Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de cinquenta e seis anos de idade, hígido, sem antecedentes familiares de câncer de próstata, assintomático, procurou atendimento médico portando exame PSA com resultado de 22 ng/mL. O exame de toque revelou próstata com cerca de 30 g, endurecida e com limites imprecisos. A biopsia do tecido revelou Gleason 5 + 4, acometendo 13/18 fragmentos, bilateralmente de 70% a 100%. Não houve evidência de lesões osteoblásticas na cintilografia óssea.
No que se refere a esse caso clínico e aos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.
Nessa situação, o PETCT poderá auxiliar na detecção de linfonodos acometidos e, caso o exame seja positivo para esses linfonodos, deve-se recomendar linfadenectomia pélvica estendida até a cadeia ilica comum.Um paciente de cinquenta e seis anos de idade, hígido, sem antecedentes familiares de câncer de próstata, assintomático, procurou atendimento médico portando exame PSA com resultado de 22 ng/mL. O exame de toque revelou próstata com cerca de 30 g, endurecida e com limites imprecisos. A biopsia do tecido revelou Gleason 5 + 4, acometendo 13/18 fragmentos, bilateralmente de 70% a 100%. Não houve evidência de lesões osteoblásticas na cintilografia óssea.
No que se refere a esse caso clínico e aos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.
A ressonância nuclear magnética de pelve multiparamétrica é o melhor exame para avaliação de extensão extraprostática.Um paciente de cinquenta e seis anos de idade, hígido, sem antecedentes familiares de câncer de próstata, assintomático, procurou atendimento médico portando exame PSA com resultado de 22 ng/mL. O exame de toque revelou próstata com cerca de 30 g, endurecida e com limites imprecisos. A biopsia do tecido revelou Gleason 5 + 4, acometendo 13/18 fragmentos, bilateralmente de 70% a 100%. Não houve evidência de lesões osteoblásticas na cintilografia óssea.
No que se refere a esse caso clínico e aos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.
O caso em tela mostra um paciente em estadiamento clínico T2cNxM0.Um paciente de cinquenta e seis anos de idade, hígido, sem antecedentes familiares de câncer de próstata, assintomático, procurou atendimento médico portando exame PSA com resultado de 22 ng/mL. O exame de toque revelou próstata com cerca de 30 g, endurecida e com limites imprecisos. A biopsia do tecido revelou Gleason 5 + 4, acometendo 13/18 fragmentos, bilateralmente de 70% a 100%. Não houve evidência de lesões osteoblásticas na cintilografia óssea.
No que se refere a esse caso clínico e aos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.
A quimioterapia com docetaxel estará indicada de forma adjuvante caso seja indicado tratamento com radioterapia.Um adolescente de doze anos de idade procurou atendimento médico por apresentar, havia duas horas, dor testicular súbita à direita. O paciente negou febre, traumas ou sintomas urinários. No exame físico, foi detectado testículo direito elevado, horizontalizado e doloroso à palpação. O testículo esquerdo estava tópico e sem alterações. Foi realizada manobra de rotação do cordão testicular, com alívio rápido da dor no primeiro atendimento.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Se houver suspeita de torção do cordão espermático, o ecodoppler testicular e a cintilografia testicular são os exames utilizados para diagnóstico.Um adolescente de doze anos de idade procurou atendimento médico por apresentar, havia duas horas, dor testicular súbita à direita. O paciente negou febre, traumas ou sintomas urinários. No exame físico, foi detectado testículo direito elevado, horizontalizado e doloroso à palpação. O testículo esquerdo estava tópico e sem alterações. Foi realizada manobra de rotação do cordão testicular, com alívio rápido da dor no primeiro atendimento.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Em casos como esse, a abordagem cirúrgica deve ser realizada idealmente em até seis horas após o aparecimento dos sintomas, o que diminui o risco de necrose e atrofia testicular.Um adolescente de doze anos de idade procurou atendimento médico por apresentar, havia duas horas, dor testicular súbita à direita. O paciente negou febre, traumas ou sintomas urinários. No exame físico, foi detectado testículo direito elevado, horizontalizado e doloroso à palpação. O testículo esquerdo estava tópico e sem alterações. Foi realizada manobra de rotação do cordão testicular, com alívio rápido da dor no primeiro atendimento.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso, a principal hipótese diagnóstica é hidrocele comunicante à direita.Um adolescente de doze anos de idade procurou atendimento médico por apresentar, havia duas horas, dor testicular súbita à direita. O paciente negou febre, traumas ou sintomas urinários. No exame físico, foi detectado testículo direito elevado, horizontalizado e doloroso à palpação. O testículo esquerdo estava tópico e sem alterações. Foi realizada manobra de rotação do cordão testicular, com alívio rápido da dor no primeiro atendimento.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
No caso desse paciente, a abordagem cirúrgica deverá ser precedida de exames complementares para que abordagens desnecessárias sejam evitadas.Uma paciente de vinte e sete anos de idade, sem comorbidades, GO, procurou atendimento médico por ter apresentado, nos últimos seis meses, três episódios de infecção do trato urinário (ITU) com cultura positiva para Escherichia coli. No ano anterior, a paciente também apresentou três episódios de ITU, que foram tratados conforme o resultado do antibiograma. A paciente relatou ter vida sexualmente ativa e não fazer uso de medicações.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A principal causa de recorrência de ITU é a resistência aos antibióticos.Uma paciente de vinte e sete anos de idade, sem comorbidades, GO, procurou atendimento médico por ter apresentado, nos últimos seis meses, três episódios de infecção do trato urinário (ITU) com cultura positiva para Escherichia coli. No ano anterior, a paciente também apresentou três episódios de ITU, que foram tratados conforme o resultado do antibiograma. A paciente relatou ter vida sexualmente ativa e não fazer uso de medicações.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, em que há ITU de repetição, a tomografia computadorizada com contraste venoso faz parte da avaliação mínima inicial.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...