Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O processo de trabalho na atenção básica em saúde pressupõe o envolvimento de equipe multidisciplinar nos cuidados ao paciente. As interfaces desfazem as barreiras de uma assistência médica para a doença, seguindo no sentido da medicina dos doentes. Contudo, ao mesmo tempo que ocorre uma mudança significativa de algumas práticas, outras permanecem de forma latente ao longo do tempo. Nesse contexto, a ética profissional e a bioética têm papel fundamental como norteadores na análise das condutas dos sujeitos envolvidos e na orientação das boas práticas. Quanto aos conflitos éticos e bioéticos surgidos no exercício da medicina, julgue os itens a seguir. A atuação na atenção primária requer vínculos de responsabilização das equipes, inclusive havendo ampliação da relação clínica, que ultrapassa as dimensões biológicas, adentrando em aspectos íntimos da família assistida. Esse evento não deve ser motivo de questionamentos quanto aos limites de interferência no estilo de vida daquela família, pois a equipe de saúde da família sempre realiza ações com fulcro na beneficência e na autonomia.
O processo de trabalho na atenção básica em saúde pressupõe o envolvimento de equipe multidisciplinar nos cuidados ao paciente. As interfaces desfazem as barreiras de uma assistência médica para a doença, seguindo no sentido da medicina dos doentes. Contudo, ao mesmo tempo que ocorre uma mudança significativa de algumas práticas, outras permanecem de forma latente ao longo do tempo. Nesse contexto, a ética profissional e a bioética têm papel fundamental como norteadores na análise das condutas dos sujeitos envolvidos e na orientação das boas práticas. Quanto aos conflitos éticos e bioéticos surgidos no exercício da medicina, julgue os itens a seguir. Os valores constituem crenças específicas em determinados modelos de conduta socialmente aceitos, enquanto a moral é o conjunto desses mesmos valores.
O processo de trabalho na atenção básica em saúde pressupõe o envolvimento de equipe multidisciplinar nos cuidados ao paciente. As interfaces desfazem as barreiras de uma assistência médica para a doença, seguindo no sentido da medicina dos doentes. Contudo, ao mesmo tempo que ocorre uma mudança significativa de algumas práticas, outras permanecem de forma latente ao longo do tempo. Nesse contexto, a ética profissional e a bioética têm papel fundamental como norteadores na análise das condutas dos sujeitos envolvidos e na orientação das boas práticas. Quanto aos conflitos éticos e bioéticos surgidos no exercício da medicina, julgue os itens a seguir. O ato ético implica consciência, determinação e liberdade por parte do profissional. Quando exercido em plenitude, segue orientação dos princípios da beneficência (evitar causar danos), da não maleficência (fazer o bem), do autogoverno (autonomia) e da equidade (justiça).
O processo de trabalho na atenção básica em saúde pressupõe o envolvimento de equipe multidisciplinar nos cuidados ao paciente. As interfaces desfazem as barreiras de uma assistência médica para a doença, seguindo no sentido da medicina dos doentes. Contudo, ao mesmo tempo que ocorre uma mudança significativa de algumas práticas, outras permanecem de forma latente ao longo do tempo. Nesse contexto, a ética profissional e a bioética têm papel fundamental como norteadores na análise das condutas dos sujeitos envolvidos e na orientação das boas práticas. Quanto aos conflitos éticos e bioéticos surgidos no exercício da medicina, julgue os itens a seguir. O prontuário médico do paciente é de propriedade e responsabilidade dos nosocômios que o detêm. Por se tratar de equipe multidisciplinar, não constitui falha ética o acesso às informações contidas no documento, uma vez que todos aqueles envolvidos no processo de trabalho da atenção básica encontram-se sob a égide de um código de ética multidisciplinar.
Paciente de 28 anos de idade, G2P1 com 37 semanas de gestação, 12 consultas de pré-natal, sorologias negativas, TS A positivo, coleta de Streptococcus do grupo B (vaginal e retal), ambas positivas, chega à emergência obstétrica relatando contrações e perda de líquido, que se iniciou há 1 hora. Ao exame físico geral, apresentou TA = 120/70, FC = 80, FR = 20, TAX = 36,5º. Ao exame físico obstétrico, observaram-se altura uterina = 35 cm, BCF = 150 batimentos por minuto, dinâmica uterina = 3 contrações efetivas em 10 minutos. Especular mostra que há líquido amniótico claro com vérnix fluindo pelo orifício cervical e, ao toque vaginal, o colo encontra-se amolecido, centrado, com 3 cm de dilatação; a apresentação é cefálica e não se toca bolsa residual. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A paciente deve ser internada, realizar antibioticoterapia, usar corticoide e aguardar a evolução do trabalho de parto.
Paciente de 28 anos de idade, G2P1 com 37 semanas de gestação, 12 consultas de pré-natal, sorologias negativas, TS A positivo, coleta de Streptococcus do grupo B (vaginal e retal), ambas positivas, chega à emergência obstétrica relatando contrações e perda de líquido, que se iniciou há 1 hora. Ao exame físico geral, apresentou TA = 120/70, FC = 80, FR = 20, TAX = 36,5º. Ao exame físico obstétrico, observaram-se altura uterina = 35 cm, BCF = 150 batimentos por minuto, dinâmica uterina = 3 contrações efetivas em 10 minutos. Especular mostra que há líquido amniótico claro com vérnix fluindo pelo orifício cervical e, ao toque vaginal, o colo encontra-se amolecido, centrado, com 3 cm de dilatação; a apresentação é cefálica e não se toca bolsa residual. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A paciente deve ser internada e realizar cesariana o mais rápido possível.
Paciente de 28 anos de idade, G2P1 com 37 semanas de gestação, 12 consultas de pré-natal, sorologias negativas, TS A positivo, coleta de Streptococcus do grupo B (vaginal e retal), ambas positivas, chega à emergência obstétrica relatando contrações e perda de líquido, que se iniciou há 1 hora. Ao exame físico geral, apresentou TA = 120/70, FC = 80, FR = 20, TAX = 36,5º. Ao exame físico obstétrico, observaram-se altura uterina = 35 cm, BCF = 150 batimentos por minuto, dinâmica uterina = 3 contrações efetivas em 10 minutos. Especular mostra que há líquido amniótico claro com vérnix fluindo pelo orifício cervical e, ao toque vaginal, o colo encontra-se amolecido, centrado, com 3 cm de dilatação; a apresentação é cefálica e não se toca bolsa residual. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A paciente deve ser internada para resolução da gestação.
Paciente de 28 anos de idade, G2P1 com 37 semanas de gestação, 12 consultas de pré-natal, sorologias negativas, TS A positivo, coleta de Streptococcus do grupo B (vaginal e retal), ambas positivas, chega à emergência obstétrica relatando contrações e perda de líquido, que se iniciou há 1 hora. Ao exame físico geral, apresentou TA = 120/70, FC = 80, FR = 20, TAX = 36,5º. Ao exame físico obstétrico, observaram-se altura uterina = 35 cm, BCF = 150 batimentos por minuto, dinâmica uterina = 3 contrações efetivas em 10 minutos. Especular mostra que há líquido amniótico claro com vérnix fluindo pelo orifício cervical e, ao toque vaginal, o colo encontra-se amolecido, centrado, com 3 cm de dilatação; a apresentação é cefálica e não se toca bolsa residual. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A paciente deve ser liberada, pois não está em trabalho de parto.
Paciente de 19 anos de idade, primigesta, com 35 semanas de gestação, tabagista de 10 cigarros/dia, com má adesão ao pré-natal, apresenta exames solicitados de terceiro trimestre, entre eles VDRL 1:16, e demais sorologias não reagentes. Paciente nega tratamento prévio para sífilis e desconhece o diagnóstico da doença; não realizou sorologias de primeiro e segundo trimestre. Considerando essa situação e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir. Por se tratar de uma sorologia não treponêmica, o VDRL, nesse caso, deve ser um falso positivo e, portanto, não se deve realizar o tratamento.
Paciente de 19 anos de idade, primigesta, com 35 semanas de gestação, tabagista de 10 cigarros/dia, com má adesão ao pré-natal, apresenta exames solicitados de terceiro trimestre, entre eles VDRL 1:16, e demais sorologias não reagentes. Paciente nega tratamento prévio para sífilis e desconhece o diagnóstico da doença; não realizou sorologias de primeiro e segundo trimestre. Considerando essa situação e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir. Em caso de alergia à medicação padrão ouro, a paciente deve ser dessensibilizada em meio hospitalar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...