Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de quarenta e três anos de idade, hígido, compareceu ao pronto-atendimento com queixas de palpitações taquicárdicas havia duas horas. Ele negou outros sintomas e relatou ingesta abusiva de álcool no dia anterior. Ao exame físico apresentou pressão arterial de 124 mmHg × 78 mmHg; frequência cardíaca de 148 bpm e frequência respiratória de 18 irpm. A ausculta cardíaca revelou ritmo cardíaco irregular em dois tempos com bulhas normofonéticas e sem sopros. O restante do exame físico foi normal. A radiografia do tórax e o ecocardiograma não mostraram anormalidades. O paciente foi submetido à realização de eletrocardiograma (com calibração padrão), cujo resultado está mostrado na figura precedente.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Após a resolução do quadro clínico, esse paciente deverá receber anticoagulante oral permanente devido ao risco de eventos tromboembólicos.Um homem de quarenta e três anos de idade, hígido, compareceu ao pronto-atendimento com queixas de palpitações taquicárdicas havia duas horas. Ele negou outros sintomas e relatou ingesta abusiva de álcool no dia anterior. Ao exame físico apresentou pressão arterial de 124 mmHg × 78 mmHg; frequência cardíaca de 148 bpm e frequência respiratória de 18 irpm. A ausculta cardíaca revelou ritmo cardíaco irregular em dois tempos com bulhas normofonéticas e sem sopros. O restante do exame físico foi normal. A radiografia do tórax e o ecocardiograma não mostraram anormalidades. O paciente foi submetido à realização de eletrocardiograma (com calibração padrão), cujo resultado está mostrado na figura precedente.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
O medicamento de escolha para o rápido controle da frequência cardíaca do referido paciente é o digitálico endovenoso.Um homem de quarenta e três anos de idade, hígido, compareceu ao pronto-atendimento com queixas de palpitações taquicárdicas havia duas horas. Ele negou outros sintomas e relatou ingesta abusiva de álcool no dia anterior. Ao exame físico apresentou pressão arterial de 124 mmHg × 78 mmHg; frequência cardíaca de 148 bpm e frequência respiratória de 18 irpm. A ausculta cardíaca revelou ritmo cardíaco irregular em dois tempos com bulhas normofonéticas e sem sopros. O restante do exame físico foi normal. A radiografia do tórax e o ecocardiograma não mostraram anormalidades. O paciente foi submetido à realização de eletrocardiograma (com calibração padrão), cujo resultado está mostrado na figura precedente.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
O mecanismo eletrofisiológico mais provável da arritmia desse paciente é o de reentrada, devido à presença de uma via acessória oculta.Uma paciente com sessenta e oito anos de idade procurou atendimento médico com o quadro clínico de episódios recentes de cefaleia bitemporal, além de dor nos ombros e no quadril e perda de dois quilos no último mês. Ela relatou que um dia antes da consulta médica havia tido uma perda súbita da visão do olho direito que durou cerca de trinta minutos. Ao exame físico, não foram detectadas alterações significativas. Os resultados dos exames laboratoriais foram normais, exceto por uma leve anemia normocrômica e aumento da velocidade de hemossedimentação (102 mm/h).
Com base no caso clínico apresentado, julgue o item que se segue.
Para o tratamento dessa paciente, deve-se recomendar imediatamente corticoide em altas doses.Uma paciente de sessenta e seis anos de idade, diabética e hipertensa, compareceu ao consultório médico por apresentar tonturas. Ela informou que fazia uso regular e diário de anlodipino 5 mg e metformina 2 g. Ao exame físico apresentou-se eupneica, acianótica e normocorada; com frequência respiratória de 18 irpm; pressão arterial (sentada) de 138 mmHg × 86 mmHg; frequência cardíaca de 72 bpm; pressão arterial (ortostática) de 108 mmHg × 70 mmHg; e frequência cardíaca de 74 bpm. No exame neurológico, observou-se redução da sensibilidade nas extremidades distais. Os demais dados do exame físico não apresentaram alterações significativas.
Acerca desse caso clínico, julgue o seguinte item.
O acetato de fludrocortisona é o tratamento de primeira escolha para essa paciente.Um homem com trinta anos de idade compareceu ao atendimento médico com relato de picada de abelha no antebraço havia oito horas. Informou ainda que, após alguns minutos, a área acometida ficou vermelha, dolorosa, edemaciada e com prurido. Negou outros sintomas. Ao exame físico, constatou-se progressão do edema e da vermelhidão para a região do cotovelo, sem manifestações cutâneas em outros locais, e sem outras anormalidades. O paciente encontrava-se hemodinamicamente normal.
A partir das informações apresentadas nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Deve-se administrar imediatamente a esse paciente adrenalina por via intramuscular.Um homem com trinta anos de idade compareceu ao atendimento médico com relato de picada de abelha no antebraço havia oito horas. Informou ainda que, após alguns minutos, a área acometida ficou vermelha, dolorosa, edemaciada e com prurido. Negou outros sintomas. Ao exame físico, constatou-se progressão do edema e da vermelhidão para a região do cotovelo, sem manifestações cutâneas em outros locais, e sem outras anormalidades. O paciente encontrava-se hemodinamicamente normal.
A partir das informações apresentadas nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Para estabelecer o diagnóstico desse paciente, deve-se submetê-lo ao teste cutâneo com veneno de inseto, com vistas à imunoterapia específica.Julgue os próximos itens, referentes às miocardiopatias. A miocardiopatia periparto é ocasionada por uma miocardite. Na maioria dos casos há recuperação da função ventricular e baixo risco de recorrência e óbito em gestações subsequentes.
Julgue os próximos itens, referentes às miocardiopatias. Nas miocardiopatias restritivas, geralmente a função ventricular sistólica permanece preservada até os estágios avançados da doença. Porém, o miocárdio encontra-se patologicamente enrijecido, o que resulta em dilatação de um ou ambos os átrios e relação elevada entre as velocidades das ondas E e A do fluxo transvalvar mitral.
Julgue os próximos itens, referentes às miocardiopatias. Pacientes chagásicos apresentam diminuição do número de neurônios do sistema parassimpático cardíaco. Esses pacientes, antes mesmo da disfunção ventricular, podem ser privados do controle inibitório vagal normalmente exercido sobre o nódulo sinusal e outras estruturas cardíacas, bem como podem se tornar incapazes de ajustes cronotrópicos rápidos em resposta a estímulos fisiológicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...