Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo feminino, 55 anos de idade, chega ao médico, relatando dispneia classe II NYHAA, palpitações e emagrecimento. Seu médico, ao examiná-la, verifica que o seu ritmo era regular, com ruflar diastólico. Sua segunda bulha era hiperfonética. O médico solicita o ECG apresentado em seguida.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A sobrecarga de átrio direito e átrio esquerdo e eixo desviado para a esquerda podem ser observados nessa patologia.Paciente, 50 anos de idade, sofre acidente automobilístico com choque torácico no volante. Foi levado para o hospital imobilizado. Notou-se que havia turgência jugular a 45º, suas bulhas estavam abafadas, sua pressão arterial era de 70 mmHg x 40 mmHg.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O pulso, nessa patologia, é o pulso paradoxal.Paciente, 50 anos de idade, sofre acidente automobilístico com choque torácico no volante. Foi levado para o hospital imobilizado. Notou-se que havia turgência jugular a 45º, suas bulhas estavam abafadas, sua pressão arterial era de 70 mmHg x 40 mmHg.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os raios X de tórax podem se apresentar sem congestão pulmonar.Paciente, 50 anos de idade, sofre acidente automobilístico com choque torácico no volante. Foi levado para o hospital imobilizado. Notou-se que havia turgência jugular a 45º, suas bulhas estavam abafadas, sua pressão arterial era de 70 mmHg x 40 mmHg.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A pericardiocentese pode melhorar assustadoramente o débito cardíaco.Paciente, 50 anos de idade, sofre acidente automobilístico com choque torácico no volante. Foi levado para o hospital imobilizado. Notou-se que havia turgência jugular a 45º, suas bulhas estavam abafadas, sua pressão arterial era de 70 mmHg x 40 mmHg.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O colapso sistólico, em razão do derrame pericárdico nas cavidades cardíacas, pode ser observado no ecocardiograma.Paciente, 50 anos de idade, sofre acidente automobilístico com choque torácico no volante. Foi levado para o hospital imobilizado. Notou-se que havia turgência jugular a 45º, suas bulhas estavam abafadas, sua pressão arterial era de 70 mmHg x 40 mmHg.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A pressão do átrio esquerdo geralmente está elevada na hemodinâmica.Paciente, sexo masculino, 55 anos de idade, caucasiano, volta ao ambulatório de cardiopatia isquêmica para mostrar seu cateterismo cardíaco realizado na última semana. O paciente é hipertenso e estava tratando angina estável com tartarato de metoprolol 100 mg de 12 em 12 horas, sinvastatina 20 mg, mononitrato de isossorbida 20 mg de 8 em 8 horas, enalapril 20 mg de 12 em 12 horas. Sua frequência cardíaca ao exame é de 70 bpm. Sem demais particularidades. No CAT, observa-se lesão de 70% em artéria descendente anterior em terço médio, lesão de 50% em artéria coronária direita em seu terço distal e lesão de 50% em terço médio de artéria circunflexa anterior. Dominância coronária direita.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O padrão de coronária direita ocorre porque ela emite o ramo ventricular posterior e descendente posterior. Entretanto, na maioria dos casos, o padrão é dominância de artéria coronária circunflexa.Paciente, sexo masculino, 55 anos de idade, caucasiano, volta ao ambulatório de cardiopatia isquêmica para mostrar seu cateterismo cardíaco realizado na última semana. O paciente é hipertenso e estava tratando angina estável com tartarato de metoprolol 100 mg de 12 em 12 horas, sinvastatina 20 mg, mononitrato de isossorbida 20 mg de 8 em 8 horas, enalapril 20 mg de 12 em 12 horas. Sua frequência cardíaca ao exame é de 70 bpm. Sem demais particularidades. No CAT, observa-se lesão de 70% em artéria descendente anterior em terço médio, lesão de 50% em artéria coronária direita em seu terço distal e lesão de 50% em terço médio de artéria circunflexa anterior. Dominância coronária direita.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Terço médio da artéria descendente anterior significa após a emissão do primeiro ramo marginal.Paciente, sexo masculino, 55 anos de idade, caucasiano, volta ao ambulatório de cardiopatia isquêmica para mostrar seu cateterismo cardíaco realizado na última semana. O paciente é hipertenso e estava tratando angina estável com tartarato de metoprolol 100 mg de 12 em 12 horas, sinvastatina 20 mg, mononitrato de isossorbida 20 mg de 8 em 8 horas, enalapril 20 mg de 12 em 12 horas. Sua frequência cardíaca ao exame é de 70 bpm. Sem demais particularidades. No CAT, observa-se lesão de 70% em artéria descendente anterior em terço médio, lesão de 50% em artéria coronária direita em seu terço distal e lesão de 50% em terço médio de artéria circunflexa anterior. Dominância coronária direita.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Deve-se utilizar dupla antiagregação por pelo menos um ano após sua colocação, se há opção por stent farmacológico.Paciente, sexo masculino, 55 anos de idade, caucasiano, volta ao ambulatório de cardiopatia isquêmica para mostrar seu cateterismo cardíaco realizado na última semana. O paciente é hipertenso e estava tratando angina estável com tartarato de metoprolol 100 mg de 12 em 12 horas, sinvastatina 20 mg, mononitrato de isossorbida 20 mg de 8 em 8 horas, enalapril 20 mg de 12 em 12 horas. Sua frequência cardíaca ao exame é de 70 bpm. Sem demais particularidades. No CAT, observa-se lesão de 70% em artéria descendente anterior em terço médio, lesão de 50% em artéria coronária direita em seu terço distal e lesão de 50% em terço médio de artéria circunflexa anterior. Dominância coronária direita.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Deve-se realizar cirurgia de revascularização do miocárdio, por ser trivascular.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...