Questões de Medicina do ano 2016

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A infecção sintomática do trato urinário (ITU) situa-se entre as mais frequentes infecções bacterianas do ser humano, figurando como a segunda infecção mais comum na população em geral, predominando entre os adultos em pacientes do sexo feminino. Nas crianças, particularmente no primeiro ano de vida, a infecção urinária também é muito comum, predominando igualmente no sexo feminino. Sobre a infecção urinária podemos afirmar que:

  • A. Os agentes etiológicos, mais frequentemente envolvidos com ITU adquirida na comunidade, são, em ordem de frequência: a Escherichia coli, o Staphylococcussaprophyticus, espécies de Proteus e de Klebsiella e o Enterococcusfaecalis. A E. coli, sozinha, responsabiliza-se por 70% a 85% das infecções do trato urinário adquiridas na comunidade, e por 50% a 60% em pacientes idosos admitidos em instituições.
  • B. A infecção do trato urinário baixo (pielonefrite), que habitualmente se inicia como um quadro de cistite, é geralmente acompanhada de febre – quase sempre superior a 38 graus centígrados – de calafrios e de dor lombar, uni ou bilateral.
  • C. Hemocultura não é indicada para avaliação de pacientes com pielonefrite, porém é indicada em casos de cistite. Sua positividade, neste tipo de infecção, situa-se entre 25% a 60% e, além da informação do agente etiológico (nem sempre identificável em outros exames).
  • D. Nenhuma das alternativas.

Um dos principais métodos de diagnóstico na radiologia é a ultrassonografia. Seu uso é altamente difundido na medicina. Atualmente, podemos realizar procedimentos tanto diagnósticos como terapêuticos (como a realização de biópsias guiadas por ultrassom). Sua abordagem é tão ampla e de fácil acesso que muitos equipamentos de ultrassonografia são encontrados atualmente em pequenos consultórios, sendo manejados por médicos especializados em áreas bem distintas da radiologia. Com relação à física aplicada na ultrassonografia, NÃO podemos dizer que:

  • A. As ondas de ultrassom são geradas por cristais piezoelétricos localizados no interior do transdutor, que possuem a característica de contrair-se e expandir-se ao receber um estímulo elétrico, causando a formação de ondas ultrassônicas; portanto, é capaz de transformar a energia elétrica em mecânica.
  • B. Impedância acústica é a resistência do tecido ao movimento das partículas causado pelo ultrassom e é igual ao produto da densidade pela velocidade de propagação do ultrassom no meio; sendo assim, cada meio possuirá sua própria impedância (água, gases, partes moles etc).
  • C. A resolução da imagem é inversamente proporcional à frequência; desse modo, altas frequências geram imagens com baixa definição. No entanto, ao diminuirmos a frequência aumentamos a atenuação do ultrassom pelos tecidos, ou seja, o campo de visibilização fica limitado a alguns centímetros de profundidade.
  • D. Nenhuma das alternativas.

O meio de contraste positivo ou radiopaco mais comum usado para visualizar o sistema gastrointestinal é o sulfato de bário, (BaSO4), comumente denominado apenas bário. É mais usado, pois apresenta propriedades químicas que garantam que ele seja usado nos exames sem oferecer qualquer risco para o paciente. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA:

  • A. Uma mistura de sulfato de bário e água forma uma solução, não uma suspensão coloidal. Para ser uma solução, as moléculas da substância adicionadas à água devem realmente dissolver-se nela.
  • B. O sulfato de bário nunca se dissolve em água. Entretanto na suspensão coloidal (como sulfato de bário e água), as partículas suspensas na água podem tender a precipitar quando permanecem em repouso por um período.
  • C. Nem todos os outros sais de bário tendem a ser tóxicos ou venenosos para o sistema humano. Portanto, o sulfato de bário usado em departamentos de radiologia não necessita ser quimicamente puro, admitindo uma margem controlada de impurezas.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Todos os pacientes adultos portadores de doenças pulmonares intersticiais (DPI) devem ser questionados sobre ocupações que envolvam exposições a poeiras, fumos, vapores e gases. As mais comuns no Brasil são a silicose, a pneumoconiose de mineiros de carvão, a pneumoconiose por poeiras mistas e a asbestose. Outras poeiras minerais, como talco, ferro e estanho, também podem causar pneumoconiose. Com relação as doenças pulmonares de causa ocupacional, assinale a alternativa que contém a descrição INCORRETA da doença do aspecto na radiografia de tórax, do padrão da tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR):

  • A. Silicose / Mista / Padrão misto, com nódulos centrolobulares associados a septos interlobulares espessados, nódulos subpleurais, bandas, desarranjo lobular e faveolamento.
  • B. Asbestose / Irregular / Padrão irregular, notadamente nas áreas basais posteriores com septos interlobulares espessados, nódulos subpleurais, bandas, desarranjo lobular e faveolamento. Placas pleurais calcificadas ou não.
  • C. Pneumonia de hipersensibilidade / Mista / Padrões diversos: desde o padrão típico de vidro fosco centrolobular e padrão de doença intersticial periférica com opacidades lineares até faveolamento, ou padrão de pneumonia em organização com broncograma aéreo e áreas de vidro fosco.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Paciente de quarenta e oito anos de idade compareceu à emergência cardiológica do hospital apresentando asfixia, desconforto abdominal e torácico, cefaleia, palpitação e parestesia. Na avaliação clínica, o paciente ressaltou que se sentia mais calmo só por estar sendo atendido, mas que estava com medo de morrer ou enlouquecer. Informou ter estado muito cansado desde que a sua mãe precisou de intervenção cirúrgica devido a problemas cardíacos havia oito meses. Desde então, ele passou a ser o responsável pelos cuidados da mãe e pelo suporte financeiro familiar. O paciente relatou que era a terceira vez que procurava atendimento médico naquela semana, que os sintomas relatados apareciam de maneira abrupta e que estava temeroso de ter algum problema cardíaco ou mesmo ser portador de um tumor cerebral. Ele queixou-se, ainda, de prejuízos no desempenho de suas atividades laborais devido às ausências frequentes ao trabalho. Após a avaliação médica, excluiu-se a necessidade de internação.

De acordo com o Manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM-V) e a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), e considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O paciente desse caso clínico apresenta um quadro característico de ataque de pânico noturno.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da psicopatologia e das alterações de linguagem, julgue os seguintes itens. A afasia de expressão é uma afasia fluente, em que, apesar de dificuldades de articular as palavras, o indivíduo consegue se expressar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da psicopatologia e das alterações de linguagem, julgue os seguintes itens. A alexia pode ocorrer em associação com afasias e agrafias.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da psicopatologia e das alterações de linguagem, julgue os seguintes itens. Na disfemia, o indivíduo apresenta alterações identificáveis nos movimentos musculares envolvidos na articulação e emissão das palavras.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da psicopatologia e das alterações de linguagem, julgue os seguintes itens. A afasia de Wernicke é caracterizada por dificuldades na compreensão e na repetição da linguagem pelo indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da psicopatologia e das alterações de linguagem, julgue os seguintes itens. As parafasias são alterações frequentes em síndromes demenciais, caraterizadas por dificuldades do indivíduo de observar o correto uso de preposições e tempos verbais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...