para o referido paciente é de angina instável de recente começo.Com base nessas informações e na figura apresentada acima, que mostra o resultado do eletrocardiograma (com calibração padrão) desse paciente, julgue os itens subsecutivos.
Para reduzir o risco de morte do referido paciente, é recomendada a administração imediata do nitrato, pela via sublingual.Julgue os itens que se seguem, relativos à meningite. Deve-se suspeitar de doença meningocócica em indivíduos com prostração acentuada, palidez, toxemia, exantema petequial ou sufusões hemorrágicas, ainda que não haja sinais de irritação meníngea.
Julgue os itens que se seguem, relativos à meningite. Os profissionais de saúde que tiveram contato com paciente com suspeita de doença meningocócica devem receber rotineira e imediatamente quimioprofilaxia com ampicilina.
Julgue os itens a seguir, a respeito da notificação de doença ou agravo à saúde à autoridade sanitária por profissionais de saúde, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes. A notificação de uma patologia que conste da lista nacional de agravos de notificação compulsória deve ser realizada após a devida confirmação clínica e laboratorial do caso. Esse tipo de notificação, denominada notificação positiva, funciona como um indicador de eficiência do sistema de informações.
Julgue os itens a seguir, a respeito da notificação de doença ou agravo à saúde à autoridade sanitária por profissionais de saúde, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes. Botulismo, casos agudos de doença de Chagas, febre maculosa, sífilis congênita, síndrome da rubéola congênita e tularemia constam da lista nacional de agravos de notificação compulsória.
Com relação ao hipotireoidismo subclínico (HSC), julgue os próximos itens. São condições essenciais para o diagnóstico do HSC a presença elevada de TSH (thiroyd stimulating hormone) e concentrações séricas reduzidas dos hormônios tireoidianos, associadas à ausência de sintomas.
Com relação ao hipotireoidismo subclínico (HSC), julgue os próximos itens. O risco cardiovascular é aumentado em pacientes com mais de setenta anos de idade, portadores de HSC e que apresentem valores de TSH superiores ao limite da normalidade. Sendo esses pacientes tratados com reposição de levotiroxina, há redução do risco de eventos cardiovasculares e de morte.
As doenças consideradas relevantes no diagnóstico diferencial entre síndrome do túnel do carpo e DORT são as seguintes:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...