Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de setenta e seis anos de idade, recentemente diagnosticada como portadora de disfunção sistólica ventricular esquerda, despertou com dispneia intensa há uma hora. Ela afirmava não haver outros sintomas. Ao exame físico, apresentava-se afebril, acianótica, com saturação de oxigênio à oximetria de pulso de 86% (em ar ambiente), extremidades frias, sudorese profusa, frequência respiratória de 24 irpm, com pressão arterial de 90 mmHg × 58 mmHg, frequência cardíaca de 104 bpm e turgência jugular a 30º. A ausculta revelou ritmo cardíaco regular em três tempos sem sopros e estertores crepitantes bilaterais bibasais. A paciente não apresentou outras alterações significativas ao exame clínico. A idosa fazia uso diário de carvedilol 50 mg, enalapril 20 mg, digoxina 0,125 mg, espironolactona 25 mg e furosemida 80 mg. O eletrocardiograma revelou taquicardia sinusal. Os valores da troponina e da CK-MB (na admissão e após nove horas), bem como de outros exames laboratoriais mostraram resultados dentro da normalidade. Não houve resposta ao tratamento inicial com diurético intravenoso.
A partir das informações desse caso clínico, julgue os próximos itens.
Nesse caso, há indicação da ressonância magnética cardíaca para que, de forma não invasiva, seja excluída a presença de doença arterial coronariana significativa.No que concerne ao metabolismo lipídico, julgue o seguinte item. O gene que codifica a proproteína convertase subtilisina/kexina tipo 9 (PCSK9) é expresso predominantemente em células do fígado, intestino e rins. Quando produzida, essa proteína é capaz de inibir a reciclagem do receptor de LDL de volta à superfície celular, o que resulta em menor número de receptores e aumento dos níveis plasmáticos de LDL.
Em relação às alterações do pericárdio, julgue os próximos itens. A pericardite pós-infarto, quando ocorre precocemente nos três primeiros dias do infarto agudo do miocárdio, está relacionada ao acometimento do epicárdio e pericárdio adjacente devido à atividade autoimune.
Em relação às alterações do pericárdio, julgue os próximos itens. Embora infrequentes, as alterações eletrocardiográficas (onda T apiculada e infradesnível do segmento PR) ocorrem no segundo estágio da pericardite aguda.
A síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS) está relacionada ao desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica (HAS). Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. O colapso da via aérea superior durante o sono resulta de um desequilíbrio entre a atividade dos músculos dilatadores da faringe e a pressão intraluminal negativa durante a inspiração. As forças adesivas da mucosa, o tônus vasomotor, a resistência nasal aumentada e o efeito de Bernoulli são alguns dos fatores que tendem a estreitar a luz da faringe.
A síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS) está relacionada ao desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica (HAS). Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. A ativação simpática, a diminuição da sensibilidade dos barorreceptores, o aumento de marcadores inflamatórios, as espécies reativas de oxigênio, a endotelina-1, além da disfunção endotelial, são componentes que contribuem para o remodelamento vascular em caso de SAHOS.
Com relação aos antiagregantes plaquetários e aos anticoagulantes, julgue os itens a seguir. O prasugrel é um pró-fármaco com uma etapa de metabolização hepática cujo metabólito ativo se liga seletiva e irreversivelmente aos receptores P2Y12, de modo a bloquear a agregação plaquetária mediada pela adenosina difosfato.
Com relação aos antiagregantes plaquetários e aos anticoagulantes, julgue os itens a seguir. A rivaroxabana é uma pró-droga cujo metabólito ativo causa inibição direta, competitiva, específica e reversível da trombina livre e da trombina ligada à fibrina.
Com relação aos antiagregantes plaquetários e aos anticoagulantes, julgue os itens a seguir. Há relatos de ineficácia do clopidogrel devido à alteração no processo de absorção intestinal desse medicamento relacionada com a expressão da glicoproteína P nas células epiteliais intestinais e com a variabilidade genética caracterizada por polimorfismos associados às enzimas do citocromo P450.
Uma paciente de setenta e dois anos de idade evoluiu com precordialgia opressiva no quarto dia de internação por infarto agudo do miocárdio da parede anterior e sem reperfusão. O eletrocardiograma revelou persistência do supradesnível do segmento ST nas derivações anteriores. Ao exame físico, a idosa apresentou pressão arterial de 86 mmHg × 44 mmHg e pulso de 126 bpm. A ausculta cardíaca não revelou sopros, as bulhas cardíacas estavam abafadas e havia turgência de jugular a 30º.
Com referência a esse caso clínico, julgue os seguintes itens.
O diagnóstico provável da paciente é de comunicação interventricular pós-infarto.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...