Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de vinte e um anos de idade procurou serviço médico por apresentar, havia um dia, ardor uretral, disúria e descarga uretral. O paciente informou que teve relação sexual desprotegida havia três semanas.
Acerca desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.
O padrão ouro para se investigar uretrite é a sorologia para clamídia.Um paciente de vinte e um anos de idade procurou serviço médico por apresentar, havia um dia, ardor uretral, disúria e descarga uretral. O paciente informou que teve relação sexual desprotegida havia três semanas.
Acerca desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.
Nesse caso, deve-se instituir duplo esquema antibiótico, mesmo que o tempo de incubação sugira infecção por clamídia.Considerando o achado ecográfico de hidronefrose antenatal, julgue os itens a seguir. A doença renal congênita mais comum que cursa com hidronefrose é a estenose da junção ureteropiélica.
Considerando o achado ecográfico de hidronefrose antenatal, julgue os itens a seguir. A presença de vaso renal anômalo deve ser considerada na escolha da técnica cirúrgica.
Uma paciente de trinta e dois anos de idade apresentou dois episódios de cistite bacteriana nos últimos três meses. O exame de imagem realizado na paciente revelou presença de cálculo de 3 cm localizado em pelve renal, cálices inferiores e de terço médio no rim esquerdo.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.
A ureterorrenolitotripsia é a principal opção de tratamento nesse caso, apesar de resultar em maior taxa de cálculo residual se comparada à nefrolitotripsia percutânea.Uma paciente de trinta e dois anos de idade apresentou dois episódios de cistite bacteriana nos últimos três meses. O exame de imagem realizado na paciente revelou presença de cálculo de 3 cm localizado em pelve renal, cálices inferiores e de terço médio no rim esquerdo.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.
Em caso de pielonefrite aguda obstrutiva, deve-se proceder inicialmente à derivação urinária e à antibioticoterapia, e reservar o tratamento específico do cálculo para um momento posterior.Uma paciente de trinta e dois anos de idade apresentou dois episódios de cistite bacteriana nos últimos três meses. O exame de imagem realizado na paciente revelou presença de cálculo de 3 cm localizado em pelve renal, cálices inferiores e de terço médio no rim esquerdo.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.
Diante dos achados radiológicos, deve-se indicar tratamento cirúrgico, mesmo que a paciente seja assintomática, pois há risco de complicações infecciosas e perda progressiva da função renal.Uma paciente de trinta e dois anos de idade apresentou dois episódios de cistite bacteriana nos últimos três meses. O exame de imagem realizado na paciente revelou presença de cálculo de 3 cm localizado em pelve renal, cálices inferiores e de terço médio no rim esquerdo.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.
A composição habitual dos cálculos coraliformes, frequentemente chamados de cálculos infecciosos, é de fosfato de cálcio.Uma paciente de trinta e dois anos de idade apresentou dois episódios de cistite bacteriana nos últimos três meses. O exame de imagem realizado na paciente revelou presença de cálculo de 3 cm localizado em pelve renal, cálices inferiores e de terço médio no rim esquerdo.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.
Caso a paciente seja gestante, recomenda-se o adiamento do tratamento cirúrgico, mas sem desconsiderar a manutenção de antibioticoprofilaxia nesse período.Um paciente de cinquenta e seis anos de idade, hígido, sem antecedentes familiares de câncer de próstata, assintomático, procurou atendimento médico portando exame PSA com resultado de 22 ng/mL. O exame de toque revelou próstata com cerca de 30 g, endurecida e com limites imprecisos. A biopsia do tecido revelou Gleason 5 + 4, acometendo 13/18 fragmentos, bilateralmente de 70% a 100%. Não houve evidência de lesões osteoblásticas na cintilografia óssea.
No que se refere a esse caso clínico e aos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.
No caso em questão, devido ao elevado potencial de recidiva pós-prostatectomia, a radioterapia de loja prostática pode ser recomendada antes mesmo de recidiva bioquímica.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...