Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da sífilis, julgue os itens subsequentes. A sífilis primária caracteriza-se pela ocorrência de lesões cutâneas cuja forma mais característica é o exantema morbiliforme disseminado, mais acentuado no tronco chamado de roséola sifilítica, que precede o surgimento do cancro.
A respeito da sífilis, julgue os itens subsequentes. Reação de Jarisch-Herxheimer é a denominação dada a uma raríssima reação febril transitória associada à instituição da principal terapêutica antimicrobiana recomendada para sífilis recente.
A respeito da sífilis, julgue os itens subsequentes. Penicilina benzatina, por meio de duas injeções de 1.200.000 UI em uma única sessão (dose total = 2.400.000 UI), por via intramuscular profunda, é o antimicrobiano recomendado para o tratamento de pacientes com sífilis recente (primária, secundária ou latente com menos de um ano).
A respeito da sífilis, julgue os itens subsequentes. A maneira mais definitiva de diagnosticar sífilis é encontrar espiroquetas com morfologia e motilidade características em lesões de sífilis adquirida precoce ou congênita, o que pode ser feito com o teste de campo escuro, por exemplo.
A respeito da sífilis, julgue os itens subsequentes. Principais complicações cardiovasculares da sífilis, a insuficiência aórtica e o aneurisma aórtico têm como base etiofisiopatogenética a endarterite obliterante da vasa vasorum, com a consequente lesão das camadas média e íntima dos grandes vasos.
Uma paciente de trinta e dois anos de idade procurou o pronto atendimento de um hospital com febre, cefaleia, dor retro-orbitária, mialgia, prostração, exantema, dor abdominal difusa, vômitos persistentes e diminuição da diurese, havia um dia. Durante o exame físico, foram constatados hipotensão postural; pulso arterial rápido e fino; pressão arterial convergente; hepatomegalia dolorosa e agitação. A prova do laço, adequadamente realizada, mostrou-se positiva.
Com relação a esse caso clínico e aspectos a ele correlatos, julgue os próximos itens.
O caso clínico em questão deve ser considerado como suspeita de dengue.Uma paciente de trinta e dois anos de idade procurou o pronto atendimento de um hospital com febre, cefaleia, dor retro-orbitária, mialgia, prostração, exantema, dor abdominal difusa, vômitos persistentes e diminuição da diurese, havia um dia. Durante o exame físico, foram constatados hipotensão postural; pulso arterial rápido e fino; pressão arterial convergente; hepatomegalia dolorosa e agitação. A prova do laço, adequadamente realizada, mostrou-se positiva.
Com relação a esse caso clínico e aspectos a ele correlatos, julgue os próximos itens.
No caso clínico em apreço, como não há sinais de alerta, a paciente não necessita realizar avaliação laboratorial complementar específica, estando apenas recomendados o acompanhamento ambulatorial, a hidratação oral e o uso de sintomáticos.Uma paciente de trinta e dois anos de idade procurou o pronto atendimento de um hospital com febre, cefaleia, dor retro-orbitária, mialgia, prostração, exantema, dor abdominal difusa, vômitos persistentes e diminuição da diurese, havia um dia. Durante o exame físico, foram constatados hipotensão postural; pulso arterial rápido e fino; pressão arterial convergente; hepatomegalia dolorosa e agitação. A prova do laço, adequadamente realizada, mostrou-se positiva.
Com relação a esse caso clínico e aspectos a ele correlatos, julgue os próximos itens.
O resultado positivo da prova do laço é comumente obtido nos casos em que são constatadas até dez petéquias no interior de um quadrado com 2,5 cm de lado, desenhado no antebraço do paciente adulto.Acerca de urticária e angioedema, julgue os itens subsecutivos. As urticas são lesões elementares em que há acometimento da derme e do tecido subcutâneo, no qual há edema agudo, da cor da pele, que surge nas pálpebras, nos lábios e na língua e que pode acometer mãos e pés.
Acerca de urticária e angioedema, julgue os itens subsecutivos. O edema angioneurótico, ou edema Quincke, caracteriza-se por lesões do tipo pápulas ou placas eritematoedematosas que às vezes têm esmaecimento central e aspecto figurado, podem confluir e geralmente estão associadas a intenso prurido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...