Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de setenta e dois anos de idade evoluiu com precordialgia opressiva no quarto dia de internação por infarto agudo do miocárdio da parede anterior e sem reperfusão. O eletrocardiograma revelou persistência do supradesnível do segmento ST nas derivações anteriores. Ao exame físico, a idosa apresentou pressão arterial de 86 mmHg × 44 mmHg e pulso de 126 bpm. A ausculta cardíaca não revelou sopros, as bulhas cardíacas estavam abafadas e havia turgência de jugular a 30º.
Com referência a esse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Indica-se, nesse caso, o uso de balão intra-aórtico.Acerca das complicações cardiovasculares decorrentes do uso de cocaína, julgue os itens subsecutivos. A cocaína é um potente ativador plaquetário e exerce um efeito pró-arrítmico por inibir os canais de sódio dependente de voltagem. Além disso, a cocaína promove a vasoconstrição coronariana pelo aumento da concentração de endotelina I.
Acerca das complicações cardiovasculares decorrentes do uso de cocaína, julgue os itens subsecutivos. O uso de betabloqueador, em casos de infarto agudo do miocárdio decorrente da intoxicação aguda por cocaína, reduz a isquemia miocárdica, a frequência das arritmias ventriculares e a mortalidade hospitalar.
Um indivíduo de vinte e três anos de idade foi encaminhado ao pronto-socorro devido a um quadro de síncope sem pródromos. No momento do atendimento, ele estava assintomático, hemodinamicamente normal e com exame físico sem anormalidades. O eletrocardiograma com calibração convencional do paciente apresentou o resultado mostrado na figura acima.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O exame demonstra a existência de canalopatia da fase 1 do potencial de ação cardíaco. Essa condição decorre da mutação de genes de canais iônicos ou da mutação de genes de proteínas associadas à atividade ou ao transporte iônico.Um indivíduo de vinte e três anos de idade foi encaminhado ao pronto-socorro devido a um quadro de síncope sem pródromos. No momento do atendimento, ele estava assintomático, hemodinamicamente normal e com exame físico sem anormalidades. O eletrocardiograma com calibração convencional do paciente apresentou o resultado mostrado na figura acima.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso, uma vez que o paciente apresenta alto risco para o desenvolvimento de arritmias ventriculares fatais, indica-se o implante de cardioversor desfibrilador.Um indivíduo assintomático de trinta anos de idade foi encaminhado ao ambulatório para avaliação de anormalidade observada em seu eletrocardiograma, que mostrou um intervalo PR curto, com pré-excitação compatível com a síndrome de Wolf Parkinson White (WPW). O teste de esforço revelou desaparecimento abrupto e completo do padrão de pré-excitação, com o aumento da frequência cardíaca. O holter revelou padrão de WPW intermitente e sem arritmias.
A respeito desse caso clínico, julgue o item a seguir.
Nesse caso, a realização de estudo eletrofisiológico é necessária para a estratificação do risco cardiovascular do paciente.No que concerne à propedêutica cardiovascular, julgue os próximos itens. O pulso bisferiens, caracterizado por dois pulsos sistólicos, são ondas de percussão e reflexo separadas por um intervalo mesossistólico distinto, mais evidenciado na palpação carotídea, que ocorre em situações em que há grande volume de ejeção lançado rapidamente do ventrículo esquerdo.
No que concerne à propedêutica cardiovascular, julgue os próximos itens. A embolia pulmonar maciça provoca desdobramento paradoxal da segunda bulha em razão da alteração da capacitância do leito pulmonar, bem como da alteração do volume no ventrículo esquerdo.
Um indivíduo assintomático de setenta e dois anos de idade e sem comorbidades significativas consultou um cardiologista para avaliação do risco de realizar uma colonoscopia com sedação. O paciente, ao exame físico, apresentava-se hemodinamicamente normal com ictus palpável no quinto espaço intercostal à esquerda na linha hemiclavicular. Observou-se, à ausculta cardíaca, ritmo cardíaco regular em dois tempos e sopro holosistólico de 3+/6 no foco aórtico. O ecocardiograma revelou fração de ejeção de 42%, área valvar aórtica de 1,2 cm2, gradiente transvalvar médio de 32 mmHg e velocidade do jato de 3,2 m's. Os demais exames laboratoriais e cardiológicos não revelaram anormalidades.
A partir desse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
No caso descrito, há indicação de inibidor da enzima de conversão da angiotensina e de acompanhamento médico semestral para que se avalie a evolução da valvopatia.Um indivíduo assintomático de setenta e dois anos de idade e sem comorbidades significativas consultou um cardiologista para avaliação do risco de realizar uma colonoscopia com sedação. O paciente, ao exame físico, apresentava-se hemodinamicamente normal com ictus palpável no quinto espaço intercostal à esquerda na linha hemiclavicular. Observou-se, à ausculta cardíaca, ritmo cardíaco regular em dois tempos e sopro holosistólico de 3+/6 no foco aórtico. O ecocardiograma revelou fração de ejeção de 42%, área valvar aórtica de 1,2 cm2, gradiente transvalvar médio de 32 mmHg e velocidade do jato de 3,2 m's. Os demais exames laboratoriais e cardiológicos não revelaram anormalidades.
A partir desse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Considerando-se as fortes evidências que demonstram uma ligação de causa e efeito entre endocardite infecciosa e procedimentos do trato gastrointestinal, bem como a necessidade de profilaxia antibiótica, é correto afirmar que, no presente caso, o cardiologista deve prescrever ampicilina associada à gentamicina uma hora antes e seis horas após a colonoscopia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...