Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, relativos às doenças tireoidianas. O coma mixedematoso é uma complicação aguda do hipotireoidismo que geralmente se manifesta na fase inicial da doença, tem alta prevalência em jovens expostos ao calor extremo e está associado a reduzidas taxas de mortalidade.
Julgue os itens a seguir, relativos à obesidade. Até o presente, as pesquisas médicas são conclusivas quanto à impossibilidade de relação entre fatores hereditários e a regulação do peso corporal.
Julgue os itens a seguir, relativos à obesidade. De acordo com a classificação de indivíduos com base no índice de massa corporal (IMC), também conhecido como índice de Quetelet, o quadro de obesidade extrema é caracterizado por IMC maior ou igual a 40 kg/m2.
Julgue os itens a seguir, relativos à obesidade. A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com obesidade de classe I, inclusos aqueles sem complicações associadas à obesidade, porque se trata de procedimento com baixo risco cirúrgico, sem contraindicações, e que proporciona perda de peso rápida e eficaz.
Julgue os itens a seguir, relativos à obesidade. Em um grupo de mulheres obesas composto pelos subgrupos I mulheres na pré-menopausa (S-I) e II mulheres na pós-menopausa (S-II) , comparativamente às do subgrupo S-II, as mulheres do subgrupo S-I têm risco reduzido de desenvolver câncer de mama e de endométrio devido à redução dos seus níveis de estrogênio.
Julgue os itens a seguir, relativos à obesidade. No indivíduo obeso, os fatores predisponentes para o desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica incluem: volume circulatório aumentado, vasoconstrição anormal, relaxamento valvular reduzido e aumento do débito cardíaco.
Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade procurou atendimento emergencial com dor de forte intensidade, tipo cólica, na região lombar direita, irradiada para flanco e testículo direitos, acompanhada de mal-estar geral, náuseas, um episódio de vômito e sudorese. O paciente não teve disúria, hematúria, polaciúria nem febre, e o exame físico não mostrou alterações significativas. Contudo, o resultado do exame de urina (EAS) realizado mostrou hematúria, discreta leucocitúria e presença de cristais.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele correlacionados, julgue os itens que se seguem.
Em geral, o componente mais comum de cálculos renais é o fosfato de cálcio.Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade procurou atendimento emergencial com dor de forte intensidade, tipo cólica, na região lombar direita, irradiada para flanco e testículo direitos, acompanhada de mal-estar geral, náuseas, um episódio de vômito e sudorese. O paciente não teve disúria, hematúria, polaciúria nem febre, e o exame físico não mostrou alterações significativas. Contudo, o resultado do exame de urina (EAS) realizado mostrou hematúria, discreta leucocitúria e presença de cristais.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele correlacionados, julgue os itens que se seguem.
O principal diagnóstico é de litíase urinária.Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade procurou atendimento emergencial com dor de forte intensidade, tipo cólica, na região lombar direita, irradiada para flanco e testículo direitos, acompanhada de mal-estar geral, náuseas, um episódio de vômito e sudorese. O paciente não teve disúria, hematúria, polaciúria nem febre, e o exame físico não mostrou alterações significativas. Contudo, o resultado do exame de urina (EAS) realizado mostrou hematúria, discreta leucocitúria e presença de cristais.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele correlacionados, julgue os itens que se seguem.
Bloqueadores dos canais de cálcio administrados por via oral como a nifedipina, por exemplo ou alfabloqueadores como a tamsolusina, por exemplo podem ser indicados para pacientes com cálculos localizados na parte distal do ureter.Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade procurou atendimento emergencial com dor de forte intensidade, tipo cólica, na região lombar direita, irradiada para flanco e testículo direitos, acompanhada de mal-estar geral, náuseas, um episódio de vômito e sudorese. O paciente não teve disúria, hematúria, polaciúria nem febre, e o exame físico não mostrou alterações significativas. Contudo, o resultado do exame de urina (EAS) realizado mostrou hematúria, discreta leucocitúria e presença de cristais.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele correlacionados, julgue os itens que se seguem.
A ultrassonografia dos rins e das vias urinárias é a modalidade diagnóstica de escolha para o paciente em questão, por apresentar maior sensibilidade e especificidade para o principal diagnóstico dessa condição clínica.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...