Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As úlceras de decúbito têm relação direta com a idade do paciente e com as características da instituição onde este se encontra. As estratégias de prevenção envolvem seis elementos fundamentais: avaliar a admissão, diariamente reavaliar, inspecionar a pele, controlar a umidade da pele, adequar a nutrição e a hidratação e minimizar a pressão sobre as áreas corporais. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Do ponto de vista nutricional, os seguintes fatores devem ser avaliados como risco para desenvolvimento de úlcera de decúbito: anorexia (IMC < 18,5 kg/m2), presença de hipoalbuminemia e anemia, alterações imunológicas, associação com doença gastrointestinal e câncer.
( ) São fatores de risco para a ocorrência de úlceras de decúbito: desnutrição, presença de doenças crônicas, imobilidade no leito e uso de algumas drogas, como corticoides.
( ) A anemia pode contribuir para a formação da úlcera de decúbito por diminuir a disponibilidade de oxigênio para os fibroblastos e, com isso, reduzir a formação de colágeno, aumentando a suscetibilidade do tecido à lesão.
( ) A avaliação global subjetiva não está indicada para avaliar o estado nutricional de pacientes com úlcera de decúbito. A utilização de fórmula especializada suplementada com nutrientes imunomoduladores em maior quantidade de proteínas está indicada na prevenção de úlceras por pressão.
A sequência está correta em
O câncer gástrico tem seu prognóstico e tratamento definidos pela localização e estadiamento do tumor e número de linfonodos ressecados e acometidos. Em relação à classificação TNM, assinale a associação INCORRETA.
Qual o corante utilizado neste teste?
Em relação a esse exame, assinale a alternativa correta.
O teste de Schilling está entre as opções de métodos diagnósticos para a investigação de síndromes disabsortivas. Em relação a esse exame, assinale a alternativa correta.
São critérios para a diferenciação entre as duas condições, EXCETO:
Os abscessos intracavitários são complicações que ocorrem em 10 a 30% dos portadores de doença de Crohn. Considerando as características dos abscessos, analise as afirmativas a seguir.
I. Na dependência de sua localização, são classificados em abdominais ou pélvicos.
II. Em pacientes pediátricos, devem ser tratados com laparotomia e ressecção.
III.A drenagem percutânea deve ser realizada em pacientes em sepse e mau estado geral.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Segundo a Organização Mundial da Saúde OMS, a infecção crônica causada pelo vírus da hepatite viral B atinge, aproximadamente, 350 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a principal causa de cirrose e carcinoma hepatocelular. Qual o primeiro marcador sorológico detectável?
As estenoses intestinais são complicações comuns na doença de Crohn, atingindo cerca de 30% dos casos. Tem origem em inflamações de repetição, resultando em fibrose no sítio acometido. Sua ocorrência é possível em anastomoses intestinais prévias, mas também em segmentos não operados previamente. São contraindicações de plastia de estenose em pacientes com doença de Crohn, EXCETO:
A redução da reabsorção de ácidos biliares no íleo, assim como o aumento do fornecimento de ácidos biliares ao intestino grosso resultantes da disfunção ileal implicam em diarreia com ou sem esteatorreia. Com relação à comparação entre a diarreia induzida por ácidos biliares e a por ácidos gracos, assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...