Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 10 anos de idade, com história de dermatite atópica, rinite alérgica e asma de difícil controle, usuário de corticoide inalatório, apresenta-se com exantema iniciado em face couro cabeludo há dois dias, que se disseminou para tronco e membros, atingindo também a mucosa oral. Exantema iniciou-se após dois dias de febre, indisposição e dor abdominal de leve intensidade. No momento do exame físico, apresenta lesões em pápulas, vesículas, pústulas umbilicadas e crostas; temperatura axilar de 38,5 °C.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
A irmã mais velha do paciente, gestante, sem história de varicela, e que passou o dia anterior ao surgimento do exantema na companhia do paciente em ambiente fechado, deve receber vacinação de bloqueio.Um paciente de 10 anos de idade, com história de dermatite atópica, rinite alérgica e asma de difícil controle, usuário de corticoide inalatório, apresenta-se com exantema iniciado em face couro cabeludo há dois dias, que se disseminou para tronco e membros, atingindo também a mucosa oral. Exantema iniciou-se após dois dias de febre, indisposição e dor abdominal de leve intensidade. No momento do exame físico, apresenta lesões em pápulas, vesículas, pústulas umbilicadas e crostas; temperatura axilar de 38,5 °C.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
A doença descrita nesse caso clínico pode ocorrer em indivíduos vacinados.Um paciente de 10 anos de idade, com história de dermatite atópica, rinite alérgica e asma de difícil controle, usuário de corticoide inalatório, apresenta-se com exantema iniciado em face couro cabeludo há dois dias, que se disseminou para tronco e membros, atingindo também a mucosa oral. Exantema iniciou-se após dois dias de febre, indisposição e dor abdominal de leve intensidade. No momento do exame físico, apresenta lesões em pápulas, vesículas, pústulas umbilicadas e crostas; temperatura axilar de 38,5 °C.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
Está indicado o uso de aciclovir via oral por cinco dias.Um recém-nascido prematuro, com 36 semanas de idade, pequeno para a idade gestacional, Apgar 5, 7 e 9, apresenta-se com icterícia, hepatoesplenomegalia e plaquetopenia logo nas primeiras 24 horas de vida. A ultrassonografia transfontanelar evidencia dilatação ventricular e calcificações intracranianas difusas.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
A infecção congênita apresentada no quadro clínico descrito pode evoluir com surdez neurossensorial, de forma que o paciente deve ser encaminhado futuramente para acompanhamento audiológico.Um recém-nascido prematuro, com 36 semanas de idade, pequeno para a idade gestacional, Apgar 5, 7 e 9, apresenta-se com icterícia, hepatoesplenomegalia e plaquetopenia logo nas primeiras 24 horas de vida. A ultrassonografia transfontanelar evidencia dilatação ventricular e calcificações intracranianas difusas.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
A chamada tétrade clássica de Sabin, caracterizada por microcefalia ou hidrocefalia, coriorretinite bilateral, atraso de desenvolvimento neurológico e calcificações intracranianas, faz-se presente na maioria dos casos de toxoplasmose congênita sintomática.Um recém-nascido prematuro, com 36 semanas de idade, pequeno para a idade gestacional, Apgar 5, 7 e 9, apresenta-se com icterícia, hepatoesplenomegalia e plaquetopenia logo nas primeiras 24 horas de vida. A ultrassonografia transfontanelar evidencia dilatação ventricular e calcificações intracranianas difusas.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
Achados como proteinorraquia > 1 g/dL ou coriorretinite na fundoscopia indicam a necessidade de associar corticoide ao esquema de tratamento.Um recém-nascido prematuro, com 36 semanas de idade, pequeno para a idade gestacional, Apgar 5, 7 e 9, apresenta-se com icterícia, hepatoesplenomegalia e plaquetopenia logo nas primeiras 24 horas de vida. A ultrassonografia transfontanelar evidencia dilatação ventricular e calcificações intracranianas difusas.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
Trata-se provavelmente de um quadro sintomático de toxoplasmose congênita; a confirmação diagnóstica dá-se pela presença de IgM ou IgA específicas nos primeiros seis meses de vida, e da persistência de IgG específica no sangue periférico após os 12 primeiros meses de vida.Um recém-nascido prematuro, com 36 semanas de idade, pequeno para a idade gestacional, Apgar 5, 7 e 9, apresenta-se com icterícia, hepatoesplenomegalia e plaquetopenia logo nas primeiras 24 horas de vida. A ultrassonografia transfontanelar evidencia dilatação ventricular e calcificações intracranianas difusas.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
Está indicada a coleta de líquor, e os achados esperados na análise do LCR são pleocitose às custas de linfócitos e hiperproteinorraquia.Um recém-nascido prematuro, com 36 semanas de idade, pequeno para a idade gestacional, Apgar 5, 7 e 9, apresenta-se com icterícia, hepatoesplenomegalia e plaquetopenia logo nas primeiras 24 horas de vida. A ultrassonografia transfontanelar evidencia dilatação ventricular e calcificações intracranianas difusas.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
Trata-se provavelmente de um quadro sintomático de toxoplasmose congênita, de forma que o tratamento com sulfadiazina e pirimetamina associadas ao ácido folínico deve ser instituído assim que possível e continuado até o sexto mês de vida.Um recém-nascido prematuro, com 36 semanas de idade, pequeno para a idade gestacional, Apgar 5, 7 e 9, apresenta-se com icterícia, hepatoesplenomegalia e plaquetopenia logo nas primeiras 24 horas de vida. A ultrassonografia transfontanelar evidencia dilatação ventricular e calcificações intracranianas difusas.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
O padrão de calcificações intracranianas fala a favor de infecção congênita por citomegalovírus.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...