Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A disfunção da linguagem é manifestada pelo comprometimento da comunicação oral ou escrita ou de ambas, sendo as afasias resultantes do envolvimento do hemisfério cerebral dominante. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Pacientes com afasia transcortical sensitiva têm suas habilidades de fluência, nomeação e repetição preservadas, embora apresentem parafasia e compreensão ruim.
A disfunção da linguagem é manifestada pelo comprometimento da comunicação oral ou escrita ou de ambas, sendo as afasias resultantes do envolvimento do hemisfério cerebral dominante. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. As afasias de condução, geralmente localizadas no tálamo, provocam as seguintes disfunções de linguagem: fluência ruim, nomeação ruim, parafasia variável e compreensão ruim.
No que diz respeito à cefaleia infantil, julgue os itens a seguir. Em pacientes pediátricos com relato de crises de cefaleia aguda recorrentes, a conduta recomendada para se confirmar o diagnóstico de cefaleia primária é a realização de um exame de imagem, como a ressonância magnética de crânio.
No que diz respeito à cefaleia infantil, julgue os itens a seguir. Indica-se o tratamento profilático para as cefaleias infantis que ocorrem mais de três vezes ao ano.
No que diz respeito à cefaleia infantil, julgue os itens a seguir. A cefaleia Jabs and Jolts é um tipo de cefaleia muito comum em crianças.
No que diz respeito à cefaleia infantil, julgue os itens a seguir. Exames como eletroencefalograma e raio-X de crânio têm valor limitado e geralmente não trazem qualquer benefício na investigação das causas de cefaleia em crianças.
Uma mulher de setenta e dois anos de idade, sem antecedentes importantes, apresentou, havia um ano, um quadro de parestesia e dor nos membros inferiores, com subsequente envolvimento dos membros superiores e piora do quadro ao longo do tempo. A paciente passou a apresentar desequilíbrio e, atualmente, só deambula com auxílio de andador. A idosa informou não ter alterações esfincterianas. O exame neurológico mostrou marcha alargada, arreflexia, acentuada perda de sensibilidade profunda nos artelhos e tornozelos, leve fraqueza simétrica ao aperto da mão (4+5+) e flexores do quadril (4/5), com fraqueza mais pronunciada nos músculos distais. O resultado do eletroneuromiografia foi compatível com polineuropatia sensitiva motora desmielinizante.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
A condição da paciente pode ter diferentes causas que devem ser investigadas, como neuropatia motora multifocal com bloqueio de condução, mieloma múltiplo, macroglobulinemia de Waldenstrom ou amiloidose.Uma mulher de setenta e dois anos de idade, sem antecedentes importantes, apresentou, havia um ano, um quadro de parestesia e dor nos membros inferiores, com subsequente envolvimento dos membros superiores e piora do quadro ao longo do tempo. A paciente passou a apresentar desequilíbrio e, atualmente, só deambula com auxílio de andador. A idosa informou não ter alterações esfincterianas. O exame neurológico mostrou marcha alargada, arreflexia, acentuada perda de sensibilidade profunda nos artelhos e tornozelos, leve fraqueza simétrica ao aperto da mão (4+5+) e flexores do quadril (4/5), com fraqueza mais pronunciada nos músculos distais. O resultado do eletroneuromiografia foi compatível com polineuropatia sensitiva motora desmielinizante.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Do ponto de vista eletrofisiológico, a eletroneuromiografia da paciente apresenta diminuição da amplitude dos potenciais de ação musculares compostos e potenciais sensitivos, além de preservação dos parâmetros de velocidade e latência distal dos potenciais.Uma mulher de setenta e dois anos de idade, sem antecedentes importantes, apresentou, havia um ano, um quadro de parestesia e dor nos membros inferiores, com subsequente envolvimento dos membros superiores e piora do quadro ao longo do tempo. A paciente passou a apresentar desequilíbrio e, atualmente, só deambula com auxílio de andador. A idosa informou não ter alterações esfincterianas. O exame neurológico mostrou marcha alargada, arreflexia, acentuada perda de sensibilidade profunda nos artelhos e tornozelos, leve fraqueza simétrica ao aperto da mão (4+5+) e flexores do quadril (4/5), com fraqueza mais pronunciada nos músculos distais. O resultado do eletroneuromiografia foi compatível com polineuropatia sensitiva motora desmielinizante.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
É recomendável solicitar, entre outros exames, os seguintes exames laboratoriais para a paciente em questão: anticorpo anti-HIV, anticorpo anti-MAG (glicoproteína associada à mielina) e anticorpo anti-GM1(gangliosídeo).Com relação à neuroanatomia, julgue os itens subsecutivos. Nos casos de suspeita de comprometimento radicular C7, devem-se avaliar os músculos tríceps braquial, os músculos extensores do carpo e dos dedos, o músculo flexor radial do carpo e o músculo pronador redondo associadamente ao reflexo tricipital, que estará diminuído ou abolido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...