Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, referentes à doença glomerular. A vasculite ANCA-positiva é a causa mais comum do complexo glomerulonefrite associada à hemorragia pulmonar, seguida de doença anticorpo anti-membrana basal glomerular.
Julgue os itens a seguir, referentes à doença glomerular. Teste positivo de anticorpos para receptor de fosfolipase A2 (anti-PLA2R) no momento da realização da biópsia renal é patognomônico de glomerulonefrite membranosa primária.
Julgue os itens a seguir, referentes à doença glomerular. Na nefropatia da membrana basal fina (hematúria familiar benigna), as infecções de vias aéreas respiratórias superiores não alteram a intensidade da hematúria.
Com relação à doença renal diabética, julgue os itens seguintes. As principais classes de drogas renoprotetoras conhecidas são: beta-bloqueadores e bloqueadores de canais de cálcio diidropiridínicos.
Com relação à doença renal diabética, julgue os itens seguintes.
Entre as principais medidas que retardam a progressão da nefropatia diabética incluem-se o controle da glicemia, a restrição proteica na dieta e a terapia anti-hipertensiva.
Com relação à doença renal diabética, julgue os itens seguintes. Na nefropatia diabética, a glomeruloesclerose pode resultar tanto de hipertensão intraglomerular induzida pela vasodilatação renal quanto de lesão isquêmica induzida pelo estreitamento hialino dos vasos sanguíneos que alimentam os glomérulos.
Com relação à doença renal diabética, julgue os itens seguintes. A glomerulosclerose nodular é uma manifestação histopatológica que ocorre somente em casos de nefropatia diabética.
Retenção de fosfato e hiperparatireoidismo secundário estão na base das alterações bioquímicas que caracterizam o distúrbio mineral ósseo da doença renal crônica (DMO-DRC). O hiperparatireoidismo secundário começa precocemente no curso da DRC e o seu surgimento está relacionado à resposta a uma série de anomalias que iniciam e mantêm o aumento da secreção do PTH. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 74 a 78. Na regulação da função da glândula paratireoide, a administração de um agente calcimimético aumenta a sensibilidade do receptor de cálcio extracelular e ajuda a diminuir a secreção de PTH produzida pela glândula paratireoide.
Retenção de fosfato e hiperparatireoidismo secundário estão na base das alterações bioquímicas que caracterizam o distúrbio mineral ósseo da doença renal crônica (DMO-DRC). O hiperparatireoidismo secundário começa precocemente no curso da DRC e o seu surgimento está relacionado à resposta a uma série de anomalias que iniciam e mantêm o aumento da secreção do PTH. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 74 a 78. No início da DRC, há aumento da expressão de receptores de vitamina D, receptores de cálcio e receptores dos fatores de crescimento de fibroblastos.
Retenção de fosfato e hiperparatireoidismo secundário estão na base das alterações bioquímicas que caracterizam o distúrbio mineral ósseo da doença renal crônica (DMO-DRC). O hiperparatireoidismo secundário começa precocemente no curso da DRC e o seu surgimento está relacionado à resposta a uma série de anomalias que iniciam e mantêm o aumento da secreção do PTH. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 74 a 78. Baixas concentrações de calcitriol aumentam a secreção do PTH por meio de mecanismos diretos e indiretos. Os efeitos indiretos sobre o PTH ocorrem devido à diminuição da absorção intestinal de cálcio, o que resulta em hipocalcemia, que, por sua vez, estimula a secreção de PTH.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...