Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Proteinúria e albuminúria são marcadores de doença renal que podem ser quantificados por meio da coleta de urina de vinte e quatro horas ou pela relação proteína/creatinina e albumina/creatinina em amostra de urina. Com relação a proteinúria pós-transplante, julgue os itens subsequentes. Entre as causas da presença de proteinúria no período pós-transplante, incluem-se a proteinúria residual dos rins nativos, a nefropatia crônica do enxerto e a doença glomerular recorrente ou glomerulopatia de novo.
Proteinúria e albuminúria são marcadores de doença renal que podem ser quantificados por meio da coleta de urina de vinte e quatro horas ou pela relação proteína/creatinina e albumina/creatinina em amostra de urina. Com relação a proteinúria pós-transplante, julgue os itens subsequentes. Para que haja sua redução, a proteinúria deve ser tratada de modo agressivo, sendo importante a combinação de diferentes abordagens. Portanto, além da prescrição dos bloqueadores do receptor da angiotensina (BRA) ou dos IECA, também devem ser adotadas medidas para controle e redução de peso (quando indicado), suspensão do tabagismo, controle do perfil lipídico e controle da pressão arterial.
No transplante renal, a medicação imunossupressora de manutenção visa prevenir a rejeição aguda e a deterioração da função do enxerto. O tratamento é iniciado antes ou no momento do transplante, e pode ou não ser ministrado com a terapia de indução. Os agentes são utilizados em combinação suficiente para alcançar a imunossupressão, o que minimiza a toxicidade associada a esses agentes. O tacrolimo é um dos fármacos mais utilizados nos regimes imunossupressores, sendo indicado nos transplantes de rim adulto e pediátrico, bem como no transplante de outros órgãos. Acerca dos inibidores de calcineurina, julgue os itens que se seguem. Embora haja relatos de hipercalemia neonatal transitória, ainda que sem um padrão específico de malformações fetais, a incidência de casos em pacientes que utilizam ciclosporina ou tacrolimo é de aproximadamente 5%, muito semelhante ao da população geral, o que permite o uso desses inibidores durante a gestação.
No transplante renal, a medicação imunossupressora de manutenção visa prevenir a rejeição aguda e a deterioração da função do enxerto. O tratamento é iniciado antes ou no momento do transplante, e pode ou não ser ministrado com a terapia de indução. Os agentes são utilizados em combinação suficiente para alcançar a imunossupressão, o que minimiza a toxicidade associada a esses agentes. O tacrolimo é um dos fármacos mais utilizados nos regimes imunossupressores, sendo indicado nos transplantes de rim adulto e pediátrico, bem como no transplante de outros órgãos. Acerca dos inibidores de calcineurina, julgue os itens que se seguem. Apesar de os mecanismos de ação do tacrolimo e da ciclosporina inibidores de calcineurina serem semelhantes, eles apresentam diferenças na toxicidade não renal. Diabetes pós-transplante, cefaleia, diarreia, hiperplasia gengival e hirsutismo são efeitos colaterais mais comumente observados com o uso de tacrolimo; já a ciclosporina está especialmente associada com hiperlipidemia, hipertensão arterial, neurotoxicidade e hipomagnesemia.
No transplante renal, a medicação imunossupressora de manutenção visa prevenir a rejeição aguda e a deterioração da função do enxerto. O tratamento é iniciado antes ou no momento do transplante, e pode ou não ser ministrado com a terapia de indução. Os agentes são utilizados em combinação suficiente para alcançar a imunossupressão, o que minimiza a toxicidade associada a esses agentes. O tacrolimo é um dos fármacos mais utilizados nos regimes imunossupressores, sendo indicado nos transplantes de rim adulto e pediátrico, bem como no transplante de outros órgãos. Acerca dos inibidores de calcineurina, julgue os itens que se seguem. Comparado com a ciclosporina, o tacrolimo reduz o risco de rejeição aguda, melhora a sobrevida do enxerto durante o primeiro ano de transplante, e, quando usado em alta dosagem, diminui o risco de desenvolvimento de diabetes após o transplante.
No transplante renal, a medicação imunossupressora de manutenção visa prevenir a rejeição aguda e a deterioração da função do enxerto. O tratamento é iniciado antes ou no momento do transplante, e pode ou não ser ministrado com a terapia de indução. Os agentes são utilizados em combinação suficiente para alcançar a imunossupressão, o que minimiza a toxicidade associada a esses agentes. O tacrolimo é um dos fármacos mais utilizados nos regimes imunossupressores, sendo indicado nos transplantes de rim adulto e pediátrico, bem como no transplante de outros órgãos. Acerca dos inibidores de calcineurina, julgue os itens que se seguem. Medicamentos que inibem ou induzem a atividade do citocromo P 450 interferem na farmacocinética dos inibidores da calcineurina, o que pode alterar a concentração sanguínea desses inibidores. O fluconazol eleva a concentração sanguínea, ao passo que a rifampicina a reduz.
No transplante renal, a medicação imunossupressora de manutenção visa prevenir a rejeição aguda e a deterioração da função do enxerto. O tratamento é iniciado antes ou no momento do transplante, e pode ou não ser ministrado com a terapia de indução. Os agentes são utilizados em combinação suficiente para alcançar a imunossupressão, o que minimiza a toxicidade associada a esses agentes. O tacrolimo é um dos fármacos mais utilizados nos regimes imunossupressores, sendo indicado nos transplantes de rim adulto e pediátrico, bem como no transplante de outros órgãos. Acerca dos inibidores de calcineurina, julgue os itens que se seguem. Em relação à exposição neonatal ao tacrolimo, sabe-se que sua excreção no leite é pequena. O aleitamento materno por mulheres em uso desse inibidor é viável e deve ser encorajado, pois, conforme estudos em que se acompanhou o desenvolvimento de crianças que receberam leite materno dessas mulheres, não foram detectados problemas.
Julgue os itens a seguir, relativos à fisiologia do sistema renina-angiotensina-aldosterona.
Julgue os itens a seguir, relativos à fisiologia do sistema renina-angiotensina-aldosterona. A angiotensina II tem dois grandes efeitos sistêmicos: vasoconstrição sistêmica e retenção de sódio e água. Ambas as ações tendem a reverter a hipovolemia ou a hipotensão, responsáveis pela estimulação da secreção de renina.
Julgue os itens a seguir, relativos à fisiologia do sistema renina-angiotensina-aldosterona. Embora a produção de renina seja importante para a função renal, não há relação entre a ativação do sistema renina nos rins e a liberação de prostaglandinas e de óxido nítrico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...