Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, 40 anos de idade, vai ao posto de saúde para revisão. Ao exame físico, observa-se aumento do volume uterino. Fez uso de anticoncepcional oral combinado por 15 anos, com pausas apenas para suas gestações, há 15 e 13 anos, respectivamente. Após, iniciou com anticoncepcional apenas de progesterona, pois é tabagista. Nega dispareunia, alterações urinárias ou outras queixas. Foi solicitada ECO transvaginal, que demonstrou útero de 550 cm3, com diversos miomas; o maior possui 6 cm.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Uma abordagem cirúrgica conservadora, com miomectomia, deve ser oferecida nesse caso.Paciente, 40 anos de idade, vai ao posto de saúde para revisão. Ao exame físico, observa-se aumento do volume uterino. Fez uso de anticoncepcional oral combinado por 15 anos, com pausas apenas para suas gestações, há 15 e 13 anos, respectivamente. Após, iniciou com anticoncepcional apenas de progesterona, pois é tabagista. Nega dispareunia, alterações urinárias ou outras queixas. Foi solicitada ECO transvaginal, que demonstrou útero de 550 cm3, com diversos miomas; o maior possui 6 cm.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A paciente deve ser encaminhada à referência terciária para realização de histerectomia.Paciente, 40 anos de idade, vai ao posto de saúde para revisão. Ao exame físico, observa-se aumento do volume uterino. Fez uso de anticoncepcional oral combinado por 15 anos, com pausas apenas para suas gestações, há 15 e 13 anos, respectivamente. Após, iniciou com anticoncepcional apenas de progesterona, pois é tabagista. Nega dispareunia, alterações urinárias ou outras queixas. Foi solicitada ECO transvaginal, que demonstrou útero de 550 cm3, com diversos miomas; o maior possui 6 cm.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os sintomas são relacionados diretamente ao tamanho, ao número e à localização dos leiomiomas; os subserosos produzem frequentemente sangramentos irregulares.Paciente, 24 anos de idade, vai a consulta na emergência com queixa de sangramento há 10 dias, em grande volume. Não faz uso de contraceptivo hormonal e queixa-se de irregularidade menstrual desde a menarca. Possui 1,57 m e peso de 82 kg.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Pode-se realizar o tratamento com ácido tandrexânico, para casos como esses.Paciente, 24 anos de idade, vai a consulta na emergência com queixa de sangramento há 10 dias, em grande volume. Não faz uso de contraceptivo hormonal e queixa-se de irregularidade menstrual desde a menarca. Possui 1,57 m e peso de 82 kg.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Pode-se afirmar que a causa mais provável de sangramento disfuncional nessa paciente é a anovulação, após afastar gestação e causas orgânicas.Paciente, 24 anos de idade, vai a consulta na emergência com queixa de sangramento há 10 dias, em grande volume. Não faz uso de contraceptivo hormonal e queixa-se de irregularidade menstrual desde a menarca. Possui 1,57 m e peso de 82 kg.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Precisa-se afastar causas orgânicas, como gestação, causas hormonais ou tumores, para poder afirmar que se trata de um sangramento disfuncional.Paciente, 24 anos de idade, vai a consulta na emergência com queixa de sangramento há 10 dias, em grande volume. Não faz uso de contraceptivo hormonal e queixa-se de irregularidade menstrual desde a menarca. Possui 1,57 m e peso de 82 kg.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Pode-se afirmar que a paciente apresenta menorragia.Paciente, 32 anos de idade, nuligesta, é encaminhada ao hospital. É referência terciária por apresentar dor em baixo ventre, como uma pontada, que ocorre de modo intermitente, mas piora no período menstrual, associado à dispareunia profunda. Realizou ecografia transvaginal normal na unidade de saúde e possui citopatológico de colo recente demonstrando inflamação. Possui parceiro fixo há dois anos e faz uso de preservativo.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A orientação pelo risco de alteração perene na voz deve existir, caso o diagnóstico seja endometriose e se optar pelo tratamento com danazol.Paciente, 32 anos de idade, nuligesta, é encaminhada ao hospital. É referência terciária por apresentar dor em baixo ventre, como uma pontada, que ocorre de modo intermitente, mas piora no período menstrual, associado à dispareunia profunda. Realizou ecografia transvaginal normal na unidade de saúde e possui citopatológico de colo recente demonstrando inflamação. Possui parceiro fixo há dois anos e faz uso de preservativo.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O uso de anticoncepcionais combinados pode ajudar no tratamento dessa paciente.Paciente, 32 anos de idade, nuligesta, é encaminhada ao hospital. É referência terciária por apresentar dor em baixo ventre, como uma pontada, que ocorre de modo intermitente, mas piora no período menstrual, associado à dispareunia profunda. Realizou ecografia transvaginal normal na unidade de saúde e possui citopatológico de colo recente demonstrando inflamação. Possui parceiro fixo há dois anos e faz uso de preservativo.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O histórico da paciente pode levar a diversas hipóteses diagnósticas: endometriose, dismenorreia, aderências ou sequela de doença inflamatória pélvica, entre outras.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...