Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da doença arterial coronária (DAC) crônica, julgue os itens a seguir. No teste ergométrico para investigação da DAC crônica, consideram-se variáveis de alto risco: depressão descendente e persistente do segmento ST maior ou igual a 2 mm, com duração maior que cinco minutos na recuperação; queda da pressão arterial sistólica maior que 10 mmHg durante o esforço; e taquicardia ventricular sustentada.
Acerca da doença arterial coronária (DAC) crônica, julgue os itens a seguir. A ivabradina, um inibidor específico da corrente If no nó sinusal, reduz a ocorrência de infarto, bem como a necessidade de revascularização, em pacientes com DAC associada à disfunção ventricular e com frequência cardíaca em repouso maior ou igual a 70 bpm.
Acerca da doença arterial coronária (DAC) crônica, julgue os itens a seguir. A piora da disfunção endotelial é uma potencial complicação do uso crônico de nitratos de ação prolongada cujos mecanismos implicados incluem a ativação do sistema nervoso simpático e do sistema renina-angiotensina-aldosterona, além de aumento da produção de endotelina.
Com relação às miocardites, julgue os itens que se seguem. A fase aguda da miocardite caracteriza-se por elevado dano celular miocárdico causado pelos linfócitos T que atuam de forma associada aos linfócitos B, o que promove a liberação de miosina na circulação e a consequente liberação de anticorpos.
Com relação às miocardites, julgue os itens que se seguem. A técnica de imuno-histoquímica permite identificar a ativação inflamatória induzida pelas citocinas, pela detecção de antígenos de histocompatibilidade (HLADR) dos tipos I e II nas células endoteliais ou intersticiais dos cardiomiócitos ou perivasculares, e, ainda, pela expressão de receptores na superfície celular para a adesão das células inflamatórias.
Com relação às miocardites, julgue os itens que se seguem. Diferentemente do que se observa em casos de infarto do miocárdio, o padrão de distribuição do realce tardio da ressonância magnética cardíaca na miocardite geralmente é mesoepicárdio. As regiões de realce costumam ser multifocais, heterogêneas e esparsas, e não respeitam os territórios coronarianos.
Com relação às miocardites, julgue os itens que se seguem. A pesquisa de sorologias virais deve ser solicitada rotineiramente na investigação diagnóstica da miocardite devido à sua alta sensibilidade e especificidade, além da boa correlação com a infecção viral miocárdica.
Uma paciente de setenta e seis anos de idade foi encaminhada a um ambulatório para avaliação de palpitações que a incomodam há seis meses e que estavam se tornando mais frequentes e prolongadas. Essas palpitações não eram acompanhadas de síncope, dor torácica, dispneia, cansaço ou tontura. A paciente tinha antecedentes de hipertensão arterial sistêmica e doença arterial crônica estável controlada com tratamento clínico. Atualmente, faz uso de anlodipino e ácido acetilsalicílico. Ao exame físico, apresentou bom estado geral, com ritmo cardíaco regular, em dois tempos, com bulhas normofonéticas e sem sopros; o restante do exame físico não apresentou alterações relevantes. Os resultados do eletrocardiograma e dos exames laboratoriais foram normais. O ecocardiograma demonstrou função ventricular normal com aumento leve do átrio esquerdo. O holter revelou ritmo predominantemente sinusal, porém com episódios sustentados de fibrilação atrial, sendo o mais longo com duração de duas horas.
Acerca desse caso clínico, julgue os seguintes itens.
A amiodarona é indicada como fármaco de primeira escolha, sendo utilizada para a manutenção do ritmo sinusal da referida paciente.Uma paciente de setenta e seis anos de idade foi encaminhada a um ambulatório para avaliação de palpitações que a incomodam há seis meses e que estavam se tornando mais frequentes e prolongadas. Essas palpitações não eram acompanhadas de síncope, dor torácica, dispneia, cansaço ou tontura. A paciente tinha antecedentes de hipertensão arterial sistêmica e doença arterial crônica estável controlada com tratamento clínico. Atualmente, faz uso de anlodipino e ácido acetilsalicílico. Ao exame físico, apresentou bom estado geral, com ritmo cardíaco regular, em dois tempos, com bulhas normofonéticas e sem sopros; o restante do exame físico não apresentou alterações relevantes. Os resultados do eletrocardiograma e dos exames laboratoriais foram normais. O ecocardiograma demonstrou função ventricular normal com aumento leve do átrio esquerdo. O holter revelou ritmo predominantemente sinusal, porém com episódios sustentados de fibrilação atrial, sendo o mais longo com duração de duas horas.
Acerca desse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Nesse caso, recomenda-se a manutenção do ácido acetilsalicílico como medida para a prevenção de acidentes tromboembólicos.Um paciente deu entrada no serviço de emergência com quadro de dor abdominal iniciada havia vinte e quatro horas, com início difuso, e posterior localização na fossa ilíaca direita. No exame do abdome, observou-se descompressão brusca dolorosa franca na fossa ilíaca direita, sendo indicada videolaparoscopia. Identificou-se a presença de apêndice com tumoração de 1,5 cm, localizado na base e extremidade do apêndice rota, com pequena coleção associada. Foram realizadas a apendicectomia videolaparoscópica e a drenagem da cavidade com dreno de Penrose. O resultado do exame histopatológico evidenciou tumor carcinoide de apêndice com quadro de apendicite associado. O paciente teve alta hospitalar no terceiro dia de pós-operatório.
Com referência a esse caso clínico e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens subsecutivos.
O quadro associado de síndrome carcinoide nos tumores carcinoides do apêndice é pouco frequente, e seu aparecimento pode se correlacionar à presença de metástases hepáticas.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...