Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, relativos à fisiologia do sistema renina-angiotensina-aldosterona.
No que se refere às modalidades de terapia renal substitutiva, tais como a hemodiálise e a diálise peritoneal, julgue os itens subsecutivos. Os pacientes submetidos às sessões de hemodiálise por quatro horas ou mais, três vezes por semana, apresentam maior risco de mortalidade quando comparados aos pacientes dialisados por um tempo menor do que três horas e meia, três vezes por semana.
No que se refere às modalidades de terapia renal substitutiva, tais como a hemodiálise e a diálise peritoneal, julgue os itens subsecutivos. A variabilidade dos níveis de hemoglobina não interfere na taxa de mortalidade de pacientes portadores de doença renal crônica em terapia dialítica.
No que se refere às modalidades de terapia renal substitutiva, tais como a hemodiálise e a diálise peritoneal, julgue os itens subsecutivos. Em pacientes submetidos à diálise, o fator desnutrição não contribui, no início do tratamento, para o aumento da mortalidade desses pacientes.
No que se refere às modalidades de terapia renal substitutiva, tais como a hemodiálise e a diálise peritoneal, julgue os itens subsecutivos. Em pacientes submetidos à diálise, a qualidade de vida nos cinco anos de sobrevida é melhor para pacientes portadores de nefropatia diabética se comparados à sobrevida de indivíduos portadores de doenças glomerulares, doença renal policística (DRP) intermediária ou doença renal induzida por hipertensão.
No que se refere às modalidades de terapia renal substitutiva, tais como a hemodiálise e a diálise peritoneal, julgue os itens subsecutivos. A doença cardiovascular e a infecção são as duas principais causas de morte dos pacientes submetidos à hemodiálise e à diálise peritoneal.
No que se refere às modalidades de terapia renal substitutiva, tais como a hemodiálise e a diálise peritoneal, julgue os itens subsecutivos. Como o Kt /Vurea, por definição, se correlaciona inversamente com o volume, um baixo Kt/Vurea pode representar excesso de fluido corporal total bem como depuração de soluto inadequada.
Com relação às alterações renais que podem estar presentes em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES), julgue os itens subsequentes. Dosagens de anti-DNA elevados e níveis baixos do complemento (C3 e C4) geralmente indicam lúpus ativo, particularmente nefrite lúpica.
Com relação às alterações renais que podem estar presentes em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES), julgue os itens subsequentes. Depósitos glomerulares que predominam IgG, mas contêm IgA, IgM, C3 e C1q, ou seja, um padrão de imunofluorescência full house, é exclusivo para nefrite lúpica classe IIIb e IV.
Com relação às alterações renais que podem estar presentes em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES), julgue os itens subsequentes. Em praticamente todos os pacientes com nefrite lúpica classe IV, forma mais comum e mais grave de nefrite lúpica, é identificada a presença de hematúria e proteinúria, acompanhadas de síndrome nefrótica, hipertensão arterial e redução na taxa de filtração glomerular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...