Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, 32 anos de idade, nuligesta, é encaminhada ao hospital. É referência terciária por apresentar dor em baixo ventre, como uma pontada, que ocorre de modo intermitente, mas piora no período menstrual, associado à dispareunia profunda. Realizou ecografia transvaginal normal na unidade de saúde e possui citopatológico de colo recente demonstrando inflamação. Possui parceiro fixo há dois anos e faz uso de preservativo.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A endometriose pode ser afastada, considerando que a ecografia se encontra normal.Paciente, 32 anos de idade, nuligesta, é encaminhada ao hospital. É referência terciária por apresentar dor em baixo ventre, como uma pontada, que ocorre de modo intermitente, mas piora no período menstrual, associado à dispareunia profunda. Realizou ecografia transvaginal normal na unidade de saúde e possui citopatológico de colo recente demonstrando inflamação. Possui parceiro fixo há dois anos e faz uso de preservativo.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Essa paciente é portadora de dor pélvica crônica, mas há grande possibilidade de que não seja encontrada a causa para tal sintomatologia.Paciente, 23 anos de idade, procura a unidade básica de saúde para obter informações acerca de métodos anticoncepcionais, mas seu maior interesse é quanto à ligadura tubária. Tem dois filhos, ambos do mesmo parceiro, com quem possui relação estável há cinco anos. No momento, está em uso de anticoncepcional combinado, mas esquece dele com frequência e apresenta sangramento irregular. O histórico médico pregresso não apresenta dados dignos de nota.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Após a videolaparoscopia para ligadura tubária, não há necessidade de realização de histerosalpingografia comprobatória.Paciente, 23 anos de idade, procura a unidade básica de saúde para obter informações acerca de métodos anticoncepcionais, mas seu maior interesse é quanto à ligadura tubária. Tem dois filhos, ambos do mesmo parceiro, com quem possui relação estável há cinco anos. No momento, está em uso de anticoncepcional combinado, mas esquece dele com frequência e apresenta sangramento irregular. O histórico médico pregresso não apresenta dados dignos de nota.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Considerando a idade da paciente e tendo em vista tratar-se de risco anestésico ASA 1, caso realizasse a videolaparoscopia, não precisaria de exames pré-operatórios.Paciente, 23 anos de idade, procura a unidade básica de saúde para obter informações acerca de métodos anticoncepcionais, mas seu maior interesse é quanto à ligadura tubária. Tem dois filhos, ambos do mesmo parceiro, com quem possui relação estável há cinco anos. No momento, está em uso de anticoncepcional combinado, mas esquece dele com frequência e apresenta sangramento irregular. O histórico médico pregresso não apresenta dados dignos de nota.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O índice de Pearl do contraceptivo oral para essa paciente é menor que 1.Paciente, 23 anos de idade, procura a unidade básica de saúde para obter informações acerca de métodos anticoncepcionais, mas seu maior interesse é quanto à ligadura tubária. Tem dois filhos, ambos do mesmo parceiro, com quem possui relação estável há cinco anos. No momento, está em uso de anticoncepcional combinado, mas esquece dele com frequência e apresenta sangramento irregular. O histórico médico pregresso não apresenta dados dignos de nota.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Se, pelo uso irregular, a paciente engravidasse, poderia, em caso de cesariana, realizar a ligadura durante o procedimento.Paciente, 23 anos de idade, procura a unidade básica de saúde para obter informações acerca de métodos anticoncepcionais, mas seu maior interesse é quanto à ligadura tubária. Tem dois filhos, ambos do mesmo parceiro, com quem possui relação estável há cinco anos. No momento, está em uso de anticoncepcional combinado, mas esquece dele com frequência e apresenta sangramento irregular. O histórico médico pregresso não apresenta dados dignos de nota.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Pela legislação brasileira, estaria apta a realizar ligadura tubária, após esclarecimento acerca de outros métodos realizados por equipe multidisciplinar, salvo situações especiais.Primigesta vai à emergência por apresentar contrações regulares há 10 horas. Ao exame, apresenta altura uterina de 40 cm, dinâmica de dois em 10 minutos, BCF de 140 bpm e toque vaginal com colo médio, 2 cm, 50% apagado, cefálico alto. Realizou cardiotocografia categoria 1. A carteira de pré-natal, com nove consultas, não apresenta alterações.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A altura uterina e a primigestação são fatores de risco para parto disfuncional.Primigesta vai à emergência por apresentar contrações regulares há 10 horas. Ao exame, apresenta altura uterina de 40 cm, dinâmica de dois em 10 minutos, BCF de 140 bpm e toque vaginal com colo médio, 2 cm, 50% apagado, cefálico alto. Realizou cardiotocografia categoria 1. A carteira de pré-natal, com nove consultas, não apresenta alterações.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento com misoprostol, no caso descrito, deverá ser indicado.Primigesta vai à emergência por apresentar contrações regulares há 10 horas. Ao exame, apresenta altura uterina de 40 cm, dinâmica de dois em 10 minutos, BCF de 140 bpm e toque vaginal com colo médio, 2 cm, 50% apagado, cefálico alto. Realizou cardiotocografia categoria 1. A carteira de pré-natal, com nove consultas, não apresenta alterações.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A fase latente prolongada pode ser associada a maior incidência de anormalidades durante a fase ativa de TP, maior necessidade de ressuscitação neonatal, entubação por mecônio espesso, entre outros.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...