Questões de Medicina do ano 2016

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere hipoteticamente que o médico J. B. S trabalha em uma unidade de saúde de determinado município e faz plantões em um pronto-socorro da região. Durante o trabalho, ele percebe que grande parte dos pacientes da unidade de saúde apresenta condições crônicas, como hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM). Enquanto isso, no pronto-socorro, percebe agudização das condições crônicas daqueles pacientes que não aderem ao tratamento, somada a condições agudas, e pessoas vítimas de lesões por causas externas (atropelamentos e lesões por armas de fogo e por armas brancas). Outro fato que J. B. S. sempre observa é que os gestores de saúde da região não fornecem respostas adequadas e coerentes aos problemas. A respeito da situação apresentada, das redes de atenção à saúde e do quadro de saúde da região, julgue os itens a seguir. As condições de saúde revelam uma importância relativa crescente das condições crônicas no quadro epidemiológico. Os principais fatores determinantes do aumento das condições crônicas são as mudanças demográficas, as mudanças nos padrões de consumo e nos estilos de vida, a urbanização acelerada e as estratégias mercadológicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O paciente A. C. L, sexo masculino, de 40 anos de idade, é encaminhado à UPA pelo médico da Estratégia Saúde da Família, com quadro de agitação e agressividade extrema. O médico foi informado pelos familiares de que se trata de paciente com antecedente de uso abusivo de álcool há vários anos e início recente de uso de crack. Também relataram que o paciente, há aproximadamente uma hora, foi encontrado na cozinha com uma faca, alegando que iria matar um agressor que estava na casa. Diante disso, a família solicita que o médico interne o paciente, mesmo com a respectiva recusa. Considerando esse caso clínico hipotético, as políticas públicas de enfrentamento ao álcool e às drogas, a política de saúde mental e a legislação que regulamenta o Sistema Único de Saúde, assim como a conduta médica, julgue os itens a seguir. Os antipsicóticos típicos e atípicos são medicações fundamentais no controle dos sintomas psicóticos positivos, como o embotamento psíquico e as alucinações. Apesar disso, o uso prolongado, sobretudo dos atípicos de alta potência, provoca progressiva distonia, acatisia e perda da mímica facial por ocorrência de efeitos piramidais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O paciente A. C. L, sexo masculino, de 40 anos de idade, é encaminhado à UPA pelo médico da Estratégia Saúde da Família, com quadro de agitação e agressividade extrema. O médico foi informado pelos familiares de que se trata de paciente com antecedente de uso abusivo de álcool há vários anos e início recente de uso de crack. Também relataram que o paciente, há aproximadamente uma hora, foi encontrado na cozinha com uma faca, alegando que iria matar um agressor que estava na casa. Diante disso, a família solicita que o médico interne o paciente, mesmo com a respectiva recusa. Considerando esse caso clínico hipotético, as políticas públicas de enfrentamento ao álcool e às drogas, a política de saúde mental e a legislação que regulamenta o Sistema Único de Saúde, assim como a conduta médica, julgue os itens a seguir. A internação do paciente poderá ocorrer somente se solicitada por ordem judicial, devendo o médico assistente acolher família e paciente, buscando o cuidado de forma integral. Não se afasta dessa conduta a eventual necessidade do uso de antipsicóticos típicos e atípicos, bem como de sedativos e de imobilização protetora.

  • C. Certo
  • E. Errado

O paciente A. C. L, sexo masculino, de 40 anos de idade, é encaminhado à UPA pelo médico da Estratégia Saúde da Família, com quadro de agitação e agressividade extrema. O médico foi informado pelos familiares de que se trata de paciente com antecedente de uso abusivo de álcool há vários anos e início recente de uso de crack. Também relataram que o paciente, há aproximadamente uma hora, foi encontrado na cozinha com uma faca, alegando que iria matar um agressor que estava na casa. Diante disso, a família solicita que o médico interne o paciente, mesmo com a respectiva recusa. Considerando esse caso clínico hipotético, as políticas públicas de enfrentamento ao álcool e às drogas, a política de saúde mental e a legislação que regulamenta o Sistema Único de Saúde, assim como a conduta médica, julgue os itens a seguir. A conduta mais adequada por parte do médico é a internação, uma vez que se trata de quadro de emergência médica em que há perda da autonomia, permitindo a aplicação do Estatuto Legal de Internação Compulsória.

  • C. Certo
  • E. Errado

O paciente A. C. L, sexo masculino, de 40 anos de idade, é encaminhado à UPA pelo médico da Estratégia Saúde da Família, com quadro de agitação e agressividade extrema. O médico foi informado pelos familiares de que se trata de paciente com antecedente de uso abusivo de álcool há vários anos e início recente de uso de crack. Também relataram que o paciente, há aproximadamente uma hora, foi encontrado na cozinha com uma faca, alegando que iria matar um agressor que estava na casa. Diante disso, a família solicita que o médico interne o paciente, mesmo com a respectiva recusa. Considerando esse caso clínico hipotético, as políticas públicas de enfrentamento ao álcool e às drogas, a política de saúde mental e a legislação que regulamenta o Sistema Único de Saúde, assim como a conduta médica, julgue os itens a seguir. A reforma psiquiátrica constitui um movimento contra-hegemônico à forma tradicional de tratamento. Trata-se de proposta que observa, de forma sensível, o doente em sofrimento mental e propõe uma abordagem psicossocial. Entre os equipamentos substitutivos ao modelo manicomial, citam-se os hospitais psiquiátricos de práticas humanizadas (HPPH), os centros de atenção psicossocial (CAPS), os serviços residenciais terapêuticos (SRT), os centros de convivência (Cecos), as enfermarias de saúde mental em hospitais gerais, as oficinas de geração de renda etc.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um investigador planeja estudar a relação entre infecção por clamídia e doença inflamatória pélvica em mulheres usuárias de contraceptivos injetáveis, nas mulheres do ambulatório de doenças sexualmente transmissíveis (com ou sem infecção). No momento da entrevista, ele avaliará o uso de preservativos no último ano (com ou sem exposição). Considerando o desenho desse estudo hipotético e com base nos conhecimentos médicos a respeito da epidemiologia clínica e da vigilância epidemiológica, julgue os itens a seguir. Na avaliação de propriedades e na escolha de um teste diagnóstico, devem-se considerar a sensibilidade e a especificidade. Nesse contexto, emerge o valor preditivo, que é diretamente dependente da sensibilidade, da especificidade e da incidência da doença (probabilidade pré-teste da doença).

  • C. Certo
  • E. Errado

Um investigador planeja estudar a relação entre infecção por clamídia e doença inflamatória pélvica em mulheres usuárias de contraceptivos injetáveis, nas mulheres do ambulatório de doenças sexualmente transmissíveis (com ou sem infecção). No momento da entrevista, ele avaliará o uso de preservativos no último ano (com ou sem exposição). Considerando o desenho desse estudo hipotético e com base nos conhecimentos médicos a respeito da epidemiologia clínica e da vigilância epidemiológica, julgue os itens a seguir. Para estabelecer a relação de causalidade, o delineamento mais adequado seria o experimental, em que os sujeitos da pesquisa seriam alocados para receber o fator de exposição, e outro grupo não receberia o fator de forma randomizada. Desse modo, esse é o desenho mais adequado para o enquadramento da pesquisa do problema citado, por não impactar significativamente os desfechos e a eticidade da pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um investigador planeja estudar a relação entre infecção por clamídia e doença inflamatória pélvica em mulheres usuárias de contraceptivos injetáveis, nas mulheres do ambulatório de doenças sexualmente transmissíveis (com ou sem infecção). No momento da entrevista, ele avaliará o uso de preservativos no último ano (com ou sem exposição). Considerando o desenho desse estudo hipotético e com base nos conhecimentos médicos a respeito da epidemiologia clínica e da vigilância epidemiológica, julgue os itens a seguir. Esse é o desenho de um estudo tipo coorte retrospectiva, podendo ser com ou sem exposição. Nesse caso, a categorização é feita na presença ou não de exposição, com sujeitos seguidos transversalmente. É adequado para acompanhar a incidência do agravo em saúde, não importando se os sujeitos estão livres de doença.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um investigador planeja estudar a relação entre infecção por clamídia e doença inflamatória pélvica em mulheres usuárias de contraceptivos injetáveis, nas mulheres do ambulatório de doenças sexualmente transmissíveis (com ou sem infecção). No momento da entrevista, ele avaliará o uso de preservativos no último ano (com ou sem exposição). Considerando o desenho desse estudo hipotético e com base nos conhecimentos médicos a respeito da epidemiologia clínica e da vigilância epidemiológica, julgue os itens a seguir. Esse se trata de um estudo descritivo tipo transversal, em que se coletam informações e o desfecho/doença em um grupo de indivíduos, em um ponto fixo de tempo ou em um período específico do tempo. Com esse desenho, podem-se obter informações quanto à razão de prevalência ou de prevalência relativa, porém não se pode distinguir se a exposição ocorreu antes do desenvolvimento da doença, pois a coleta de informações é simultânea durante a entrevista.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de trabalho na atenção básica em saúde pressupõe o envolvimento de equipe multidisciplinar nos cuidados ao paciente. As interfaces desfazem as barreiras de uma “assistência médica para a doença”, seguindo no sentido da “medicina dos doentes”. Contudo, ao mesmo tempo que ocorre uma mudança significativa de algumas práticas, outras permanecem de forma latente ao longo do tempo. Nesse contexto, a ética profissional e a bioética têm papel fundamental como norteadores na análise das condutas dos sujeitos envolvidos e na orientação das boas práticas. Quanto aos conflitos éticos e bioéticos surgidos no exercício da medicina, julgue os itens a seguir. Um conflito existe quando se lançam as lentes da bioética sobre a ética profissional, isto é, quando se pondera a autonomia profissional com as vedações de conduta impostas pelo código de ética médico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...