Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito de distúrbios do movimento, julgue os itens a seguir. Em geral, há maior probabilidade de pacientes com doença de Parkinson que respondem bem ao tratamento com levodopa serem bem-sucedidos em tratamento cirúrgico para controle dos sintomas cardinais da doença.
A respeito de distúrbios do movimento, julgue os itens a seguir. Na doença de Parkinson, ocorre perda neuronal na substância negra reticulada, com consequente hipoatividade das vias estriatopálidas e inibição do núcleo subtalâmico.
A respeito de distúrbios do movimento, julgue os itens a seguir. A região cervical é a área mais comumente afetada pela distonia focal. Em adultos, a primeira opção de tratamento sistêmico para essa doença consiste no uso de fármacos anticolinérgicos.
A respeito de distúrbios do movimento, julgue os itens a seguir. No parkinsonismo vascular, os achados clínicos podem estar presentes apenas nos membros inferiores, sendo o tremor em repouso pouco frequente.
A respeito de distúrbios do movimento, julgue os itens a seguir. O uso de levodopa em altas doses para tratar os sintomas parkinsonianos de paralisia supranuclear progressiva proporciona melhoria importante e duradoura dos sintomas.
A respeito de distúrbios do movimento, julgue os itens a seguir. Os efeitos colaterais cardiovasculares mais comuns no tratamento da doença de Parkinson com levodopa são as arritmias cardíacas com bloqueios de condução.
Um paciente procurou atendimento neurológico, relatando dor lombar iniciada há vinte e quatro horas, que aumentou progressivamente de intensidade. Na tarde do mesmo dia, ele começou a perder a sensibilidade nos membros inferiores de forma simétrica, tendo dificuldade para deambular quando não olhava para o chão. Ao final do dia, a perda sensitiva já estava acentuada, e o paciente começou a perder também força nos membros inferiores, tendo de apoiar-se em móveis e paredes para andar. Pela manhã, ao despertar, o paciente estava com paraplegia. No exame físico, confirmou-se a paraplegia, com força normal em membros superiores, nível motor em T8 e anestesia em membros inferiores, com nível sensitivo em T10. A ressonância magnética mostrou captação de contraste e dilatação difusa na metade inferior da medula torácica e em toda a medula lombossacral.
Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens de 24 a 28.
A pesquisa de autoanticorpos séricos contra a aquaporina-4 será de grande auxílio diagnóstico nessa situação clínica, e, caso seu resultado seja positivo, isso indicará mielite associada a infecção pelo vírus HTLV (human T-lymphotropic virus).Um paciente procurou atendimento neurológico, relatando dor lombar iniciada há vinte e quatro horas, que aumentou progressivamente de intensidade. Na tarde do mesmo dia, ele começou a perder a sensibilidade nos membros inferiores de forma simétrica, tendo dificuldade para deambular quando não olhava para o chão. Ao final do dia, a perda sensitiva já estava acentuada, e o paciente começou a perder também força nos membros inferiores, tendo de apoiar-se em móveis e paredes para andar. Pela manhã, ao despertar, o paciente estava com paraplegia. No exame físico, confirmou-se a paraplegia, com força normal em membros superiores, nível motor em T8 e anestesia em membros inferiores, com nível sensitivo em T10. A ressonância magnética mostrou captação de contraste e dilatação difusa na metade inferior da medula torácica e em toda a medula lombossacral.
Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens de 24 a 28.
Tanto a esclerose múltipla como a neuromielite óptica (doença de Devic) podem iniciar-se da mesma forma relatada no caso clínico em tela, embora a doença de Devic apresente-se com ataques mais brandos e menos extensos na medula.Um paciente procurou atendimento neurológico, relatando dor lombar iniciada há vinte e quatro horas, que aumentou progressivamente de intensidade. Na tarde do mesmo dia, ele começou a perder a sensibilidade nos membros inferiores de forma simétrica, tendo dificuldade para deambular quando não olhava para o chão. Ao final do dia, a perda sensitiva já estava acentuada, e o paciente começou a perder também força nos membros inferiores, tendo de apoiar-se em móveis e paredes para andar. Pela manhã, ao despertar, o paciente estava com paraplegia. No exame físico, confirmou-se a paraplegia, com força normal em membros superiores, nível motor em T8 e anestesia em membros inferiores, com nível sensitivo em T10. A ressonância magnética mostrou captação de contraste e dilatação difusa na metade inferior da medula torácica e em toda a medula lombossacral.
Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens de 24 a 28.
É esperado que esse paciente tenha prejuízo no controle vasomotor autonômico, com hipotensão ortostática e disreflexia autonômica.Um paciente procurou atendimento neurológico, relatando dor lombar iniciada há vinte e quatro horas, que aumentou progressivamente de intensidade. Na tarde do mesmo dia, ele começou a perder a sensibilidade nos membros inferiores de forma simétrica, tendo dificuldade para deambular quando não olhava para o chão. Ao final do dia, a perda sensitiva já estava acentuada, e o paciente começou a perder também força nos membros inferiores, tendo de apoiar-se em móveis e paredes para andar. Pela manhã, ao despertar, o paciente estava com paraplegia. No exame físico, confirmou-se a paraplegia, com força normal em membros superiores, nível motor em T8 e anestesia em membros inferiores, com nível sensitivo em T10. A ressonância magnética mostrou captação de contraste e dilatação difusa na metade inferior da medula torácica e em toda a medula lombossacral.
Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens de 24 a 28.
Caso o paciente em questão apresente dor abdominal crônica, anemia ferropriva e pleocitose eosinofílica, caberá a suspeita de neuroesquistossomose, doença que acomete mais comumente a medula que o cérebro.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...