Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos transtornos neurotóxicos relacionados à exposição ocupacional ou ambiental de agentes químicos, julgue os itens que se seguem. A neuropatia é uma complicação pouco frequente em casos de alcoolismo.
Acerca dos transtornos neurotóxicos relacionados à exposição ocupacional ou ambiental de agentes químicos, julgue os itens que se seguem. Os pesticidas organoclorados, popularmente conhecidos como DDT, podem causar tremores, ataxia de marcha e opsoclonus.
Acerca dos transtornos neurotóxicos relacionados à exposição ocupacional ou ambiental de agentes químicos, julgue os itens que se seguem. Os organofosforados podem causar déficit sensitivos, axonopatia com denervação parcial dos músculos afetados, ou, ainda, redução da velocidade de condução motora.
Em cada um dos itens seguintes, é apresentado um caso clínico relacionado ao coma, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente deu entrada na emergência de um hospital apresentando-se comatoso e com olho direito desviado para baixo e para dentro e olho esquerdo desviado para cima e para fora. Nesse caso, é provável que o paciente apresente lesão localizada no cerebelo direito.
Em cada um dos itens seguintes, é apresentado um caso clínico relacionado ao coma, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente deu entrada no pronto-socorro apresentando cefaleia e vômitos. Ao exame, o paciente apresentou pupila direita midriática com RFM direto e consensual abolidos e hemiparesia direita. Nesse caso, o diagnóstico topográfico provável é herniação transtentorial lateral direita.
Em cada um dos itens subsequentes, é apresentado um caso clínico acerca do conhecimento topográfico de lesões do sistema nervoso periférico, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente chegou ao pronto-socorro queixando-se de mão caída. O exame físico revelou fraqueza nos extensores do punho, nos extensores dos dedos e no supinador. Tríceps, bíceps e músculos da mão mostraram-se preservados. Nesse caso, é correto afirmar que há lesão localizada no nervo radial na topografia do sulco espiral do úmero.
Em cada um dos itens subsequentes, é apresentado um caso clínico acerca do conhecimento topográfico de lesões do sistema nervoso periférico, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente praticante de ioga compareceu ao serviço de pronto atendimento médico apresentando paresia nos flexores dos joelhos, na dorsiflexão, flexão, inversão e eversão do pé, extensão dos tornozelos, além de hipoestesia na face lateral da perna e no pé, com hiporreflexia aquileu. Nesse caso, a topografia da lesão é no nervo fibular na altura da cabeça da fíbula.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um caso clínico relacionado a transtornos do sistema nervoso central, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente de sessenta anos de idade relatou ao médico estar apresentando déficit visual progressivo. O exame neurológico desse paciente revelou quadrantopsia homônima superior esquerda congruente. Nesse caso, a topografia mais provável da lesão são as radiações ópticas no lobo temporal direito.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um caso clínico relacionado a transtornos do sistema nervoso central, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente chegou à emergência de um hospital queixando-se de embaçamento visual em olho direito. O exame físico do paciente revelou pupila direita midriática com reflexo foto motor direto quase abolido e de acomodação lentificada. A movimentação ocular extrínseca desse paciente mostrou-se normal. Nesse caso, a topografia da possível lesão se encontra no gânglio ciliar direito.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um caso clínico relacionado a transtornos do sistema nervoso central, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente apresentou queixa de diplopia binocular com relato de diplopia vertical que piora quando olha para baixo e para a esquerda, e cujos sintomas desaparecem quando faz uma inclinação lateral da cabeça para a esquerda (manobra de Bielschowsky). O exame neurológico do paciente revelou hipertropia direita. Nesse caso, o déficit se encontra no músculo oblíquo superior direito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...