Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pacientes ambulatoriais e internados devem ser encaminhados para a realização de procedimentos endoscópicos em estado de sedação, situação que requer atenção por parte do gastroenterologista, especialmente no que diz respeito às particularidades dos tipos de medicações administradas aos pacientes. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Nos portadores de insuficiência renal, a meia-vida da meperidina pode ser prolongada, o que aumenta, nesses pacientes, o potencial neurotóxico do medicamento.
Pacientes ambulatoriais e internados devem ser encaminhados para a realização de procedimentos endoscópicos em estado de sedação, situação que requer atenção por parte do gastroenterologista, especialmente no que diz respeito às particularidades dos tipos de medicações administradas aos pacientes. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Como o flumazenil exerce pouco ou nenhum efeito depressivo sobre os parâmetros respiratórios ou hemodinâmicos do indivíduo, esse medicamento é indicado para pacientes sob uso de hidrato de cloral, carbamazepina ou altas doses de antidepressivos tricíclicos.
Pacientes ambulatoriais e internados devem ser encaminhados para a realização de procedimentos endoscópicos em estado de sedação, situação que requer atenção por parte do gastroenterologista, especialmente no que diz respeito às particularidades dos tipos de medicações administradas aos pacientes. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. A biodisponibilidade do midazolam é aumentada em aproximadamente 30% nos pacientes que fazem uso de antagonistas do receptor H2 da histamina.
No que diz respeito a displasias e ao esôfago de Barrett, julgue os itens subsecutivos. Para pacientes com esôfago de Barrett, a terapia com medicamentos eficazes para tratar os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e para curar esofagite de refluxo é claramente indicada, como é para pacientes sem esôfago de Barrett.
No que diz respeito a displasias e ao esôfago de Barrett, julgue os itens subsecutivos. O protocolo de vigilância de esôfago de Barrett mais propagado no mundo é o de Seattle, em que se inspeciona quatro biópsias a cada 2 cm, uma por quadrante, e as biópsias de cada região elevada ou deprimida.
No que diz respeito a displasias e ao esôfago de Barrett, julgue os itens subsecutivos. A ressecção endoscópica mucosa é um procedimento de diagnóstico e de estadiamento valioso, potencialmente terapêutico, que deve ser realizado em pacientes que têm displasia associada a irregularidades mucosas visíveis no esôfago de Barrett.
No que diz respeito a displasias e ao esôfago de Barrett, julgue os itens subsecutivos. De acordo com a literatura científica, aproximadamente metade dos pacientes com displasia de alto grau desenvolve câncer.
No que diz respeito a displasias e ao esôfago de Barrett, julgue os itens subsecutivos. O uso de celecoxib é indicado para prevenir o aparecimento do adenocarcinoma no esôfago de Barrett por ser superior ao placebo.
No que diz respeito a displasias e ao esôfago de Barrett, julgue os itens subsecutivos. A ablação por radiofrequência (RFA), indicada para pacientes com displasia de baixo grau, conduz à reversão ao epitélio escamoso normal em até 60% dos casos.
Com relação ao diagnóstico e ao tratamento da pancreatite, julgue os itens de 76 a 80, de acordo com o guideline da Associação Americana de Gastroenterologia. Pacientes com pancreatite biliar que apresentam concomitantemente colangite devem ser submetidos ao exame de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica urgente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...