Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A infecção sintomática do trato urinário (ITU) situa-se entre as mais frequentes infecções bacterianas do ser humano, figurando como a segunda infecção mais comum na população em geral, predominando entre os adultos em pacientes do sexo feminino. Nas crianças, particularmente no primeiro ano de vida, a infecção urinária também é muito comum, predominando igualmente no sexo feminino. Sobre a infecção urinária podemos afirmar que:
Um dos principais métodos de diagnóstico na radiologia é a ultrassonografia. Seu uso é altamente difundido na medicina. Atualmente, podemos realizar procedimentos tanto diagnósticos como terapêuticos (como a realização de biópsias guiadas por ultrassom). Sua abordagem é tão ampla e de fácil acesso que muitos equipamentos de ultrassonografia são encontrados atualmente em pequenos consultórios, sendo manejados por médicos especializados em áreas bem distintas da radiologia. Com relação à física aplicada na ultrassonografia, NÃO podemos dizer que:
O meio de contraste positivo ou radiopaco mais comum usado para visualizar o sistema gastrointestinal é o sulfato de bário, (BaSO4), comumente denominado apenas bário. É mais usado, pois apresenta propriedades químicas que garantam que ele seja usado nos exames sem oferecer qualquer risco para o paciente. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA:
Todos os pacientes adultos portadores de doenças pulmonares intersticiais (DPI) devem ser questionados sobre ocupações que envolvam exposições a poeiras, fumos, vapores e gases. As mais comuns no Brasil são a silicose, a pneumoconiose de mineiros de carvão, a pneumoconiose por poeiras mistas e a asbestose. Outras poeiras minerais, como talco, ferro e estanho, também podem causar pneumoconiose. Com relação as doenças pulmonares de causa ocupacional, assinale a alternativa que contém a descrição INCORRETA da doença do aspecto na radiografia de tórax, do padrão da tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR):
Paciente de quarenta e oito anos de idade compareceu à emergência cardiológica do hospital apresentando asfixia, desconforto abdominal e torácico, cefaleia, palpitação e parestesia. Na avaliação clínica, o paciente ressaltou que se sentia mais calmo só por estar sendo atendido, mas que estava com medo de morrer ou enlouquecer. Informou ter estado muito cansado desde que a sua mãe precisou de intervenção cirúrgica devido a problemas cardíacos havia oito meses. Desde então, ele passou a ser o responsável pelos cuidados da mãe e pelo suporte financeiro familiar. O paciente relatou que era a terceira vez que procurava atendimento médico naquela semana, que os sintomas relatados apareciam de maneira abrupta e que estava temeroso de ter algum problema cardíaco ou mesmo ser portador de um tumor cerebral. Ele queixou-se, ainda, de prejuízos no desempenho de suas atividades laborais devido às ausências frequentes ao trabalho. Após a avaliação médica, excluiu-se a necessidade de internação.
De acordo com o Manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM-V) e a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), e considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O paciente desse caso clínico apresenta um quadro característico de ataque de pânico noturno.A respeito da psicopatologia e das alterações de linguagem, julgue os seguintes itens. A afasia de expressão é uma afasia fluente, em que, apesar de dificuldades de articular as palavras, o indivíduo consegue se expressar.
A respeito da psicopatologia e das alterações de linguagem, julgue os seguintes itens. A alexia pode ocorrer em associação com afasias e agrafias.
A respeito da psicopatologia e das alterações de linguagem, julgue os seguintes itens. Na disfemia, o indivíduo apresenta alterações identificáveis nos movimentos musculares envolvidos na articulação e emissão das palavras.
A respeito da psicopatologia e das alterações de linguagem, julgue os seguintes itens. A afasia de Wernicke é caracterizada por dificuldades na compreensão e na repetição da linguagem pelo indivíduo.
A respeito da psicopatologia e das alterações de linguagem, julgue os seguintes itens. As parafasias são alterações frequentes em síndromes demenciais, caraterizadas por dificuldades do indivíduo de observar o correto uso de preposições e tempos verbais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...