Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pacientes, 22 anos de idade, apresenta dor pélvica de início súbito, associada a febre e leucorreia com odor fétido. Nuligesta, faz uso de anticoncepcional oral combinado.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Ao se afastarem outras causas de dor pélvica aguda, como torções anexiais, apendicite ou outras, deve-se pensar em doença inflamatória pélvica (DIP), que é uma síndrome clínica secundária à ascensão de microrganismos da vagina e (ou) endocérvice ao trato genital feminino, acometendo útero, tubas uterinas, ovários, superfície peritoneal e (ou) estruturas contíguas do trato genital superior.Paciente leva à consulta a própria filha de 14 anos de idade, pois está preocupada com o desenvolvimento corporal dela. Além de não ter ocorrido a menarca, não se observa desenvolvimento de pelos, nem de mamas.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A etiologia mais comum do hipogonadismo hipogonadotrófico é a neoplasia de hipófise.Paciente leva à consulta a própria filha de 14 anos de idade, pois está preocupada com o desenvolvimento corporal dela. Além de não ter ocorrido a menarca, não se observa desenvolvimento de pelos, nem de mamas.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A dosagem de estradiol e FSH estando baixas, deve-se realizar exame de imagem do crânio.Paciente leva à consulta a própria filha de 14 anos de idade, pois está preocupada com o desenvolvimento corporal dela. Além de não ter ocorrido a menarca, não se observa desenvolvimento de pelos, nem de mamas.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
As hipóteses de neoplasia do sistema nervoso central, neoplasia de hipófise ou hipotireoidismo são aceitáveis.Paciente, 24 anos de idade, comparece a consulta por apresentar atraso menstrual de quatro meses. Nega relações sexuais ou uso de contraceptivos. Ao exame, observa-se IMC de 30, além da presença de hisrutismo e acne.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens a seguir.
A ultrassonografia transvaginal confirma o diagnóstico de SOP nessa paciente, quando evidenciar a aparência policística dos ovários (12 ou mais folículos com 2 mm a 9 mm e (ou) volume ovariano > 10 cm3 em pelo menos um ovário).Paciente, 24 anos de idade, comparece a consulta por apresentar atraso menstrual de quatro meses. Nega relações sexuais ou uso de contraceptivos. Ao exame, observa-se IMC de 30, além da presença de hisrutismo e acne.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens a seguir.
Feito o diagnóstico de SOP, pode-se iniciar com anticoncepcionais orais.Paciente, 24 anos de idade, comparece a consulta por apresentar atraso menstrual de quatro meses. Nega relações sexuais ou uso de contraceptivos. Ao exame, observa-se IMC de 30, além da presença de hisrutismo e acne.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens a seguir.
Se o FSH e o estradiol vieram baixos, mas um ciclo curto de estrogênio e progesterona induzir menstruação, pode-se diagnosticar hipogonadismo hipogonadotrófico.Paciente, 24 anos de idade, comparece a consulta por apresentar atraso menstrual de quatro meses. Nega relações sexuais ou uso de contraceptivos. Ao exame, observa-se IMC de 30, além da presença de hisrutismo e acne.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens a seguir.
Se o FSH vier alto com estradiol baixo, confirma-se o diagnóstico de SOP.Paciente, 24 anos de idade, comparece a consulta por apresentar atraso menstrual de quatro meses. Nega relações sexuais ou uso de contraceptivos. Ao exame, observa-se IMC de 30, além da presença de hisrutismo e acne.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens a seguir.
Diante desse quadro, uma disfunção ovariana é provável e deve ser investigada.Paciente, 40 anos de idade, vai ao posto de saúde para revisão. Ao exame físico, observa-se aumento do volume uterino. Fez uso de anticoncepcional oral combinado por 15 anos, com pausas apenas para suas gestações, há 15 e 13 anos, respectivamente. Após, iniciou com anticoncepcional apenas de progesterona, pois é tabagista. Nega dispareunia, alterações urinárias ou outras queixas. Foi solicitada ECO transvaginal, que demonstrou útero de 550 cm3, com diversos miomas; o maior possui 6 cm.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O anticoncepcional em uso pela paciente pode estar relacionado ao crescimento uterino.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...