Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao rastreamento do câncer colorretal, julgue os itens subsequentes. Pacientes com história de neoplasia colorretal, de mama, de miométrio e de ovários apresentam risco médio de desenvolver câncer colorretal.
Com relação ao rastreamento do câncer colorretal, julgue os itens subsequentes. Na doença inflamatória intestinal, o risco de câncer começa a ser significativo oito anos após o início da pancolite ou entre doze a quinze anos após o aparecimento da colite do cólon esquerdo.
Com relação ao rastreamento do câncer colorretal, julgue os itens subsequentes. Adenomas colônicos representam alto risco de câncer quando o paciente apresenta adenomas tubulares com tamanho igual ou superior a 10 mm, ou quando se identifica a presença de três ou mais adenomas, adenomas com histologia vilosa ou displasia de alto grau.
Acerca de patologias esofágicas, julgue os seguintes itens. Áreas que apresentam necrose, coloração marrom, acinzentada ou enegrecida, e ulcerações correspondem ao grau 2a da classificação de Zargar para a esofagite cáustica.
Acerca de patologias esofágicas, julgue os seguintes itens. Os principais fatores de risco para o carcinoma escamocelular de esôfago incluem esôfago de Barrett, doença do refluxo gastroesofágico, tabagismo e obesidade.
Acerca de patologias esofágicas, julgue os seguintes itens. Pacientes com obstrução esofágica (incapacidade de deglutir secreções) ou baterias discais no esôfago devem ser submetidos a endoscopia de urgência.
Acerca de patologias esofágicas, julgue os seguintes itens. Objetos com tamanho entre sete e dez centímetros, no duodeno proximal, não devem ser removidos por endoscópica.
Acerca de patologias esofágicas, julgue os seguintes itens. A administração do inibidor de bomba de prótons é eficaz para prevenir a recorrência de estenose de esôfago e a necessidade de dilatação esofágica de repetição.
Acerca de patologias esofágicas, julgue os seguintes itens. Em geral, o intervalo de tempo entre o aparecimento da lesão cáustica e o desenvolvimento do câncer de esôfago é superior a quatro décadas.
Pacientes ambulatoriais e internados devem ser encaminhados para a realização de procedimentos endoscópicos em estado de sedação, situação que requer atenção por parte do gastroenterologista, especialmente no que diz respeito às particularidades dos tipos de medicações administradas aos pacientes. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Nas grávidas, recomenda-se que o propofol, classificado como categoria C para gestantes, seja administrado por anestesista devido ao seu índice terapêutico estreito e à importância do acompanhamento clínico da mãe e do feto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...