Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da abordagem dos pacientes com DRC em tratamento conservador, julgue os itens seguintes. Pacientes com DRC devem ser encaminhados ao nefrologista quando a taxa de filtração glomerular for menor que 30 mL/min por 1,73 m² a fim de que se discuta e, potencialmente, se planeje a terapia renal substitutiva.
Acerca da abordagem dos pacientes com DRC em tratamento conservador, julgue os itens seguintes. Entre as desordens que podem decorrer em consequência da perda de função renal, incluem-se as do balanço hidroeletrolítico, tais como sobrecarga de volume, hipocalemia, alcalose metabólica e hipofosfatemia; bem como as anormalidades relacionadas à disfunção sistêmica, tais como anorexia, náuseas, vômitos, fadiga, hipertensão, anemia, malnutrição, hiperlipidemia e doença óssea.
A respeito da associação entre disfunção renal e sangramento, julgue os próximos itens. O sangramento urêmico normalmente se apresenta juntamente com equimoses, púrpura, epistaxe e sangramento em sítios de punção devido à disfunção plaquetária. Essa disfunção é resultado de mudanças complexas que incluem disfunção do fator de von Willebrand, diminuição da produção de tromboxane, aumento dos níveis de AMP cíclico e GMP cíclico, toxinas urêmicas, anemia e grânulos plaquetários alterados, todos necessários para a adequada agregação plaquetária.
A respeito da associação entre disfunção renal e sangramento, julgue os próximos itens. A correção da disfunção plaquetária é necessária em pacientes com sangramento ativo ou que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos. Sabe-se que tanto a diálise peritoneal quanto a hemodiálise melhoram a disfunção plaquetária.
Com relação à glomerulopatia colapsante (GC), julgue os itens subsecutivos. No glomérulo normal, os podócitos apresentam fenótipo característico com expressão WT-1, além de outras proteínas como podocina, sinaptopodina, podocalicina, nefrina e proteína 1 do epitélio glomerular. Na GC ocorre a perda desses marcadores de diferenciação e o glomérulo pode assumir um estado proliferativo de desdiferenciação.
Com relação à glomerulopatia colapsante (GC), julgue os itens subsecutivos. Entre as causas conhecidas da GC, a infecção pelo HIV é a mais frequente. No entanto, outras infecções que não o HIV têm sido associadas à GC, tais como parvovírus B19, citomegalovírus, vírus hepatitis C, HTLV-1, leishmaniose visceral e Mycobacterium tuberculosis.
Com relação à glomerulopatia colapsante (GC), julgue os itens subsecutivos. O colapso glomerular, associado a hipertrofia podocitária ou hiperplasia na microscopia óptica, contribui para a confirmação do diagnóstico da GC. Por isso, devido ao prognóstico desfavorável, conforme classificação de Columbia, ao menos 50% dos glomérulos deve estar em colapso para o diagnóstico da GC, o que substitui qualquer outra forma de glomeruloesclerose segmentar e focal (GESF).
Proteinúria e albuminúria são marcadores de doença renal que podem ser quantificados por meio da coleta de urina de vinte e quatro horas ou pela relação proteína/creatinina e albumina/creatinina em amostra de urina. Com relação a proteinúria pós-transplante, julgue os itens subsequentes. O guideline KDIGO sugere a monitorização da proteinúria como rotina no acompanhamento pós-transplante renal, bem como recomenda a realização da biópsia do aloenxerto renal para os casos de proteinúria não explicada acima de 3 gramas em vinte e quatro horas.
Proteinúria e albuminúria são marcadores de doença renal que podem ser quantificados por meio da coleta de urina de vinte e quatro horas ou pela relação proteína/creatinina e albumina/creatinina em amostra de urina. Com relação a proteinúria pós-transplante, julgue os itens subsequentes. O uso de inibidores de mTOR (mammalian target for rapamycin) tem sido associado à proteinúria pós-transplante em vários estudos. Portanto, recomenda-se evitar a utilização desses inibidores independentemente da taxa de excreção urinária de proteína do receptor
Proteinúria e albuminúria são marcadores de doença renal que podem ser quantificados por meio da coleta de urina de vinte e quatro horas ou pela relação proteína/creatinina e albumina/creatinina em amostra de urina. Com relação a proteinúria pós-transplante, julgue os itens subsequentes. A recorrência da doença glomerular primária, que tem como sua principal manifestação a proteinúria, é uma importante causa de morbidade e perda do enxerto tanto em adultos quanto em crianças. Entre as glomerulopatias, a glomerulopatia mesangiocapilar (ou membranoproliferativa GNMP) é de grande interesse atualmente devido à possibilidade de diferenciação entre os subtipos da doença que apresentam diferentes taxas de recorrência e impacto na sobrevida do enxerto. Pacientes com GNMP tipo II têm 80% de taxa de recorrência, com 30% de perda do enxerto renal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...