Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere ao ecodopplercardiograma, julgue os próximos itens. Em pacientes pós-infarto agudo do miocárdio (IAM) com supradesnivelamento do segmento ST, a estratificação de risco deve ser feita, obrigatoriamente, a partir da avaliação ecocardiográfica da função ventricular esquerda.
No que se refere ao ecodopplercardiograma, julgue os próximos itens. No paciente com derrame pericárdico, o pericárdio perde sua mobilidade normal, permanecendo imóvel na presença do derrame, porém, raramente, pode-se encontrar um derrame de proporção moderada em que o pericárdio movimenta-se e, quando a quantidade de líquido for relativamente grande, surgirá também um espaço livre entre a parede torácica e a parede anterior do ventrículo direito.
Julgue os itens que se seguem, relativos à eletrofisiologia. A principal vantagem da ablação tradicional quando comparada à crioablação refere-se à capacidade de causar lesões endocárdicas menores e, portanto, menor risco de tromboembolia após procedimento.
Julgue os itens que se seguem, relativos à eletrofisiologia. Com relação à cardiomiopatia hipertrófica, sabe-se que o papel dos estudos eletrofisiológicos tem se mostrado altamente promissor na identificação de pacientes de alto risco, semelhante ao que ocorre nos pacientes com isquemia coronariana.
Julgue os itens que se seguem, relativos à eletrofisiologia. A ablação das vias acessórias está indicada em pacientes com taquicardia reentrante AV (TRAV) resistente a drogas e naqueles com fibrilação atrial (FA) e resposta ventricular rápida, identificados durante o estudo eletrofisiológico.
Acerca das alterações do ritmo cardíaco, julgue os itens subsequentes. Em relação aos distúrbios da condução do impulso, pode-se dizer que a reentrada funcional possui fronteiras anatômicas limitadoras e não ocorre em fibras contíguas, que exibem propriedades eletrofisiológicas diferentes, causadas por diferenças locais no potencial de ação transmembrana.
Acerca das alterações do ritmo cardíaco, julgue os itens subsequentes. Na parassistolia um bloqueio de entrada completo fixo ou intermitente isola e protege o foco parassistólico de eventos elétricos circundantes; assim, sua cronologia não é alterada pelo ritmo dominante.
Acerca das alterações do ritmo cardíaco, julgue os itens subsequentes. Os exames diagnósticos nem sempre permitem a determinação dos mecanismos eletrofisiológicos responsáveis por muitas arritmias, particularmente nas arritmias ventriculares. Assim, algumas taquiarritmias podem ser iniciadas por um mecanismo e perpetuadas por outro.
Acerca das alterações do ritmo cardíaco, julgue os itens subsequentes. Em pacientes portadores de bloqueio AV de terceiro grau ou segundo grau do tipo II com comprometimento hemodinâmico, o risco cirúrgico é elevado, principalmente, nos casos de anestesia geral. Uma forma de reduzir esse risco é o implante de marca-passo transvenoso temporário inserido no perioperatório.
Acerca das alterações do ritmo cardíaco, julgue os itens subsequentes. Com relação à indicação de implante do marca-passo cardíaco permanente no bloqueio atrioventricular (AV), é considerado o uso provavelmente necessário no bloqueio AV supra His (nó AV) de segundo grau Mobitz I, quando o paciente é assintomático.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...