Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente procurou atendimento neurológico, relatando dor lombar iniciada há vinte e quatro horas, que aumentou progressivamente de intensidade. Na tarde do mesmo dia, ele começou a perder a sensibilidade nos membros inferiores de forma simétrica, tendo dificuldade para deambular quando não olhava para o chão. Ao final do dia, a perda sensitiva já estava acentuada, e o paciente começou a perder também força nos membros inferiores, tendo de apoiar-se em móveis e paredes para andar. Pela manhã, ao despertar, o paciente estava com paraplegia. No exame físico, confirmou-se a paraplegia, com força normal em membros superiores, nível motor em T8 e anestesia em membros inferiores, com nível sensitivo em T10. A ressonância magnética mostrou captação de contraste e dilatação difusa na metade inferior da medula torácica e em toda a medula lombossacral.
Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens de 24 a 28.
O fato de o paciente necessitar do sentido da visão para deambular no dia anterior indicou, naquele momento, acometimento do fascículo grácil, que se projeta para o núcleo ventral posterolateral do tálamo contralateral.Com relação às figuras 1 e 2 acima, que mostram os exames de imagem de dois pacientes distintos, julgue os itens que se seguem.
Caso a figura 1 apresente o resultado de exame de imagem de um paciente idoso, a principal hipótese diagnóstica será de angiopatia amiloide devido à localização típica da lesão.Com relação às figuras 1 e 2 acima, que mostram os exames de imagem de dois pacientes distintos, julgue os itens que se seguem.
Nos casos retratados nas figuras 1 e 2, o traçado de onda de pressão intracraniana desses pacientes deverá mostrar elastância cerebral aumentada.Com relação às figuras 1 e 2 acima, que mostram os exames de imagem de dois pacientes distintos, julgue os itens que se seguem.
As apresentações clínicas das doenças diagnosticadas pelos exames de imagem representados nas figuras 1 e 2 são semelhantes em suas fases iniciais, não sendo possível diferenciá-las sem o auxílio de exames radiológicos.Com base nas resoluções do Conselho Federal de Medicina, julgue os itens seguintes, a respeito do protocolo para diagnóstico de morte encefálica. Para o teste de apneia, deve-se desconectar o ventilador do paciente por dez minutos ou até que se atinja a PCO2 de 55 mmHg, pelo menos.
Uma mulher de vinte e cinco anos de idade, previamente hígida, foi encaminhada para atendimento neurológico de urgência devido ao rebaixamento do nível de consciência. A jovem se queixou de, na noite anterior, ter tido cefaleia e dificuldade visual, e, na manhã seguinte, sua família não conseguiu despertá-la. A paciente queixou-se, ainda, de cefaleia holocraniana persistente havia uma semana, com piora progressiva, associada a episódios de vômitos e turvação visual. Ela estava fazendo uso de analgésicos comuns e de antieméticos várias vezes ao dia, sem melhora.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso a paciente esteja utilizando anticoncepcionais hormonais, é possível que o episódio descrito tenha sido desencadeado pelo uso desse método contraceptivo.Uma mulher de vinte e cinco anos de idade, previamente hígida, foi encaminhada para atendimento neurológico de urgência devido ao rebaixamento do nível de consciência. A jovem se queixou de, na noite anterior, ter tido cefaleia e dificuldade visual, e, na manhã seguinte, sua família não conseguiu despertá-la. A paciente queixou-se, ainda, de cefaleia holocraniana persistente havia uma semana, com piora progressiva, associada a episódios de vômitos e turvação visual. Ela estava fazendo uso de analgésicos comuns e de antieméticos várias vezes ao dia, sem melhora.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O quadro clínico descrito e suas suspeitas diagnósticas contraindicam a investigação por meio de punção lombar.Uma mulher de vinte e cinco anos de idade, previamente hígida, foi encaminhada para atendimento neurológico de urgência devido ao rebaixamento do nível de consciência. A jovem se queixou de, na noite anterior, ter tido cefaleia e dificuldade visual, e, na manhã seguinte, sua família não conseguiu despertá-la. A paciente queixou-se, ainda, de cefaleia holocraniana persistente havia uma semana, com piora progressiva, associada a episódios de vômitos e turvação visual. Ela estava fazendo uso de analgésicos comuns e de antieméticos várias vezes ao dia, sem melhora.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se forem identificados, na tomografia de crânio, edema cerebral com pequenos infartos hemorrágicos e sinal do delta vazio, deverá ser indicado o tratamento com anticoagulação plena.Uma mulher de vinte e cinco anos de idade, previamente hígida, foi encaminhada para atendimento neurológico de urgência devido ao rebaixamento do nível de consciência. A jovem se queixou de, na noite anterior, ter tido cefaleia e dificuldade visual, e, na manhã seguinte, sua família não conseguiu despertá-la. A paciente queixou-se, ainda, de cefaleia holocraniana persistente havia uma semana, com piora progressiva, associada a episódios de vômitos e turvação visual. Ela estava fazendo uso de analgésicos comuns e de antieméticos várias vezes ao dia, sem melhora.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso a paciente apresente febre e lesões purpúricas na pele, deve-se colocá-la em isolamento de contato até o diagnóstico definitivo.Uma mulher de vinte e cinco anos de idade, previamente hígida, foi encaminhada para atendimento neurológico de urgência devido ao rebaixamento do nível de consciência. A jovem se queixou de, na noite anterior, ter tido cefaleia e dificuldade visual, e, na manhã seguinte, sua família não conseguiu despertá-la. A paciente queixou-se, ainda, de cefaleia holocraniana persistente havia uma semana, com piora progressiva, associada a episódios de vômitos e turvação visual. Ela estava fazendo uso de analgésicos comuns e de antieméticos várias vezes ao dia, sem melhora.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Estrabismo convergente, papiledema e ausência de pulso venoso no fundo de olho são sinais clínicos que poderão ser encontrados na paciente em questão, pois são compatíveis com a história clínica e os sintomas relatados.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...