Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com diagnóstico de cefaleia trigêmino-autonômica tratado com corticoesteroides há seis meses deu entrada no serviço de neurologia com quadro de toxemia e cefaleia hemicrania. O exame neurológico apresentou resultado normal. A tomografia de crânio contrastada revelou lesões com halos hiperdensos e centro hipodenso confluentes e de formas circulares, localizadas na região cortical próximo à calota craniana.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
No caso supracitado, o paciente deve ser submetido rapidamente a um exame de ressonância magnética do encéfalo.Um paciente com diagnóstico de cefaleia trigêmino-autonômica tratado com corticoesteroides há seis meses deu entrada no serviço de neurologia com quadro de toxemia e cefaleia hemicrania. O exame neurológico apresentou resultado normal. A tomografia de crânio contrastada revelou lesões com halos hiperdensos e centro hipodenso confluentes e de formas circulares, localizadas na região cortical próximo à calota craniana.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
Na crise descrita, um tratamento indicado seria a oxigenoterapia.Um paciente com diagnóstico de cefaleia trigêmino-autonômica tratado com corticoesteroides há seis meses deu entrada no serviço de neurologia com quadro de toxemia e cefaleia hemicrania. O exame neurológico apresentou resultado normal. A tomografia de crânio contrastada revelou lesões com halos hiperdensos e centro hipodenso confluentes e de formas circulares, localizadas na região cortical próximo à calota craniana.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
O tipo de neuroinfecção com diagnóstico nosológico mais comum é a neurocisticercose, seguida de neurotoxoplasmose e de abcesso.Um paciente com diagnóstico de cefaleia trigêmino-autonômica tratado com corticoesteroides há seis meses deu entrada no serviço de neurologia com quadro de toxemia e cefaleia hemicrania. O exame neurológico apresentou resultado normal. A tomografia de crânio contrastada revelou lesões com halos hiperdensos e centro hipodenso confluentes e de formas circulares, localizadas na região cortical próximo à calota craniana.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso, a principal hipótese diagnóstica é neoplasia, seguida por neuroinfecção.Um paciente de vinte e cinco anos de idade relatou dor na região do ombro e escápula esquerdos, de intensidade rapidamente progressiva, sem qualquer fator precipitante aparente. Após quarenta e oito horas de dor intensa no ombro, refratária a analgésicos, houve alívio progressivo, acompanhado de perda de força e atrofia na musculatura proximal do braço esquerdo. O paciente relatou, ainda, não apresentar doenças prévias e não haver casos semelhantes na família.
Com relação ao caso clínico acima descrito, julgue os itens subsequentes.
Em sua forma clássica, a doença do referido paciente acomete com maior frequência os troncos superior e médio do plexo braquial, normalmente com manifestação clínica de escápula alada.Um paciente de vinte e cinco anos de idade relatou dor na região do ombro e escápula esquerdos, de intensidade rapidamente progressiva, sem qualquer fator precipitante aparente. Após quarenta e oito horas de dor intensa no ombro, refratária a analgésicos, houve alívio progressivo, acompanhado de perda de força e atrofia na musculatura proximal do braço esquerdo. O paciente relatou, ainda, não apresentar doenças prévias e não haver casos semelhantes na família.
Com relação ao caso clínico acima descrito, julgue os itens subsequentes.
A doença do paciente em questão é de origem autoimune, sendo a plasmaférese um dos tratamentos indicados.Um paciente de vinte e cinco anos de idade relatou dor na região do ombro e escápula esquerdos, de intensidade rapidamente progressiva, sem qualquer fator precipitante aparente. Após quarenta e oito horas de dor intensa no ombro, refratária a analgésicos, houve alívio progressivo, acompanhado de perda de força e atrofia na musculatura proximal do braço esquerdo. O paciente relatou, ainda, não apresentar doenças prévias e não haver casos semelhantes na família.
Com relação ao caso clínico acima descrito, julgue os itens subsequentes.
Em casos como o descrito, a recuperação motora ocorre de forma lenta na maioria dos pacientes, podendo durar mais de um ano e deixar sequelas.Considerando a figura acima, que mostra o resultado do exame de imagem de um paciente, julgue os itens seguintes.
As imagens mostram lesão com características radiológicas de malignidade, sendo indicada ressecção cirúrgica completa e tratamento oncológico do paciente com temozolamida.Considerando a figura acima, que mostra o resultado do exame de imagem de um paciente, julgue os itens seguintes.
Fatores hormonais estão envolvidos no desenvolvimento da doença do referido paciente devido à presença de receptores de hormônios sexuais nas células neoplásicas.Considerando a figura acima, que mostra o resultado do exame de imagem de um paciente, julgue os itens seguintes.
A lesão identificada no exame de imagem em questão é frequente em pacientes com neurofibromatose tipo 2.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...